sexta-feira, 30 de outubro de 2015



CÃES VADIOS OU HUMANOS CRUEIS CANINOTERAPIA


A interação estruturada com um cão pode ajudar a melhorar a saúde mental e as funções físicas de pessoas com demência, aponta pesquisa da Universidade de Maryland (EUA). O estudo analisou adultos com demência em residenciais para idosos e encontrou uma diminuição na depressão após a realização de interação regular com um cão. O estudo também indicou tendência para a melhoria da função física.
       - Esta pesquisa fornece evidências importantes sobre os benefícios da interação com animais de estimação para pessoas com demência. Ao melhorar a saúde mental e função física, podem ajudar as pessoas a manterem a independência por mais tempo.
       O estudo envolveu 40 idosos com demência domiciliados residenciais.
        Em que eles foram incentivados a ter contato com um cão. Os resultados mostram que os participantes que interagiam regularmente com um cachorro tiveram melhorias nas funções emocionais. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br




INSÔNIA, EM CADA TRÊS UM TEM-NA

     
        Estressados, boa parte dos adultos tem dificuldade para dormir. Mas mudanças de hábitos e tratamentos sem remédios podem ajudar o insone e combater este típico mal da modernidade.
        Para 76 milhões de brasileiros, o ato de dormir, essencial para corpo e mente descansarem e se regenerarem, tornou-se uma angustiante rotina de observar as horas passarem.
        Essas pessoas, que apresentam problemas para iniciar ou manter o sono, sofrem de insônia. As noites em claro manifestam-se em sintomas como irritabilidade, redução de desempenho, complicações de memória e cansaço diurno, piorando em muito a qualidade de vida de seus portadores.
       

Mas a boa notícia é que simples mudanças de hábitos, hoje denominados higiene do sono e associadas ou não à terapia cognitivo-comportamental (TCC), podem reverter o quadro em grande parte dos insones, dispensando o uso dos tradicionais – e altamente viciantes – medicamentos indutores de sono e sedativos hipnóticos.
        Ninguém está imune a acontecimentos que naturalmente afetam a capacidade de dormir. Estresse e problemas pessoais, além da correria incessante da atualidade, dificultam cada vez mais conseguir desligar-se à noite para descansar.
        1 em cada 3 adultos tem ou já teve problemas de insônia. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 28-10-15)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015



DIREITO DE IR E VIR

Baderna não é direito de ir e vir
E o direito de FICAR! Onde fica!
       

Ela é adulta. Aos 25 anos de promulgação, a Constituição Federal, a Lei Maior, guia o país pelo Estado Democrático desde 1988.
         Antes da abertura política, Cabral, também como parlamentar, teve o mandato cassado pelo AI-5, em 1968, período da ditadura militar.
         - A Constituição garante o direito de ir e vir. O que não pode ser confundido com baderna e destruição do patrimônio público e particular.

Direito de ficar

Inquestionavelmente é aquele que dá prioridade ao sossego onde quer que esteja; perturbação do seu bem-estar. No recesso do lar, na via pública como exemplo temos em Gaspar a Praça Getúlio Vargas, onde vândalos, pedintes, bêbados, mal encarados, ocupam o local nos fins de semana, expulsando as pessoas de bem, como mães com crianças, idosos e outros.
         Este o direito de FICAR. Único direito que se sobrepõe ao de IR e VIR.

Mas não é o que está acontecendo

         - É preciso diálogo. Temos que cultivar a paz. Gandhi fez uma revolução na Índia contra a Inglaterra pregando a não violência.
        
Quais os avanços que a Constituição ainda precisa enfrentar?

         - É preciso parar de querer emendar a Constituição Federal com fatos meramente circunstanciais. No início, a boca miúda, diziam que o país seria ingovernável, não sobreviveria seis meses.
         Hoje, a Carta impede uma crise política. Basta lembrar que o presidente Fernando Collor sofreu um impeachment e quem assumiu foi o então vice, Itamar Franco. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 27-10-15)