PUBLICIDADE ABUSIVA PARA
CRIANÇAS
Levantamento
coordenado pela professora Luciana Corrêa, da Escola Superior de Propaganda e
Marketing (ESPM) revelou um total de 160 canais de vídeo que, em sua maioria,
apresentam publicidade abusiva para crianças, noticiou o portal de notícias UOL
(23/3). As informações também ganharam repercussão no site especializado em
mídia.
Destacou que os vídeos apresentam produtos associados a
personagens de desenhos animados e filmes infantis, em sua maioria por meio da
estratégia unboxing (que mostram uma
criança tirando o brinquedo da caixa e apresentando como se usa).
Para o procurador Fernando Martins, do Ministério Público de
Minas Gerais, os tipos de vídeos identificados ferem a resolução 163 do
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Enumeram-se elementos como apresentadores, personagens
linguagem e músicas infantis, efeitos especiais, excesso de cores e uso de
bonecos ou similares com a intenção de persuadir a criança ao consumo de
qualquer produto ou serviço.
A autora da pesquisa sobre publicidade afirma que a mediação
dos pais é o fator mais importante quando o assunto é exposição das crianças ao
conteúdo publicado na rede de compartilhamentos de vídeos Youtube.
Segundo o estudo, dos 100 canais de maior audiência na
plataforma de compartilhamento de vídeos, 36 abordam conteúdo direcionado ou
consumido por crianças de até 12 anos, apresentando produtos populares
destinados a este público.
Em 2015, a pesquisa TIC Kids Online, realizada no Brasil com apoio do Núcleo de
Informação e Coordenação colhidas do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da
Internet. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br
02/06/2016)
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