quarta-feira, 23 de março de 2016



EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

A temperatura média não para de aumentar no planeta. Se o ritmo dessa progressão continuar assim, em breve a Terra ficará quente demais para algumas espécies, que não irão sobreviver. O aquecimento também causa o derretimento de gelo e a elevação do nível dos oceanos, o que multiplica o risco de catástrofes naturais, como tsunamis e inundações, por exemplo. Aumenta, igualmente, o risco de escassez de água para centenas de milhões de pessoas que dependem de grandes rios, como o Ganges, o Indo, o Mekong, o Yangtzé e o rio Amarelo, cujas águas vêm das geleiras.
O planeta é cercado por uma camada de gases que permitem reter o calor do sol e aquecer a superfície da Terra.
São os chamados gases de efeito estufa. Se esse fenômeno não existisse, só faria -18°C por aqui.
E o que você acha que aconteceria se a quantidade desses gases aumentasse demais?
Faria mais calor, claro!
O problema do aquecimento climático se deve ao fato de o volume de gases de efeito estufa estar aumentando a cada dia.
Também aumenta o risco de penúria de água para centenas de milhões de pessoas alimentadas por grandes rios como o Ganges, o Indus, o Mekong, o Yangtzé, o rio Amarelo, cujas águas vêm das geleiras.
Em 2010, mais de 38 milhões de pessoas foram deslocadas devido a catástrofes relacionadas a eventos meteorológicos extremos. Fonte: IDMC.
Os últimos 20 anos estão entre os mais quentes já registrados. Fonte: PNUMA.
O nível médio dos mares subiu num ritmo anual médio de 2,5 mm entre 1992 e 2011. Fonte: Universidade de Colorado.
Estima-se que a produção de carne é responsável por 18 a 25 % das emissões de gases de efeito estufa. Fonte: FAO.
A desertificação ameaça a vida de um bilhão de pessoas. Daqui até 2025, dois terços das terras cultiváveis poderão desaparecer na África, um terço na Ásia e um quinto na América do Sul. Fonte: GoodPlanet Info.

Bioma Amazônico

A Amazônia é o bioma responsável por grande parte da biodiversidade do mundo e lá existem no mínimo cinco mil espécies de árvores, trezentas espécies de mamíferos, mais de mil espécies de pássaros e milhares de espécies de insetos. Cabe destacar que o bioma abriga a maior bacia hidrográfica do planeta, com o rio Amazonas e seus afluentes, o que representa um quinto da água superficial da Terra.
É por isso que o desmatamento da Amazônia costuma ser apontado como a maior “contribuição” do Brasil para o processo de aquecimento global. A floresta amazônica tem uma importância fundamental para o equilíbrio climático da Terra e influi direta nas chuvas de todo o Brasil e da América Latina.
Estima-se que a Mata Atlântica recobria, ao tempo da chegada dos portugueses no Brasil, 98% do território fluminense. Hoje, calcula-se que menos de 17% da superfície do estado esteja recoberta por florestas. Fonte: Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – (LM – jornalista Léo – 11-07-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário