quinta-feira, 28 de maio de 2015

ATENTADO À SAÚDE

Leite de água

  Em dois anos o Ministério Público do Rio Grande do Sul já flagrou oito fraudes no leite distribuído à população.
  Adulteração da pesada, que além de água inclui soda cáustica. Para mim vai além do crime contra a humanidade. No entanto, os autores até agora presos, logo estarão em liberdade. Advinha se reincidirão? “Os números não mentem, mas os mentirosos fabricam números”, Itamar Franco, ex-presidente do Brasil.

Incentivo ao aleitamento

  As vereadoras Andréia Nagel, DEM, e Marli Sontag, PMDB, promoveram consulta pública em frente à prefeitura.
  As parlamentares querem conhecer melhor a opinião dos moradores quanto à instalação de um posto de coleta de leite materno no município.
  A proposta já foi apresentada na Câmara. As parlamentares agendaram diversas visitas para se aprofundarem no tema.
  As vereadoras apresentaram um anteprojeto de lei que sugere ao executivo a criação do banco de leite humano em Gaspar. Boa pedida!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

TODOS OS DIAS
CONTROLE     RELAPSO
Nossa pesquisa sobre colesterol, publicada na PROTESTE SAÚDE n°38 (fev/15), revelou que, apesar de sofrerem com colesterol alto, os brasileiros são indisciplinados no tratamento com estatinas.
Embora 82% dos entrevistados afirmarem usar regularmente esse tipo de medicamento;
apenas 29% disseram ingeri-lo todos os dias, sem falhar, como deve ser.
Os restantes responderam que o tomam apenas com moderada ou pouca frequência.

O DOCE TRAIÇOEIRO
Sem defesa – o açúcar sempre esteve no rol dos condenados.

Unanimidade. O doce faz mal!
E cada novo relatório, como o das diretrizes americanas, que absolveu o colesterol dos alimentos, acrescenta mais um capitulo para condená-lo.
A recomendação, consensual: redução drástica do consumo. Do ponto de vista do funcionamento metabólico do organismo humano, seria desnecessário adicionar açúcar aos alimentos.
Basta o composto natural encontrado no mel e nas frutas. Sem o açúcar, a humanidade seria outra – muito mais saudável.
Estudos robustos mostram que níveis altos desse composto no sangue estão entre as principais causas de diabetes, problemas cardiovasculares, doenças do sistema nervoso e obesidade.
Na sociedade moderna, o refrigerante é seu veículo mais popular, em especial nos Estados Unidos.
Os americanos consomem 56 bilhões de litros de refrigerantes por ano – quatro vezes mais que os brasileiros.
“Não há como defender o açúcar”, resume a nutricionista Ana Carolina Moron, pesquisadora da Universidade de São Paulo.

O sal também é citado no documento americano como um dos grandes inimigos do coração.
Em excesso, tem ação vasoconstritora e agride a parede das artérias – desencadeando, portanto, doenças cardiovasculares. O consumo recomendado de sal é de 5 gramas, ou uma colher de chá, por dia, no máximo.

As regras para o açúcar
-Limitar o consumo diário de açúcar a até: 12 colheres (de chá).

-Quanto se consome hoje (por dia):

Nos Estados Unidos: 30 colheres
No Brasil: 20 colheres.

Observação: uma lata de 350 ml de refrigerante contém 10 colheres (chá) de açúcar, o equivalente a 150 calorias. Pesquisa do Jornalista Léo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

EXPERIÊNCIA DE UM CATARINENSE
Nascido no interior, formado na cidade grande, com retorno qualificado na pequena city, agora ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o catarinense Ministro Edinho Silva, apoia a mídia regional.
“Não existe aprofundamento da democracia sem a regionalização”, enfatiza o Ministro Edinho Silva, da Secom, que defende jornais do interior em discurso durante a posse do deputado Pedro Uczai na Frente Parlamentar em Apoio à Mídia Regional.
Edinho Silva, foi uma das autoridades que prestigiou a posse do deputado federal Pedro Uczai na presidência da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento também contou com a presença do presidente da Adjori Brasil e Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, dos presidentes da Adjori/SP, Carlos Balladas, e da adjore/Rio, Paulo César Caldeira.
O Ministro Edinho Silva falou sobre os critérios para a democratização da mídia governamental e firmou um compromisso com a Imprensa Regional e com a Frente Parlamentar:
“Tenham em mim um ministro comprometido com os objetivos dessa Frente para que a gente
possa racionalizar os gastos dos recursos públicos, racionalizando no sentido de que se possa gastar bem, e que o gastar bem signifique fazer com que a informação chegue em todas as regiões do Brasil, considerando a diversidade regional e a diversidade cultural do povo brasileiro.”
O Ministro garantiu que uma das prioridades, enquanto estiver à frente da pasta, é valorizar os jornais do interior.
“Entre as prioridades tem uma coisa, que é a importância da regionalização da mídia”.
Ele destacou que conhece a realidade dos jornais pequenos e médios, que lutam pela sobrevivência e, ainda assim, tem projetos inovadores nas suas comunidades:
“Nós sabemos que muitas vezes os veículos de comunicação têm grandes projetos, mas não conseguem desenvolvê-los, pela dificuldade de reconhecimento. Agora mesmo temos o esforço das AM’s com intuito de migrar para as FM’s, visando a dar aos ouvintes melhor sonoridade, que não deve tardar, segundo diretor da Rádio Sentinela – AM, de Gaspar
Se na Capital é difícil você construir um veículo de comunicação que seja sustentável, imagina no interior deste país.” Jornalista Léo. 1G – 377024 – M.EX.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VOCÊ COME PEIXE

SE NÃO COME, PRECISA LER ISTO!
GASPAR SAI NA FRENTE!
Fácil de encontrar e saboroso.
O peixe de água doce tem tudo para ser sucesso na mesa do brasileiro. Hoje, o país possui grande potencial para produzir pescado, e a tendência é aumentar. Apesar disso, o consumo de peixe ainda está bem abaixo do recomendado.
São consumidos em média 9 kg/ha/ano de pescado no Brasil, enquanto a Organização Mundial da Saúde indica 12 kg/ha/ano, abaixo da média mundial de 15,8 kg/ha/ano.
Dê uma olhada no que ele faz para a sua saúde. Confira:
Mais gordura boa, menos gordura ruim.
Os peixes são ricos em minerais, vitaminas e ômega 3, gordura boa para o organismo e protege o coração.
Gorduras prejudiciais estão presentes em quantidades menores que em outras carnes, especialmente nos peixes de carne mais clara.
Além disso, ajudam a diminuir a quantidade ingerida de ácidos graxos saturados, que aumentam o nível de colesterol no sangue.
Campeões em proteínas – O alimento também é rico em aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo, com proteínas em maior quantidade e mais qualidade que as de carnes

vermelhas, e muito mais fáceis de serem digeridas. E para contar com os benefícios, basta uma porção de 100 gramas, que equivale a um filé pequeno.

Vitaminas e mais vitaminas – Os peixes já são naturalmente enriquecidos com vitaminas e minerais! Na lista estão, dentre outros (dependendo da espécie) sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, além de vitamina A, D e E.

Onde encontrar?
Em Gaspar, há vários locais onde você pode comprar peixe de água doce, como pesque-pague com restaurantes, feira do peixe beneficiado, peixarias e supermercados.
Os pesque-pagues mostram a qualidade do peixe aqui produzido e uma culinária bastante diversificada. Já na Casa do Agricultor, que fica na Avenida Deputado Francisco Mastella, Sete de Setembro, tem uma feira que comercializa peixe beneficiado.
A feira é realizada todas às quartas-feiras, das 7h às 13h. Jornalista Léo.

terça-feira, 19 de maio de 2015

LEITE SEM VACA

Quem tem alergia à proteína do leite, intolerância à lactose ou apenas optou por uma dieta sem laticínios pode encontrar dificuldade para tomar milk shake, um achocolatado ou até mesmo preparar um bolo.
        Feitos de castanhas, sementes e grãos batidos com água, os leites vegetais podem entrar no lugar do leite de vaca em preparos culinários e, em dieta variada, podem ser das fontes diárias de substâncias como cálcio, magnésio e vitaminas – ainda que sem as mesmas características do leite de vaca.
        Começando pelo sabor: dependendo da matéria-prima usada, o gosto é diferente. Um leite de amendoim torrado sem sal, por exemplo, terá gosto de amendoim. O mesmo ocorre com a consistência: oleaginosas rendem um leite mais gorduroso, ainda assim mais “ralo” que o leite de vaca.
        - A ideia de substituir um leite pelo outro é errada. Após a fase de amamentação, não precisamos de leite, precisamos é de cálcio. Um adulto precisa ingerir 1000mg por dia, segundo o Ministério da Saúde – explica a nutricionista Natália Chede.
        Para garantir a segurança nutricional, Natália sugere que se diversifique o consumo de alimentos ricos em cálcio, como comer mais brócolis, couve e oleaginosas – que são ricas em magnésio, substância necessária para a absorção do cálcio.
        Outra saída é pedir prescrição de suplemento de cálcio ao nutricionista e enriquecer o leite feito em casa.
        Entre os benefícios dos leites preparados com gergelim, amêndoa e semente de girassol, além da ausência de colesterol e a fácil digestão. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 19-50-15)
VALE A PENA PASSAR PRA FRENTE

            Que é bonito é pra ser visto.
            Quem não é lembrado morre no nascedouro.
         Um bom artigo não deveria ficar circunscrito aos leitores tradicionais. Conselho se fosse bom não seria dado de graça!
         Por isso! Vale a pena tocar pra frente o trabalho do médico-jornalista Luís Barbosa Neto de Florianópolis, intitulado Tumores Políticos.
         Ele desenvolve o artigo no modo informativo.
         - Sabem aqueles políticos que resolvem problemas para amigos, que dão cargos públicos para eleitores, que, simpáticos nas eleições, frente às câmeras, beijam crianças, que jamais dizem não, que são impassíveis ante irregularidades que os envolvem?
         Que justificam “votamos com o partido” quando negam promessas de campanha, aumentam os próprios salários, pagam assessores invisíveis, criam secretárias para garantir reeleições, e desfrutam de aposentadorias especiais, usufruem de planos ilimitados de saúde extensivos à família! Têm mais! Ganham auxílios-paletó, viagens, refeição, hotel, motorista e aluguel?
         São incontáveis, mas chegou a hora de serem extirpados.
         Exorto os cidadãos íntegros que nunca conseguiram respirar os ares desonestos: arregacem as mangas e assumam os postos que norteiam o destino do Brasil.
         De preferência, tenham independência financeira. Assim, darão parte de suas vidas aos cargos públicos sem depender dos salários políticos para sobreviver. Por que tal condição? Quem não basta a si mesmo não saberá orientar aos demais como fazer para melhorar de vida.
         Continuem com suas atividades profissionais paralelamente às funções públicas assumidas, afinal, se nelas atuarem para fazer sem “criar dificuldades para vender facilidades”, com pouco tempo resolverão muito e de forma eficiente.
         Almejem a Presidência da República, porém, restritos a dois mandatos a cada degrau político que ocuparem. Mas, se ao longo de suas caminhadas ascendentes a “voz das urnas” lhes disser “não”, retomem sua vida de trabalho normal.
         Hoje, se não temos benefícios na proporção dos impostos pagos, sabemos que a causa está nos sem escrúpulos enraizados em cargos a nos sugar recursos, enriquecendo a si mesmos, cúmplices a apaniguados.
         O clamor dos que amam a pátria é claro para os tumores políticos que falam muito, fazem pouco e mal: fora! Livremos-nos, pelo voto consciente, desses “malignos” que, com seus malfeitos, maculam a ordem e retardam o progresso estampado em nossa bandeira. Assim faremos um Brasil melhor para as futuras gerações. Conclui o médico Luís Barbosa Neto. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentnela.com.br 18-05-15)

