segunda-feira, 14 de março de 2016



CIRURGIA NÃO CURA ALZHEIMER, ADVERTEM ESPECIALISTAS


        Notícia sobre cirurgia que teria revertido os efeitos de Alzheimer mobilizou a imprensa e entidades médicas. Realizado em um paciente de 77 anos, em João Pessoa (PB), o procedimento de estimulação cerebral profunda.
        Foi descrito pelo Correio da Paraíba como capaz de frear a evolução da doença – o procedimento funcionaria como um marca-passo cerebral, o que estimularia o seu funcionamento.
        Responsável pela intervenção, o neurocirurgião Rodrigo Marmo disse ao jornal que a operação melhoraria a memória do paciente em um ano, mas ressaltou, em outra entrevista, concedida ao JPB só indicada em casos excepcionais.
        “Essa não é uma cirurgia curativa”, reforçou. O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) criticou a divulgação massiva da cirurgia e destacou que só deve ser realizada no Brasil em instituições de pesquisa e universidades.
        O neurocirurgião Rodrigo Marmo argumentou que o procedimento já havia sido realizado no Rio de Janeiro, São Paulo e Canadá – com resultados comprovados.
        Isso não é uma cura, é uma terapia modulável”, declarou, dizendo-se assustado com a repercussão. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) manifestou que a cirurgia não representa cura para a doença e teria “ferido” os preceitos da ética médica”. Radis 161 – Fevereiro/2016. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário