segunda-feira, 1 de agosto de 2016



MANEIRAS DE DESESTRESSAR

“Não é o stress que nos mata, e sim a forma como reagimos a ele”, escreveu há exatos sessenta anos o endocrinologista húngaro Hans Selye (1907-1982) em Stress — A Tensão da Vida. A máxima, hoje, pode provocar estranhamento.
O stress crônico está relacionado às seis maiores causas de morte nos Estados Unidos (doenças cardíacas, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose e suicídio). Ou ainda se considerarmos que, no Brasil, 72% das pessoas ativas no mercado de trabalho sofrem sequelas desse mal, de acordo com um levantamento realizado em 2015.
Mas e se em vez de prestarmos atenção somente nas consequências danosas do estado de stress reagíssemos a ele de um modo diferente, procurando “aproveitá-lo”, digamos assim, em nosso benefício? Seria isso possível?

5 maneiras de desestressar

         Apertar uma bolinha com a mão direita por alguns minutos. Ativa o lado esquerdo do lobo frontal, liberando dopamina, o hormônio do bem-estar.
         Estabelecer objetivos pequenos e alcançáveis para cumprir uma meta maior. Quando se atinge um propósito, o lado esquerdo do cérebro, voltado para recompensas, é ativado.
         Adotar a “pose do poder”: cabeça para cima, postura, braços alongados e relaxados. Manter essa pose ativa o lado esquerdo do cérebro e faz com que a pessoa se sinta confiante.
         Concentrar-se no que você está fazendo. Evita que a mente mergulhe em lembranças ou pensamentos negativos.
         Interpretar os sentimentos de maneira positiva: em vez de concluir que está nervoso, suponha que você está animado. Quem encara um empecilho como um desafio, e não como um problema, fica animado e ativa o lobo esquerdo. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 28/07/2016)