REVISTA DE INVERNO – RBS


Pôr do sol na estação, as cores intensas transformam o fim de tarde em um momento de contemplação.
       Ao despedir-se o astro rei no inverno, isto é o pôr do sol forma espetáculo admirável em todas as estações.
       Mas as cores do inverno o transformam em um momento de estrema admiração, tanto na Serra quanto no Litoral.
       Alguns lugares do Estado reservam um fim de tarde entre o mar e a montanha que reúne admiradores de todas as idades.
       É fácil encontrar famílias, namorados e amigos posicionados à beira-mar em busca de um registro fotográfico digno de aplausos.
       É neste clima que finalizamos a Revista de Inverno 2013, e ano em que fomos surpreendidos pela neve encobrindo campos e morros em quase todas as regiões de Santa Catarina.
       Nossos ouvintes mostram suas imagens branquinhas ao frio.
       Na seção Viagem pelo Vinho, o sommelier João José encerra a tour pelas principais vinícolas catarinenses escrevendo sobre a Suzin, de São Joaquim. Jordana Pires comenta o disco novo de Zélia Duncan. De Blumenau, o escritor polivalente Gregory Haertel faz a despedida das crônicas. E assim dizemos tchau. Até a próxima temporada de frio! Encerra a estação mais fria do ano. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 15-05-15)


         Pelo segundo ano consecutivo, tentamos levar dívidas a outros bancos. E, novamente, vimos que é impossível – embora agora tenhamos conseguido acesso formal ao saldo devedor – Pesquisa da Revista “Proteste”.
            É cada vez maior o número de famílias e pessoas endividadas, com dificuldades para honrar seus compromissos – especialmente os assumidos com os bancos.
            Uma saída para a solução de alguns problemas é o sistema de portabilidade de dívidas. A Resolução n° 4.292/13, que dita as normas desse processo, parece ser a salvação da lavoura.
            Mas nem todos os bancos adotam a ideia. Em outras palavras: pelas regras, o banco ao qual você deve é obrigado a dar informações para ajudar você a fazer a transferência. Mas o banco escolhido pode determinar se quer aceitar a sua dívida.
            Esse é o principal problema do processo, que já havíamos detectado no estudo que realizamos no ano passado. (Revista Proteste, da associação de consumidores do País (sócios).
            Em resumo: trata-se de um problema que se arrasta. Mesmo com norma que regulamenta o assunto e incentiva a concorrência entre as instituições, é impossível fazer a portabilidade.
            Os bancos parecem não ter interesse no assunto. E o pior: verificamos que faltam informações e preparo entre os atendentes que deveriam tratar da portabilidade. Quem literalmente paga a conta é o consumidor. (Você, eu, nós compradores).
           
Bancos dão informações incoerentes

            A caixa confirmou que não faz a portabilidade por ser muito onerosa – apenas concede um novo empréstimo, o que não configura portabilidade. No HSBC, o primeiro atendente afirmou que só fazia a portabilidade de conta salário, desconhecia a portabilidade de conta salário, desconhecia a portabilidade de dívidas – somente a portabilidade de financiamento imobiliário.  Sugerem-nos entrar em contato com o gerente de contas para obter informações.
            Dica: O custo Efetivo Total (CET) é a ferramenta de comparação nos empréstimos. Use-a a seu favor: quanto menor o CET, melhor.
A Caixa Econômica Federal de Gaspar, por exemplo, tem todos os guichês inerentes a velhinhos e a senha das prioridades. Só             que não observa a legislação. O portador de necessidades especiais e o velhinho purgam o peso da longevidade. Acontece amiúde com o autor quase nonagenário e outros menos afortunados.
            Dá a impressão de que os velhinhos são descartáveis para a unidade da Caixa Econômica de Gaspar. Cliente há mais de meio século. O autor deste “script” é cliente entre 1947 e 1949, da agência “Central do Brasil” no Rio de Janeiro. E agora ZÉ! Aí é que está o busílis, senhores depositantes! (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br WWW.radiosentinela,com.br  14-05-15)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

HÁ CEM ANOS O INVASOR DO MUNDO ORSON WELLES

Orson Welles, cem anos, grande nome da arte no século 20. feitos e frases inesquecíveis.

