segunda-feira, 31 de agosto de 2015

URUPEMA

Urupema é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Por estar abrigada por todos os lados, menos o SE, pelo relevo local, altitude na área urbana entre 1315 e 1430 m, mais presença de barreiras elevadas circundantes com até 1726 m, suas temperaturas mínimas normalmente são as mais baixas de SC e muitas vezes do Brasil. Suas máximas, raramente atingem 30 graus, são relativamente baixas no decorrer do ano, mas novamente pela topografia que está inserido o núcleo urbano, pode mostrar valores um pouco mais elevados que em outras localidades da Serra Catarinense (São Joaquim, Bom Jardim da Serra), localizadas no topo das amplas colinas, coxilhas, de cima da serra ou em imensa área de depressão planaltina, no caso do jardim da serra.
 A média anula da temperatura está em torno de 12.5 graus (últimos 4 anos de medições).
Em janeiro, mês mais quente, a temperatura média é de 17 °C, e julho, mês mais frio, a média é de 8 °C, com possibilidade de queda de neve entre maio a setembro, geadas severas entre abril a setembro e medias a fracas nos demais meses, sem exceção, sendo a mais rara em fevereiro.
 Assim, é uma das raras cidades brasileiras com geadas em todos os meses do ano. Além de registrar as mais baixas temperaturas nacionais, o microclima de Urupema mostra acentuada variação térmica no decorrer do dia.    É comum amanhecer muito frio e em poucas horas a temperatura pode dar sensação de muito calor, embora a máxima possa ficar em torno de 15 graus.
No verão a na primavera, são comuns dias com temperaturas próximas de 5 graus e máximas em torno de 20 a 25 graus. As quedas de temperaturas são abruptas e as chuvas podem ser copiosas em curto tempo.
Elevado é o número de dias ensolarados e de nevoeiros no alto do Morro das Torres ou das Antenas (Morro do Campo Novo). Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 31/08/2015)

sexta-feira, 28 de agosto de 2015



PAPA EM DEFESA DAS FLORESTAS

O Papa Francisco criticou a destruição de florestas para a produção de soja e pediu que se cuide da natureza.
    Em entrevista à rádio católica Virgen del Carmen, de Santiago del Estero, no norte da Argentina, o Pontífice lembrou que o desmatamento para dar lugar a lavouras é uma prática comum em seu país natal – Argentina - e também no Brasil.
    O Papa ainda reforçou a mensagem de que o meio ambiente deve prevalecer sobre os ganhos financeiros:
    Doi minha alma quando há desmatamento para plantar a soja. Passarão milhares de anos para se recuperar isso. Cuidem da floresta, cuidem da água. São bem finitos!
    A declaração se enquadra na primeira encíclica de Francisco, Laudato si, divulgada em junho. No texto, o pontífice pediu uma “revolução corajosa” para salvar o planeta do consumismo e um sistema econômico que defenda os mais pobres.
    Na Praça São Pedro, Francisco recordou os ataques nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que ocorreram há 70 anos, considerando ser o “símbolo do poder desmedido de destruição do homem”. – Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 28-08-15)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015



COMPRE O IMÓVEL SEM FAZER DÍVIDAS

O momento atual exige disciplina financeira para colocar as contas em dia.
         Para quem planeja comprar um imóvel, a tarefa exige esforço redobrado. É preciso verificar se o preço do imóvel e das prestações estão dentro das reais possibilidades da família.
         Como a maioria dos brasileiros acaba optando pelo financiamento, o presidente da Associação Brasileira os Mutuários (ABMH) ressalta a importância de que todos os membros da família estejam cientes de que por 20, 30 anos, terão uma prestação todo mês.
         - É preciso ter a certeza de que a prestação caberá no orçamento financeiro.
         Afinal, a pessoa estará contraindo uma dívida de valor elevado, que deverá ser honrada mensalmente – destaca.
         Para quem não tem de arcar com aluguel, como jovens que ainda moram com os pais, uma ótima alternativa é aplicar o valor da prestação do financiamento em qualquer tipo de investimento conservador.
         - Assim, em sete ou oito anos, poderá comprar a casa a vista e não pagar juros, ou um carrão a vista.
         É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que no financiamento se pagam juros.
         De qualquer modo, tudo deverá ser colocado na ponta do lápis. Os especialistas sempre orientam um planejamento financeiro.
         Se o imóvel estiver pronto, é necessário uma parcela razoável de entrada. Adquirindo na planta, além de suas atuais despesas de moradia (como aluguel), inclui-se os pagamentos para a construtora.
         Dessa forma, o mais indicado é que esse planejamento comece com uma poupança, para dar uma boa entrada.
         - Além disso, nunca comprometer em prestação mais do que 30% da renda bruta familiar são as duas principais dicas. Na hora da compra, é importante ler com atenção o contrato que está sendo assinado. E guardar, inclusive os panfletos de propaganda. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 27-08-15)