segunda-feira, 9 de maio de 2016



AGROPECUÁRIA RURAL

      Jovens do campo estão mudando a cara do meio rural catarinense e prometem movimentar as engrenagens do agronegócio.
         Eles mostram que é possível ser dono do próprio negócio, trabalhar sem horários fixos, ganhar bem, ter qualidade de vida e acesso ao lazer e à tecnologia sem deixar o meio rural.
         Os resultados de pesquisa da Epagri em Videira, que permitiu produzir uvas de mesa de qualidade no Estado, são tema de outra reportagem. Já quem não conhece a bracatinga, uma espécie nativa com grande potencial de uso, mas pouco conhecida entre os brasileiros, vai saber detalhes sobre ela na terceira reportagem desta edição.
         Na seção técnico-científica, temos mais novidades. Um estudo pioneiro no Oeste Catarinense conseguiu avaliar a diversidade fenotípica, a qualidade culinária e a capacidade da expansão de 85 variedades locais do milho-pipoca. Os resultados desse trabalho foram muitos positivos, o que possibilita utilizar o germoplasma regional como reserva genética para os programas de melhoramento, além de valorizar os produtos locais desenvolvidos pela agricultura familiar catarinense.
         A Epagri lançou quatro cultivares de aipim, que apresentam características desejáveis por produtores e agroindústrias que processam a raiz. Todos têm raízes com boa aparência e são de descascamento fácil e cozimento rápido. Os lançamentos são recomendados, principalmente, para o cultivo em sistema orgânico de produção.
         Santa Catarina já está iniciando o cultivo de oliveiras em seu território, visando produzir azeite de oliva e, assim, diminuir a importação. Durante nove anos, uma pesquisa da Epagri testou diversos materiais, dos quais três cultivares se destacaram, apresentando boa produtividade de azeitonas e bom rendimento de azeite. Ainda válida a afirmativa de 1.501 que “em se plantando tudo da” no Brasil. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 09/05/2016)

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário