quinta-feira, 28 de janeiro de 2016



GASPARENSE INTELECTUAL, ESCRITOR

Critica o sistema prisional brasileiro, com muita propriedade

      O autor, Fernando Castro, é gasparense e formado em Direito pela Furb.
         No momento em que o governo estadual inaugura nova penitenciária com 599 vagas, um gasparense formado em direito quer discutir se o sistema penal brasileiro hoje realmente é efetivo.
         O sistema punitivo brasileiro é o tema do livro “Justiça Restaurativa: Um olhar para além da repressão”, de autoria de Fernando Borba de Castro, recém-publicada, cujo lançamento oficial no mês de março, na Furb.
         Estudante da Furb, Castro abordou o tema usando números dos presídios e penitenciárias brasileiras; ele escreveu o livro onde busca pensar alternativas aos infratores que não sejam apenas o encarceramento.
         “A forma como as coisas funcionam hoje não recupera os infratores nem ajuda as vítimas dos crimes. Basicamente, se prende o infrator. Se preocupam apenas com a repressão e não com uma ressocialização”, critica.
         O estudante, de 22 anos, que atua hoje como diretor administrativo da Procuradoria da Prefeitura de Gaspar, focou os seus estudos universitários na criminologia crítica. Para ele, o sistema penal brasileiro atual não se preocupa com as origens do crime.
         “O que se faz basicamente é prender. Só que aí, surge outra pessoa e comete a mesma infração. Não há uma preocupação com a origem dos crimes, em resolver o problema desde o início, mas que os crimes possam ser evitados”, analisa. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 28-01-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário