quarta-feira, 30 de setembro de 2015



BEM-ESTAR NA TERCEIRA IDADE

Devido à melhoria das condições de saúde e o aumento da expectativa de vida, a população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento saudável.
         Infelizmente, esta fase da vida pode vir acompanhada pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas (pensamento, julgamento, memória), que varia de acordo com as características de vida de cada pessoa. Para minimizar ou evitar este problema, é importante a prática de atividades físicas e mentais para que homens e mulheres com mais de 60 anos possam manter-se saudáveis.
         Estudos afirmam que idosos ativos vivem melhor, por isso, muitos deles não veem na aposentadoria um momento de apenas descansar e acham importante continuar exercitando o corpo e a mente.     As atividades físicas, também vitais neste período, diminuem a gordura corporal, aumentam a força e a resistência muscular e amenizam problemas como a osteoporose e depressão. O Outra grande vantagem neste processo é o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, que traz melhorias às pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão, etc.
         Muitos fatores contribuem para um envelhecimento saudável e o aprendizado contínuo (físico e intelectual) estimula a socialização, melhora a auto estima e mantém ativos aqueles que, por muito tempo, foram tão ágeis quanto os jovens hoje. No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, ressaltando sempre a importância no incentivo para que estas pessoas continuem fazendo parte da sociedade que ajudaram a construir.
         “Velhice não é defeito: ao contrário, é experiência, para repartir com os jovens que dela têm carência”. Lair Coimbra Massei. Fonte: Site “Bolsa de Mulher”. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 30-09-15)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

EDUCAR PARA CRESCER.COM.BR


Trata-se de cartilha que faz parte de conjunto de práticas desenvolvidas pelo Educar para Crescer, movimento que estimula boas práticas e destaca a importância da Educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos.

“O estudo é a melhor herança que os pais podem deixar aos filhos. Ninguém lhe tirará.”

Todos pela Educação é um movimento social, cuja missão é ajudar o Brasil a garantir Educação de qualidade a todas as crianças e jovens.

Adequado guia de educação em família.


A escola do seu filho tem uma nota!

O Ideb é uma nota de 0 a 10 que toda escola pública possui. Para descobrir qual é a nota da escola do seu filho, acesse o site.

Veja se seus filhos estão aprendendo o que deveriam na idade que têm

Aos 8 anos, devem saber ler e escrever com facilidade;

Aos 10 anos, devem saber somar, subtrair, multiplicar e dividir;

Aos 14 anos, devem resolver uma equação de 1° grau com duas variáveis (X e Y) e interpretar textos com facilidade. Leopoldo Miglióli.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015



LAVRADOR E CAMINHONEIRO
     

Esses profissionais: o primeiro amanha a terra, semeia e cuida. Cultiva e colhe o produto. Não basta colher, precisa transportar!
         Segundo, o transporte é tarefa do transportador, que carrega até o distribuidor, onde o consumidor pega.
         Precisa-se uma cadeia de serviços independentes. Assim, o homem do campo planta, colhe e o da cidade janta.
        
O cultivo da Terra
Qualidade de vida no campo

         Conhecido por ser o mês de julho. Conhecido por ser o homem que passou a mexer na terra com o objetivo de se alimentar.
         É o que conhecemos como agricultura – a arte de cultivar a terra -, este profissional é responsável pelo abastecimento e progresso do nosso Brasil.
         Com a economia baseada na agricultura, esses trabalhadores são indispensáveis para o crescimento dos municípios.
         Com a finalidade de oferecer conhecimento para melhorar a qualificação desses trabalhadores, que são essenciais para nós, a EaD Senar cursos a distância voltados para o produtor rural.
         A facilidade do ensino pela internet permite que, sem a necessidade de deslocamento, o trabalhador ou morador do meio rural utilize a tecnologia como forma de capacitação.
                   O ensino oferece cursos que estão disponíveis via web e que fazem parte dos programas Qualidade de Vida, Inclusão Digital, Escola do pensamento Agropecuário e Empreendedorismo e Gestão de Negócios, todos direcionados ao trabalhador rural e que têm como objetivo investir nessa classe.
         Quando é comemorado o Dia do Agricultor, é importante ressaltar que essa é uma data do calendário que sinaliza uma homenagem para aquele que, com trabalho, mãos e ideias, produz o alimento que garante o sustento de todos.
         Parabéns aos agricultores, que fazem parte da classe rural do Brasil, por plantar para o morador da cidade “manhar” – comer. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 25-09-15)