sexta-feira, 11 de março de 2016



HOJE É DIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS


1 – Próstata – O bicho papão dos machões.
2 – Água sanitária e vinagre.
3 – Gastrite.

Explicadinho um por um:

Próstata

            Desejo saber se há algum trabalho ou estatística sobre se um homem com câncer na próstata pode passar a doença à sua mulher através da relação sexual. Ficarei grata por uma explicação a respeito. Ana Nunes, Rio de Janeiro.
            Quem responde é o urologista Adair Coutinho: Não é possível haver transmissão do câncer de próstata. Podem contribuir para a ocorrência da doença os fatores ambiental, familiar e genético. Antigamente pensava-se que o câncer de próstata pudesse ser causado por doenças venéreas contraídas na juventude, o que não é verdade.

Água sanitária

            Gostaria que fosse ensinado que água sanitária devo usar para matar micróbios de verduras. Ouvi dizer que nem todas servem. É verdade? Além disso qual a quantidade? Posso deixar mais de meia hora? Não há perigo para a saúde? Quanto ao vinagre, já percebi que, se descuido, ele queima as folhas. Para evitar isso, qual a quantidade? Qual o tempo? O que é melhor, água sanitária ou vinagre? Eny Magalhães de Oliveira, Rio de Janeiro, RJ.
            Quem responde é o imunologista Daniel Chutorianscy, coordenador do Centro de Estudos Científicos da Fundação Ataulfo de Paiva:
            A água sanitária pode ser usada em instrumentos (material de manicure etc.) ou recipientes, sendo eficiente contra o vírus HIV, por exemplo. Ela não é recomendada para lavar alimentos. Nesse caso, o ideal é o uso do vinagre diluído em água na proporção de um para um, deixando-os imersos por meia hora.

Gastrite

            Gostaria de saber qual é o tratamento para quem tem a Helicobácter pilori. Tenho gastrite, fiz o tratamento, mas acho que não adiantou nada. Tereza de Souza Braga, Rio.
            Quem responde é o gastroenterologista do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Silvando Barbalho Rodrigues:
            A bactéria Helicobacter pilori causa gastrite e úlcera no duodeno e no estômago. Mas só recomendamos antibióticos para os casos de úlcera. O tratamento consiste em três medicamentos administrados em conjunto durante 15 dias: a amoxicilina, o bismuto coloidal e o metrondazol. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 11-03-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário