terça-feira, 19 de janeiro de 2016



HÁBITOS CARIOCAS NA VISÃO DA AMERICANA PRISCILLA (2)

Continuação... Vim para o Rio pela primeira vez com 6 semanas de idade e, mesmo tendo passado muitos anos nos Estados Unidos, nunca mais me curei. Como a minha visão é suspeita, perguntei a um amigo britânico, Christopher Pillitz, portenho da criação e fotógrafo com mais de oitenta países na mira de sua lente, qual era a sua cidade predileta. Resposta?
         Rio de Janeiro. Ele diz: “A vida do carioca é boa, mesmo que não seja”!
         Infelizmente, nem um Maraca repleto de velas acesas para São Jorge é suficientemente poderoso para proteger o carioca, no seu dia a dia, do crescimento desordenado que vem transformando o sonho de Vinícius num inferno de Dante. Mas, olha só, cidade perfeita não existe. Carioca, eternamente otimista que é, prefere encarar os obstáculos à sua felicidade como um porém. O Baixo Gávea tá inundado? Duas horas parado num engarrafamento? Alvo de assalto naquela saidinha do banco? Calma, vai melhorar.
         No decorrer destas duas décadas desde que escrevi meu livro, a cidade mudou bastante, mas o delicioso encantamento e a eterna informalidade continuam intocados. Como qualquer carioca, arrasto o chiado com orgulho. Já aprendi a chamar o garçom pelo nome e meus amigos de mermão. Encaro o “código secreto” do carioca numa boa. Sei que hora marcada no Rio é “por volta de”, e “tô chegando” significa que fulano está começando a se levantar do sofá. As frases “te ligo” e ‘a gente se vê” correm soltas para aqueles com quem jamais vou me encontrar de novo.
         Hoje, atribuo o que defino como minha esquizofrenia cultural à dicotomia criada pelo meu inerente sentido de ordem e minha fascinação pelos caos que só uma cidade trepidante como o Rio de Janeiro pode oferecer.
         - Valeu, mermão. Beleza! Aparece lá em casa. Priscilla Ann Goslin, americana de Minnesota, em quatro décadas de Rio se tornou Ph. D. em carioquice e escreveu o best-seller How to Be e Carioca. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 15-01-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário