quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016



TRÂNSITO SEGURO

Dias chuvosos com neblina. Surgimento de animais; manutenção do veículo periódico.
        Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes por acidentes de trânsito.
        São cerca de 450 mil vidas perdidas por ano (a população de Gaspar sete vezes), por motivos que vão desde imprudência do motorista e má conservação das estradas até falta de segurança dos veículos – por culpa, às vezes, da montadora; outras, pelo descaso do proprietário, que não faz a manutenção adequada do próprio carro. Os índices mostram ainda que o quadro tende a se agravar no período de férias e feriados prolongados. Mas este ano pode ser diferente – basta cada um fazer a sua parte, adotando nossas dicas simples (e que soam até óbvias), mas que fazem uma diferença brutal.
        A maioria dos acidentes ocorre durante o dia, em boas condições climáticas e em pistas retas. Ou seja, tudo o que favorece uma boa viagem. Então, porque isso acontece? Imprudência é a melhor resposta. Não dá, por exemplo, para viajar sem uma revisão cuidadosa de cintos de segurança, freios, pneus, faróis, parte elétrica e direção. Confira também se o estepe está em boas condições. Esses itens, aliás, devem estar sempre em dia, não apenas em viagens de férias.
        Se o veículo está funcionando bem, cuide para que você também esteja. Descanse bastante antes de pegar o volante e nunca dirija por mais de duas horas. Se o percurso for longo, faça paradas regulares, mesmo que não se sinta cansado.
        Nesse caso, aconselhamos que viaje com alguém que possa revezar com você na direção. E o mais importante: não ingira bebida alcoólica, nem toma medicação que possa interferir nos seus sentidos. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 04-02-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário