terça-feira, 2 de fevereiro de 2016



NÃO EXISTE MILAGRE

Dietas da moda, como a detox, que prometem enxugar os quilinhos a mais em poucos dias, representam riscos ao organismo.
         Já a mudança no estilo de vida é a chave para quem deseja perder peso com saúde.
         “Milagrosas” dietas da moda devem ser desprezadas. Há quem insista em colocá-las em prática. É preciso cuidado, pois, além de desbalanceadas, essas dietas não respeitam a realidade e a necessidade de cada um.
         O que adianta emagrecer dois quilos e engordar quatro depois? Esse tipo de situação tende a gerar ansiedade e pode, até mesmo, levar à compulsão alimentar.
         Para emagrecer, não existe milagre. Fica então a pergunta: o que eu quero? Perder peso ou perder peso com saúde? Isso deve ser avaliado.
         Uma dieta desbalanceada provoca deficiências nutricionais que podem desencadear anemia, queda de cabelo, disfunção hormonal, entre outros danos ao organismo.
         Nada é recomendável sem o aconselhamento de um profissional.
         Não há como garantir se tal medida vai trazer malefícios ou benefícios ao organismo. Entretanto, o ideal não é fazer dieta, mas sim adotar um estilo de vida saudável.
         Sou a favor da inclusão, e não da exclusão! Nesse caso, mais importante do que tirar itens do cardápio para chegar a esse objetivo é fazer com que certos alimentos façam parte dele. Vale lembrar que o processo metabólico de eliminação de toxinas é inerente ao organismo e apenas uma dieta balanceada é capaz de fazer com que ele funcione de forma correta.
         Os chamados reguladores, como frutas vegetais. E como toda forma de oferecer nutrientes ao organismo é válida, a ingestão de suco verde e de suco rosa acaba aparecendo como alternativa. E minhas dicas são: na hora do preparo, use água de coco no lugar de água comum e dê preferência às frutas a aos vegetais orgânicos. Evite adoçar, mas, se for necessário, utilize mel. Também é preciso abrir a mente para  a possibilidade de variar a receita. Esta orientação nos é dada pela autora do livro Projeto verão pra vida toda. Carol Morais, nutricionista especialista em fisioterapia e nutrição esportiva funcional. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br    02/02/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário