segunda-feira, 11 de abril de 2016



VÍRUS DA ZIKA PEGA NO BEIJO?
Verdade ou boato

      Correntes no WhatsApp, boatos no Facebook. Desde que os casos de zika se tornaram comuns no país, informações desencontradas têm contaminado os brasileiros – desde a relação ente microcefalia e vacinas vencidas até a transmissão de zika pelo beijo. A Radis compilou algumas em tempos de surto.
        
Os casos de microcefalia foram causados por vacinas contra rubéola e vencidas?
         A informação que relaciona vacina vencida.
         Quando afeta a gestante, pode trazer malformações, entre elas microcefalia. Mas a vacina, produzida com vírus vivo e atenuados, não é capaz de provocar a doença.
         Na literatura médica nacional e internacional, não há qualquer registro sobre a associação do uso de vacinas com microcefalia.
         Todas as crianças com suspeita de microcefalia no país passaram por testes para as principais causas da malformação, que são rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. O resultado foi negativo. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguras.
         O controle de qualidade é realizado pelo laboratório produtor, obedecendo a critérios padronizados pela Organização Mundial de Saúde.
         Após aprovação em testes de controle do laboratório produtor, cada lote da vacina é submetido à análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
        
O vírus da zika pode ser transmitido por beijo?

         Estudo pioneiro da Fundação Oswaldo Cruz constatou a presença do vírus zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina.
         Mas os pesquisadores envolvidos alertam que perguntas científicas permanecem em aberto, como o período de sobrevivência viral na saliva e na urina e a relevância dessas potenciais vias alternativas de transmissão viral. Mais informações em http://goo.gl/GahCDw Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 11-04-16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário