quarta-feira, 30 de março de 2016



ROTA DAS ÁGUAS (2)



  São Pedro Apóstolo

        A Igreja Matriz está localizada no ponto mais alto do centro da cidade, proporcionando uma das vistas mais bonitas de Gaspar. Construída em estilo gótico, apresenta magníficos vitrais e uma gruta com as passagens da “via crucis”. É a única igreja da América Latina que possui apenas uma máquina para movimentar oito mostradores de relógios. Badalem simultaneamente.
       

Refúgios naturais com muita emoção

        Para quem gosta de natureza, Gaspar é o paraíso. Mata Atlântica preservada, cachoeira e montanhas garantem aos adeptos do ecoturismo as melhores opções, como as cavalgadas, trekking e ciclismo. Os esportes de aventura também são praticados com entusiasmo em terras gasparenses, como o motocross, jeepcross e esportes aéreos. O rio Itajaí-Açu, que corta toda a cidade, também integra o roteiro com duas raias naturais consideradas as melhores no sul do país para a prática do remo.

A tranquilidade de uma boa pescaria

        Para quem prefere algo mais sossegado, os Pesque e Pague são o programa ideal, pois oferecem todos os equipamentos para você pescar tilápias, jundiás, bagres e outros peixes. Gaspar também possui criação de truta, peixe típico de águas frias, criado nas lagoas dos Pesque e Pague. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br 29-03-16)

quarta-feira, 23 de março de 2016



EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

A temperatura média não para de aumentar no planeta. Se o ritmo dessa progressão continuar assim, em breve a Terra ficará quente demais para algumas espécies, que não irão sobreviver. O aquecimento também causa o derretimento de gelo e a elevação do nível dos oceanos, o que multiplica o risco de catástrofes naturais, como tsunamis e inundações, por exemplo. Aumenta, igualmente, o risco de escassez de água para centenas de milhões de pessoas que dependem de grandes rios, como o Ganges, o Indo, o Mekong, o Yangtzé e o rio Amarelo, cujas águas vêm das geleiras.
O planeta é cercado por uma camada de gases que permitem reter o calor do sol e aquecer a superfície da Terra.
São os chamados gases de efeito estufa. Se esse fenômeno não existisse, só faria -18°C por aqui.
E o que você acha que aconteceria se a quantidade desses gases aumentasse demais?
Faria mais calor, claro!
O problema do aquecimento climático se deve ao fato de o volume de gases de efeito estufa estar aumentando a cada dia.
Também aumenta o risco de penúria de água para centenas de milhões de pessoas alimentadas por grandes rios como o Ganges, o Indus, o Mekong, o Yangtzé, o rio Amarelo, cujas águas vêm das geleiras.
Em 2010, mais de 38 milhões de pessoas foram deslocadas devido a catástrofes relacionadas a eventos meteorológicos extremos. Fonte: IDMC.
Os últimos 20 anos estão entre os mais quentes já registrados. Fonte: PNUMA.
O nível médio dos mares subiu num ritmo anual médio de 2,5 mm entre 1992 e 2011. Fonte: Universidade de Colorado.
Estima-se que a produção de carne é responsável por 18 a 25 % das emissões de gases de efeito estufa. Fonte: FAO.
A desertificação ameaça a vida de um bilhão de pessoas. Daqui até 2025, dois terços das terras cultiváveis poderão desaparecer na África, um terço na Ásia e um quinto na América do Sul. Fonte: GoodPlanet Info.

Bioma Amazônico

A Amazônia é o bioma responsável por grande parte da biodiversidade do mundo e lá existem no mínimo cinco mil espécies de árvores, trezentas espécies de mamíferos, mais de mil espécies de pássaros e milhares de espécies de insetos. Cabe destacar que o bioma abriga a maior bacia hidrográfica do planeta, com o rio Amazonas e seus afluentes, o que representa um quinto da água superficial da Terra.
É por isso que o desmatamento da Amazônia costuma ser apontado como a maior “contribuição” do Brasil para o processo de aquecimento global. A floresta amazônica tem uma importância fundamental para o equilíbrio climático da Terra e influi direta nas chuvas de todo o Brasil e da América Latina.
Estima-se que a Mata Atlântica recobria, ao tempo da chegada dos portugueses no Brasil, 98% do território fluminense. Hoje, calcula-se que menos de 17% da superfície do estado esteja recoberta por florestas. Fonte: Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – (LM – jornalista Léo – 11-07-12).

terça-feira, 22 de março de 2016



CRISE OU DESGRAÇA
Que pensa o ouvinte sobre a crise

Lula e a Lava-Jato

        A Operação Lava-Jato ficará cunhada na história como “Pés Limpos”, pois esmagará a cabeça da serpente-mor e a de seus filhotes. As recentes ações contra Lula, mesmo criticadas por alguns, foram de fundamental importância para colocá-lo em seu devido lugar, pois todos são iguais perante a lei. Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais, PR.
        A que ponto chegamos: a megalomania está tão exacerbada que vermes se autointitulam jararacas. Maria do Rocio de Pinho Teixeira, Curitiba, PR.
        A jararaca saiu da toca e está desesperada. Movimenta-se pelo Planalto, articula-se com lideranças políticas, visando a salvar não só a cabeça, mas a própria pele. Se o ex-presidente Lula alardeia sua inocência aos quatro ventos, porque teme tanto as investigações e a justiça? Quem não deve não teme! Paulo Roberto Sardinha, Rio de Janeiro, RJ.
       
Sérgio Moro

        O juiz federal Sergio Moro deve andar com seguranças, sim, não só pela proteção pessoal como também pela garantia da continuidade do eficiente trabalho que ele presta ao Brasil (“O ódio alimentado”, 16 de março). O povo mostrou quanto está grato a ele e quanto ainda precisa dele. Mônica Delfraro David, Campinas, SP. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 22-03-16)