terça-feira, 17 de maio de 2016



PRODUTORES RURAIS AGROMETEOROLÓGICOS

Ferramenta da Epagri alerta o agricultor sobre doença
       A Epagri oferece aos produtores rurais catarinenses um serviço gratuito de informações meteorológicas que auxilia no controle de pragas e doenças nas lavouras. O sistema de monitoramento e difusão de avisos e alerta agrometeorológicos em apoio à agricultura familiar (Agroconnect) disponibiliza, em um site na internet, informações como condições atmosféricas, tendências de tempo para os próximos dias e condições favoráveis à ocorrência de doença.
            A proposta é ajudar o público rural a planejar suas atividades de campo. Além de apresentar dados de monitoramento de temperatura, umidade relativa, velocidade e direção do vento, precipitação, radiação solar, molhamento foliar e pressão atmosférica, o Agroconnect gera avisos para os produtores. Esses avisos mostram, em diferentes prontos do mapa, se as condições estão favoráveis para o desenvolvimento de doenças específicas em cada cultura.
            Os dados meteorológicos são coletados por uma rede de 2017 estações automáticas instaladas no Estado. De hora em hora, eles chegam a uma central de recepção localizada na Epagri/Ciram, onde são verificados e, então, disponibilizados no site. Os avisos de condições favoráveis a doenças são gerados diariamente a partir do processo desses dados e da relação com modelos matemáticos que descrevem a evolução das doenças. Esses modelos são específicos para cada cultura e cada praga/doença.
            O sistema foi desenvolvido pela Epagri/Ciram com a contribuição de agricultores, que orientaram a equipe sobre suas necessidades, e de pesquisadores de diferentes áreas, que ajudaram a determinar as condições favoráveis para doenças de cada cultura. “Não há no Brasil outro sistema com esse nível de informação; apenas iniciativas pontuais para algumas culturas. A proposta de abranger todas as culturas do Estado é bastante inovadora”.
            Aos poucos, a ferramenta será ampliada para atender também agricultores do Rio Grande do Sul e do Paraná.
            São parceiros do projeto a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Programa SC Rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc), a Financiadora do Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De Santa Catarina (IFSC) – campus Florianópolis e o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
            O Agroconnect pode ser acessado gratuitamente neste endereço eletrônico: ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 16-05-16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário