segunda-feira, 30 de novembro de 2015



IDOSO TEM VIDA MAIS LONGA, HOJE LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE LHE SÃO GARANTIDOS, DIFICILMENTE OBSERVADOS
       

O processo da medicina e o avanço tecnológico trouxeram a possibilidade de maior expectativa de vida.
         Diante desse quadro que surge, governo, sociedade e família precisam criar mecanismos para uma saudável convivência com os mais velhos, garantindo liberdade, dignidade e respeito como bens legitimamente reconhecidos a qualquer ser humano e a garantia aos seus direitos não como algo próprio de minoria a ser protegida, mas como verdadeira regra de convívio de gerações. O texto a seguir é parte de pesquisa, cujo autor está com 90 anos, em perfeitas condições de autovivência e facilidades mentais de gente de idade de um quarentão.

Liberdade, respeito e dignidade
         As pessoas com mais de 65 anos não podem ser discriminadas por qualquer entidade associativa na prática de esportes, e lazer e poderão participar da vida política do país, tanto candidatando-se a cargos eletivos quanto votando.
         O direito ao voto, no entanto, é opcional a partir dos 70 anos de idade. Qualquer tipo de discriminação ao idoso constitui crime com pena de reclusão de seis meses a um ano.
Dever de prestação de alimentos – livre escolha do idoso
         As pessoas da terceira idade que não tenham condições de se auto-sustentar têm direito a escolher um familiar para prestar-lhe sustento.
         O Código Civil (artigo 1.694 até 1.710) estabelece que a responsabilidade de sustentar o idoso necessitando deve ser compartilhada pelos membros da família conforme trata a lei.
         O Estatuto do Idoso define que deixar de prestar esta assistência é crime com pena de detenção de seis meses a um ano.
         O objetivo da lei é acabar com casos de abandono de parentes mais velhos pelo mais jovens. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br 30-11-15)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015



ROTEIRO PARA VISITAR O RIO (02)

Continuação - Você precisa reservar tempo para conhecer outros pontos pitorescos do Rio, não ficar só nos clássicos, a começar pela romântica e histórica ilha de Paquetá. Na viagem de barco até lá descobrirá todo o encanto da baia de Guanabara, com seu tráfego marítimo entrincado. Avistará vários barcos, barcaças, navios petroleiros e de passageiros ancorados no porto, ou à deriva à espera de vaga para aportar. Enquanto isso pagam estadia.
         A ilha do Governador, ligada por duas pontes e por barca, também merece ser visitada. Sua população de 300 mil habitantes é igual à de Blumenau.
         Niterói, São Gonçalo, praias e região dos Lagos, atraentes pontos turísticos estão ligados por extensa ponte de 14 km e um vão central de 70 m de altura, através do qual passam transatlânticos de carreira internacional.
         A gigantesca ponte, popularmente conhecida Ponte “Rio-Niterói”, seu nome oficial é Ponte “Costa e Silva”, em da República.
         A Barra da Tijuca se constitui na Sodoma e Gomorra da atualidade. Foi onde iniciou.
         Com sua praia de 20 quilômetros em sequência, abriga mais de 200 motéis, condomínios de luxo, hipermercados, hotéis, etc, totalmente lotados nos fins de semana, enquanto suas noites anexas ou autônomas funcionam com shows ou simples discotecas num deleite da mocidade; também sempre repletas nos fins de semana.
         Seus letreiros feericamente iluminados lembram Las Vegas. Já existem, ali, bons restaurantes e churrascarias. O Parque Nacional da Floresta da Tijuca, onde a temperatura é 3 graus mais baixa que na cidade é outro ponto que o turista deve conhecer, assim como o Jardim Botânico. O licenciamento oficial da construção de motéis, no tempo em que era proibida essa comodidade aos casais namorarem extra matrimônios. Notra oportunidade indicaremos lugares para dormir e comer. Continua. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 26-11-2015)

quinta-feira, 26 de novembro de 2015



ROTEIRO PARA VISITAR O RIO (1)


Tomando-se Gaspar, como marco ZERO, atinge-se o Rio rodado exatamente 1.000 quilômetros. São 230 até Curitiba; 380 até São Paulo, e mais 390 até a cidade do Rio de Janeiro.
            Alternando-se ao volume, é possível fazer o trajeto e 13 horas, com rápidas paradas para abastecer o carro, um cafezinho e lanche em percurso de 300 em 300 km, mais ou menos. Nada de refeições pesadas.
            Dá preguiça e sonolência na estrada. Entrada no Rio de Janeiro: praticamente é uma via expressa única, com duas opções – Av. Brasil ou Linha Vermelha, que convergem ao entrar na cidade.
            Chegando ao Rio, as opções são muitas.   
            Terra do samba, das praias, das mulheres bonitas, do carnaval e do futebol, das areias cálidas e chope gelado. E isso é o ano todo, todos os dias. Praticamente só há verão e primavera. Clima muito quente.
            Sua localização entre o mar e as montanhas, proporciona ao turista a possibilidade de um maravilhoso convívio com a natureza antropofitossóciogeográfica.
            Só o município do Rio tem 90 quilômetros de lindas praias, contrastando com o verde dos parques, numa verdadeira festa para os olhos e descanso ao espírito.
            Ao lado dessa paisagem compartilhada por cariocas e turistas, pulsa o coração do burburinho de uma cidade cosmopolita que se aproxima dos 10 milhões de habitantes.
            É um povo comunicativo e alegre, que sabe conciliar o trabalho com o lazer.
            Você é imediatamente contagiado pelo calor humano que envolve o povo carioca; e participa das noitadas, nos bares à beira-mar ou nas casas noturnas, onde prevalece o samba m shows magníficos. Ou das entusiásticas tardes no Maracanã, vendo o futebol.
            O Rio continua sendo o centro cultural e político brasileiro, palco dos acontecimentos mais dramáticos de nossa história, preservados – arte, cultura e história – em seus ricos museus.
            E, se for carnaval, acrescente a tudo isso numa incrível explosão da alegria popular, única em todo o mundo. Do alto de seus picos mais famosos – Corcovado, Pão de Açúcar descortine e fascínio de uma paisagem de rara beleza.
         Continue o passeio visitando parques, como da Quinta da Boa Vista, o do Jardim Botânico, Flamengo e a maior área dentro da cidade – o imenso Parque Nacional da tijuca, onde se localiza o pico do Corcovado e, acima dele, a imagem do Cristo Redentor. Tem 30m de altura, 28m de braços abertos e pesa 1 milhão de 45 t. Bom aproveito e muito cuidado com os assaltantes; que há não há dúvida; e por toda parte. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 26-11-15)