quarta-feira, 29 de junho de 2016



ENXAQUECA (1)

Deixa a pessoa debilitada e frustrada. Afinal, atividades corriqueiras ficam difíceis de serem realizadas por causa dela. Se essa é a sua realidade, está na hora de procurar um tratamento preventivo.
       Quem sofre de enxaqueca sabe que não se trata de simples dor de cabeça, mas de um verdadeiro pacote de sintomas. E nele estão, além da dor de cabeça latejante (às vezes de um lado só, outras vezes nos dois lados da face), náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som. E tudo isso se repete, podendo durar por horas e até por dia.
       O assunto é sério e requer acompanhamento médico, especialmente se a enxaqueca afetar sua qualidade de vida.
       Em muitos casos, um tratamento preventivo de longo prazo mostra-se a melhor solução.  O objetivo é reduzir a frequência, a severidade e a duração das crises. Para se ter uma ideia, uma pessoa com enxaqueca crônica pode ter dores por mais de 15 dias em um único mês. Motivo mais do que suficiente para procurar ajuda sem                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    demora. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 29/06/2016)

terça-feira, 28 de junho de 2016



AGRICULTURA FAMILIAR

Inovação em agronegócio não é só coisa de grande produtor de soja. A agricultura familiar também demanda investimentos e deve ser contemplada. A dificuldade está em fazer com que as inovações cheguem a esses pequenos produtores. Por isso, o Banco Mundial (Bird) e o governo do Estado trabalham em conjunto em um projeto para aproximar empresas desenvolvedoras de tecnologias da agricultura familiar.
— As técnicas desenvolvidas para o campo são quase todas voltadas para o agricultor de grande porte. É preciso adaptar o que existe à realidade do pequeno produtor — diz Diego Arias, economista do Banco Mundial que está à frente do projeto.
Santa Catarina tornou-se destino pioneiro do projeto no mundo. De acordo com o Bird, a escolha se deu porque o Estado é um local que obteve sucesso em várias experiências nesse setor. O Banco Mundial financia e dá assistência técnica, além de apoiar o governo catarinense na coordenação e na implementação do projeto.
Para esta primeira fase, chamada exploratória, o orçamento é de US$ 300 mil. A etapa, que segue até 2017, compreende conversas com os produtores e estruturação do programa. Países da União Europeia, além de Reino Unido e
Austrália, são os financiadores. Se tudo correr conforme o planejado, a expectativa é que o projeto esteja pronto em julho de 2017. 
Falta acesso dos pequenos a novas tecnologias. Defende, no entanto, que os agricultores têm consciência da necessidade e da importância em investir em inovação.
— Na minha visão, o produtor sabe que a tecnologia é importante. O que falta é o Estado fazer o papel de facilitador. Não há caminhos para o pequeno. Se eu quiser usar energia solar na pequena propriedade, vou ter que parcelar R$ 80 mil em 10 anos. Agora, se for para construir uma grande usina solar, o BNDES dá dinheiro na hora — diz Cunha.
O pesquisador Elsio Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves, relata um exemplo de como o pequeno produtor tem dificuldade para acessar inovações. Um suinocultor que queira, ele mesmo, processar a carne de porco e produzir embutidos não tem como abater o animal dentro das exigências sanitárias exigidas pela legislação. Para este problema, a própria Embrapa desenvolveu uma solução: um abatedouro modular, específico para o pequeno empreendedor rural. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2016



O CÉREBRO PRECISA DE EXERCÍCIOS

      Agora que você percebeu como é importante cuidar da casa, lembre-se que seu cérebro é quem coordena tudo o que acontece ali dentro. Por isso é fundamental que ele esteja sempre em atividade. Em todas as fases de vida, o cérebro precisa ser estimulado para evitar doenças e perda de memória.
            A leitura, como esta que você faz agora, é um excelente exercício assim como aprender uma nova língua e desafiar a memória com palavras cruzadas e trabalhos manuais. Tudo contribui para manter o cérebro em forma e diminuir o risco de doenças como Alzheimer e a depressão.
            Todo mundo sabe que uma mente saudável contribui diretamente para um corpo são. E o bom humano é aliado nessa caminhada, ou seja, sorria antes para não chorar depois. Você é um ser completo e totalmente integrado, é por isso que uma atitude otimista afasta o estresse que é um dos maiores inimigos tanto da alma como do corpo, e o causador de inúmeras doenças. Então respire fundo agora, relaxe para continuar a leitura, seu cérebro agradece.
           
Mantenha a casa em ordem com exercícios físicos

            Seja qual for seu estilo de vida, lembre-se que uma alimentação saudável é sempre mais eficiente quando você acrescenta a ela exercícios físicos. Porque os dois andam juntos e você anda melhor ainda se mantiver uma rotina de atividades físicas sem antes consultar um médico especialista, o risco de prejudicar sua saúde por praticar movimentos inadequados é muito sério e pode inverter todo o benefício que o esporte em geral deveria proporcionar, quebrando a rotina estressante que prende a maioria das pessoas. Procure manter uma constância nos exercícios. Atletas de fim de semana apenas não atingem seus objetivos e pode ser muito frustrante, além de ineficaz.
            O ideal é um mínimo de 3 vezes por semana com 30 minutos a uma hora de treino. Atividades aeróbicas como caminhadas e corridas leves, natação, hidroginástica e dança fazem bem para os pulmões, para o coração, para os músculos    e ainda ajudam a queimar o excesso de gordura do corpo.
            Atividades de médio e alto impacto como caminhadas e corridas puxadas, ginástica localizada, musculação, tênis, ciclismo, futebol e basquete trazem todos os benefícios citados acima e também previnem o enfraquecimento dos ossos e preservam a flexibilidade das articulações.
            Mas todas elas devem ser feitas acompanhadas por um profissional da área.
            E seja qual for a modalidade esportiva que você escolher, nunca se esqueça de fazer alongamentos antes e depois dos exercícios. Script de Unimed e adaptação ás normas pelo Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 22/06/2016)