quinta-feira, 2 de junho de 2016



PUBLICIDADE ABUSIVA PARA CRIANÇAS
     
Levantamento coordenado pela professora Luciana Corrêa, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) revelou um total de 160 canais de vídeo que, em sua maioria, apresentam publicidade abusiva para crianças, noticiou o portal de notícias UOL (23/3). As informações também ganharam repercussão no site especializado em mídia.
         Destacou que os vídeos apresentam produtos associados a personagens de desenhos animados e filmes infantis, em sua maioria por meio da estratégia unboxing (que mostram uma criança tirando o brinquedo da caixa e apresentando como se usa).
         Para o procurador Fernando Martins, do Ministério Público de Minas Gerais, os tipos de vídeos identificados ferem a resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
         Enumeram-se elementos como apresentadores, personagens linguagem e músicas infantis, efeitos especiais, excesso de cores e uso de bonecos ou similares com a intenção de persuadir a criança ao consumo de qualquer produto ou serviço.
         A autora da pesquisa sobre publicidade afirma que a mediação dos pais é o fator mais importante quando o assunto é exposição das crianças ao conteúdo publicado na rede de compartilhamentos de vídeos Youtube.
         Segundo o estudo, dos 100 canais de maior audiência na plataforma de compartilhamento de vídeos, 36 abordam conteúdo direcionado ou consumido por crianças de até 12 anos, apresentando produtos populares destinados a este público.
         Em 2015, a pesquisa TIC Kids Online, realizada no Brasil com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação colhidas do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 02/06/2016)

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