quarta-feira, 23 de dezembro de 2015



ONDE ESTACIONAR
 
      Eis um problema quase insolúvel a cada dia que passa, é o sofrimento do brasileiro para estacionar seu carro. Em Gaspar não é diferente.
         É um verdadeiro quiproquio. Carros atravancando as ruas; nas calçadas; jardins e praças públicas.
         O DITRAN multa e reboca carros mal estacionados.
         Mas isso não atinge nem dois por centro deles.
         Reconhece que as vagas são poucas. Menos de 6 mil as oficiais.
         Mais duas mil controladas por guardadores autônomos e outras tantos existentes em edifícios-garagem, perfazendo um total aproximado de 10 mil vagas.
         E não se diga que se restingue no Rio do centro a Copacabana; estende-se pelos subúrbios, como de Madureira e Méier, a dificuldade de estacionamento.
         Pudera! São 1200 os carros licenciados no Rio de Janeiro, sem contar os que afluem diariamente das cidades circunvizinhas. Somasse isso tudo os ônibus e caminhões. São muitos carros e poucas estradas. Quase cinco milhões por ano e nenhuma estrada.

Os roubos

         Mas não para aqui o sacrifício do automobilista carioca; prolonga-se a via crúcis; depois de arranjar um cantinho para colocar seu carro em algum local proibido, pode ser roubado: quando o dono tem sorte, só lhe levam os acessórios: rádio, toca-fitas, e tudo mais que for encontrado no veículo.
         E não adianta reclamar com os guardadores. Eles jamais veem alguma coisa.
         A você aí do Vale do Itajaí, quando estacionar não deixem objetos a vista no carro, mesmo sem valor, pois o larápio não ficará tentando arrombar o veículo, o que fazem em poucos segundos e com maior facilidade. Eles são treinados em abrir carros sem chaves.
         Portanto, desfrute de belezas; passeie bastante; visite os locais mais atraentes e pitorescos da cidade; divirta-se; distraia-se e namore, mas volte com seu carrinho. São os votos e o alerta de sua Rádio Sentinela, Gaspar. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 21-12-15)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA SECRETÁRIA


Não há como medir o valor de uma secretária. Às vezes, a Secretária sabe da empresa tanto quanto seu Chefe. Dos seus segredos; dos seus pontos altos e baixos. Principalmente a Secretária-Executiva que é essencial aos presidentes e principais gestores das grandes empresas.
Sem essa mulher fantástica e inestimável, certamente, os mais bem-sucedidos empresários perderiam boa parte da sua capacidade de ação.
A Secretária tem que ser muito mais que exímia digitadora.
Não pode interromper o Chefe perguntando sempre o que precisa ou não precisa fazer; ela tem que pensar, resolver, decidir e prestar contas ao Chefe, facilitando-lhe ao máximo as tarefas.
Além de redação própria e segurança gramatical, a Secretária deve ser capaz de organizar arquivos que abrangem todas as atividades da empresa. Possuir conhecimentos de contabilidade, legislação tributária, legislação social e previdenciária, além das leis que regem as sociedades anônimas. Deve, ainda, acompanhar todos os negócios da companhia, inclusive os confidenciais. A Secretária é surda e muda. Não fala nada do que acorre dentro da empresa. Mesmo os segredinhos particulares da chefia. Até justificar a ausência quando a esposa o procura e ele está com a amante.
Existem escolas que formam Secretárias. Ajudam muito. Mas não é tudo. A secretária-Executiva se forja nas lidas do dia-a-dia. Precisa ter muita vocação e disposição. E conhecimentos de Português.
É a Secretária quem filtra os telefonemas e entrevistas.
É o elemento de ligação entre as lideranças da empresa, agilizando e multiplicando o trabalho do Executivo, sempre lutando com a falta de tempo.
Uma Secretária eficiente poupa a Chefia de seu trabalho rotineiro, no mínimo, em 50 por cento. Se a Chefia souber utilizar-lhe o potencial.
Não existe regra para formar essas superprofissionais.
De modo geral, provêm de famílias de classe média e até pobres e percorrem caminhos diversos antes de atingir esse estágio profissional.
Não vamos confundir Secretária-Executiva com RECEPCIONISTA ou ATENDENTE de médico, advogado, que prepara uma ficha do cliente e digita com dois dedos. A Secretária é muito mais que RECEPCIONISTA. Mas, não raro, essa atividade constitui o primeiro degrau de subida para a carreira de Secretária-Executiva.
Muita dedicação é exigida a uma secretária.
Possuir algo de psicologia. Contornar as coisas. Saber a hora de abordar a chefia; de interromper-lhe as tarefas; de transferir-lhe os telefonemas mesmo o momento certo de impedir ou deixar entrar em seu gabinete determinadas pessoas. Nisso tudo está a IMPORTÂNCIA  DA SECRETÁRIA.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015



SALTO ALTO
 
 
Apesar de elegante, pode prejudicar a coluna e outras áreas

Usar sapatos de salto alto com frequência pode comprometer a postura, agindo negativamente, principalmente, sobre a coluna, a bacia, os joelhos e os tornozelos.
        A revista britânica International Journal reforçou a teoria de que os saltos altos podem afetar a articulação do tornozelo, causando instabilidade.
        Outro estudo de 2014 conclui que os saltos alteram a posição natural do pé e do tornozelo.
        Vários dados comprovam que os saltos altos exercem pressão estar sobre a coluna, deslocando-a, assim como a bacia, para frente.
        Além disso, ocorre maior carga sobre os joelhos e a parte anterior do pé.
        Para manter o equilíbrio, os músculos da região lombar, bacia e glúteos ficam tensos, e o uso continuado do salto alto pode facilitar o deslizamento de uma vértebra lombar sobre outra.
        Diante dessas conclusões, guarde esse tipo de sapato para ocasiões especiais e limite a altura a 5 cm. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 18-12-15)