terça-feira, 9 de fevereiro de 2016



CRISTO LUZ CAMBORIÚ

Balneário Camboriú – Do alto de seus 33 metros de altura e 154 metros acima do nível do mar, o Cristo Luz abençoa a todos que passam pela principal praia do Sul do Brasil. O monumento é o segundo maior do País.
         Inaugurado no dia 4 de outubro de 1997, o grande Cristo (como denominam alguns moradores) fica no ponto mais alto do morro da Cruz, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado.
         A estátua, construída em ferro, aço, concreto e esculpida artesanalmente pelo artista plástico Genésio Gomes, simboliza a fé e retrata uma antiga lenda da cidade. De acordo com o idealizador do projeto, o empresário Mário Prétto, na década de 40 um pescador teria presenciado um espetáculo de luzes no alto do morro da Cruz, o que ele acreditou ser uma manifestação divina.
         “No final da década de 90, aceitamos o desafio de erguer no morro um Cristo que simbolizasse essa fé. Foram 300 dias de muita dedicação, e hoje, um quarto de século, oito anos depois, quando olho para o alto do morro e vejo o monumento imponente, abençoando toda a cidade, me orgulho e agradeço, pois o Cristo Luz resgata antigos e importantes valores como amor e respeito”, ressalta Prétto.
         Na mão esquerda, o Cristo segura um canhão de luz simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180°. As luzes ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. O corpo do monumento também fica iluminado, alternando cores variadas à noite.
         Outra atração no morro é a Roma Antiga, construções temáticas que reproduzem o cenário daquela época. No local, existe um complexo turístico com mirantes, showroom com história da construção do Cristo, Gruta Nossa Senhora Aparecida, áreas cobertas com capacidade para mais de 2,5 mil pessoas, praça gastronômica com restaurante panorâmico e bares. Um luxo. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 09-02-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário