quinta-feira, 28 de abril de 2016



BRUCELOSE, DOENÇA DE ANIMAL
      A Brucelose é enfermidade de trato infeccioso! Alastra-se a partir dos animais. Essa contaminação pode ocorrer por meio do leite, queijo e demais laticínios.
            Há também a possibilidade de ser transmitida através do ar ou pelo contato direto com animais que possuem a infecção.
           
Sintomas da Brucelose são similares aos da gripe:

- Febre;
- Cansaço;
- Dor e enfraquecimento das articulações;
- Calafrios;
- Sudorese;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça e no corpo em geral.

Causas da Brucelose

A Brucelose atinge os animais selvagens. Entretanto, pode contaminar os domésticos. Os animais de origem bovina, caprina, ovina, suína e canina são os mais propícios a contraírem a doença, porém, alguns bichos do mar também podem ser afetados, como focas, baleias e golfinhos.
            A partir dos animais, há três formas responsáveis por este contágio, são elas:
            - Consumo de laticínios crus. O micro-organismo chamado Brucella, proveniente do leite de animais contaminados pode se dispersar para as pessoas através do consumo de leite não pasteurizado, manteiga, queijos e sorvetes à base do leite. Essa bactéria também pode ser expedida por meio de carne mal cozida ou crua dos animais infectados.
            - Inalação. A bactéria Brucella se propaga rapidamente através do ar, podendo afligir qualquer pessoa que permaneça num local onde há a contaminação. O grupo de risco são agricultores, empregados de matadouros e técnicos de laboratório, pois podem inalar o micróbio.
            Contato direto. As bactérias presentes no sangue, placenta ou sêmen de um animal contaminado podem se infiltrar em sua corrente sanguínea por meio de um ferimento.
            Por esse motivo, as pessoas que possuem baixa imunidade devem abster-se da manipulação em animais que contenham a doença.
            A Brucelose geralmente não se transmite de pessoa a outra, porém, em algumas ocasiões, as mães podem passar a patologia para os filhos, através do parto ou da amamentação. São raros os casos em que a Brucelose foi transmitida através da relação sexual ou por intermédio de transfusão de sangue infectado ou de medula óssea. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 07-04-2016)

quarta-feira, 27 de abril de 2016



NEM FRANGO DÁ PRA COMER

Custo de produção do frango cresce 12% e do suíno, 7,34%

       Vem aí mais pressão inflacionária nos alimentos. O custo de produção de frango cresceu 3,71% em fevereiro, já acumula alta de 11,69% este ano e de 30,01% nos últimos 12 meses.
        O custo de produção do suíno subiu 1,14% em fevereiro, 7,34% no ano e 24,07% desde março do ano passado.
        Esses números são o Índice de Custo de Produção da Embrapa Suínos e Aves, de concórdia, que considera como referência para o país os custos de suíno de SC e de frango no PR, os dois maiores produtores nacionais respectivamente.
        Hoje, a ração integrada por milho e soja basicamente, corresponde a 71% do custo de produção do frango e a 77,8% da produção de suínos.
        O índice considera todo o custo do ciclo de vida do animal. Atualmente, o brasileiro consome, em média, 120 quilos de carnes per capita ao ano, sendo 45 kg de frango, 45 kg de bovino, 15 kg de suíno e mais 15 kg de outras, especialmente pescados.
        A carne de frango ainda tem o preço acessível. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br  06-04-16)


sexta-feira, 22 de abril de 2016



RIO DOS CEDROS ONDE AS HORTÊNCIAS SÃO VISTOSAS


Turismo Ecológico, Rural e Histórico, município em harmonia com gente e flores

        Entre as montanhas e lagos do Vale Europeu, Rio dos Cedros é uma cidade de origem italiana onde a tradição é mantida na arquitetura, na gastronomia e no jeito simples de viver do seu povo.
        Lagos, cachoeiras, vales e montanhas nos remetem a lugares que jamais sonhamos existir, pássaros e animais silvestres convivem em plena harmonia com o homem e a natureza.
        As pousadas junto aos lagos Pinhal e Rio Bonito, são uma opção para o descanso, reflexão e encantos, onde o inverno rigoroso nos traz o aconchego das lareiras, de um bom vinho e uma boa comida.
        As Hortênsias, fazem o espetáculo no verão.
        Restaurantes típicos na cidade não fogem a tradição do nosso povo que é o bem receber.
        O artesanato com nossos produtos coloniais estão à sua disposição para que possam levar um pouco da cultura a culinária italiana.
        E a Festa Trentina reúne a cidade para mostrar as tradições do nosso povo, que espera de braços e corações abertos. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br  22-04-2016)