sexta-feira, 10 de junho de 2016



JAVALIS ATACAM ÁREAS RURAIS DE SANTA CATARINA
       

Uma superpopulação de javalis selvagens está atacando propriedades rurais e destruindo lavouras na Serra e no Meio-Oeste de Santa Catarina. “Além de danificar plantações, os javalis são animais agressivos e significam risco para as pessoas”, diz José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc). Estima-se que de 5 mil a 8 mil animais vivam espalhados por essas regiões.
         A maior parte dos animais habita o entorno de Lages e o Parque Nacional das Araucárias, que ocupa parte dos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. Quando o alimento escasseia nesse habitat, os javalis migram para as propriedades, onde atacam lavouras de grãos, hortas e até criatórios de aves e suínos.
            “Somente em Campo Belo do Sul foram destroçados mais de 6,3 mil hectares de milho, soja e feijão, causando a perda de 3 mil toneladas de grãos”, conta Pedrozo.
         Esses javalis são da espécie exótica invasora Sus Scrofa, que, numa noite, podem destruir vários hectares de lavouras. Os animais, que vieram do Rio Grande do Sul, também cruzam com porcos domésticos e outros animais selvagens, como o porco-do-mato, gerando filhotes conhecidos como “javaporcos”.
            Em 2010, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca declarou o javali rede Sus scrofa nocivo à agricultura catarinense e autorizou o abate por tempo indeterminado com o objetivo de conter a população com objetivo de conter a população. A decisão está de acordo com a instrução normativa n° 141/2006 do Ibama, que regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva.
         A maioria dos produtores chama a Polícia Militar Ambiental para abater os animais. Apenas caçadores profissionais registrados a licenciados podem fazer o procedimento. Os javalis podem transmitir doenças e, por isso, o consumo da carne é proibido. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 10/06/2016)
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário