sexta-feira, 29 de janeiro de 2016



SEPARÁTIO LEPROSARIUM
Exclusão desde a Era Medieval

Desde os primeiros séculos da Era Cristã a segregação social do doente de lepra pôde ser observada de forma contundente. Essa atitude foi considerada legítima em vista do perigo que as doenças contagiosas representavam para a sociedade.
         O aumento da enfermidade, por volta do século 3, fez com que os doentes fossem afastados violentamente dos lugares onde residiam, refugiando-se em colinas.
         Assim nasceram os primeiros “leprosários”. Em geral, sua manutenção dependia da prática caritativa de diferentes ordens religiosas.
         Por volta do século 15, os hansenianos (leprosos) passavam por ritual sagrado de alijamento da sociedade. O doente recebia termo leproso.
         A cerimônia chamava-se Separatio Leprosarium. O povo assistia ao cerimonial.
         Um véu preto cobria o enfermo. Sobre a cabeça dele derramavam terra, a fim de representar a sua morte. Ao término da solenidade a autoridade eclesiástica preferia as palavras “morte para o mundo, renascença em Deus”.
         Nessa simulação, o enfermo era conduzido a um cemitério próximo e por alguns instantes introduzido numa cova. Após o sacerdote informá-lo das normas a serem seguidas, ele era asilado em um leprosário ou colocado “fora do arraial”.
         Mesmo tendo sido excluído do convívio social, era comum que em algumas ocasiões fosse permitida a sua presença com o propósito de mendigar. Geralmente, ocorria em dias festivos, quando comemorações religiosas procuravam demonstrar que a caridade e a piedade aproximavam as pessoas de Deus.
         O doente usava uma veste negra, longa e fechada, tendo um símbolo bordado ao peito e um par de luvas para lhe cobrir as mãos, uma matraca para anunciar a sua  chegada, um bastão em cuja extremidade era colocado um recipiente para o recebimento das caridades e um barril para que pudesse beber água da chuva, tendo em vista estar proibido de beber água das fontes, lagos e rios... Fonte: livro do Arraial – Hanseníase e instituições asilares em Santa Catarina, da pesquisadora Débora Michels Mattos. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 27/01/2016)

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