Há cem anos, em 6 de maio de 1915, nascia o autor do maior filme do mundo. Os resultados das enquetes, de vez em quando, até podem indicar outro à frente de Cidadão Kane (1941), mas o impacto do longa de estreia de Orson Welles só encontra comparação, a rigor, com projetos dos irmãos Lumière (os inventores do cinema) e de D.W. Griffith (o diretor de O Nascimento de uma Nação, título de 1915 definidor da gramática básica da linguagem cinematográfica).
Fez fama em 1938, ao levar à rádio CBS uma dramatização de A Guerra dos Mundos (1898), de H.G. Wells, na qual narrava uma invasão alienígena à Terra.
Welles não era sujeito fácil. Em meio ao turbilhão pós-Cidadão Kane, aceitou ser um dos embaixadores artísticos dos EUA na América Latina, o que o trouxe ao Brasil para realizar o inacabado documentário It’s All True (É tudo verdade).
De comportamento politicamente incorreto, cultivou muitas inimizades – e, para os detratores, se transformou em personagem de si próprio, polemista e fanfarrão, desleixado com a aparência e despreocupado
com as consequências de seus atos.
Welles viveu a tragédia da vida de modo absolutamente intenso. Morreu em 1985, aos 70 anos, quando o coração, maltratado pelos excessos, entrou em colapso. Como se a obra que deixava não fosse suficiente, deu munição a repórteres e escritores com seus causos de confronto com produtores e rebeldias diversas. E com suas frases definitivas, sobre tudo e sobre todos. Nunca houve um filme como cidadão Kane, nunca houve um artista como Orson Welles.

7 filmes fundamentais do cineasta:

-Cidadão Kane (1941)
-Soberba (1942)
-Othello (1952)
-Grilhões do passado (1955)
-A marca da maldade (1958)
-O processo (1962)
-Verdades e mentiras (1973).  Jornalista Léo.




terça-feira, 12 de maio de 2015

VIAJAR É UM BARATO
Descobri em 2009 que adorava viajar. Estudei espanhol na Argentina. Voltei cheia de novos roteiros na cabeça – mas com um rombo no banco.
Cometi erros típicos de um viajante inexperiente: percorri todos os trechos de avião, fiquei em alguns dos hotéis mais caros e só comia no circuito turístico. Resultado: gastei o que tinha e o que não tinha.
A partir dai, virei pesquisadora obcecada por promoções. Para não perder as melhores ofertas, topo ir sozinha, fora da temporada, fazendo bate-volta no fim de semana... como for!
Assim, entre outros destinos, já estive na Serra Gaúcha (RS),
em Bonito (MS), Búzios (RJ), Chapada Diamantina (BA), Manaus (AM), Uruguai e no México. Rio nem cito. Um paraíso na terra!
Por uma passagem barata, até entro em encrenca no trabalho. Em março de 2013, vi uma incrível promoção de passagens para Madri, mas acabei perdendo.
Num tradicional mercado berbere (uma etnia do norte da África) conheci um comerciante e acabei sendo convidada para uma refeição com a família dele. Experimentar o típico cuscuz foi uma experiência fantástica – que eu jamais teria vivido não fosse essa minha maneira maluca de viajar!
Essa experiência não teria aparecido. Jornalista Léo.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

TORNADO PERFEITO DA PETROBRÁS
Operação Lava-Jato e queda no preço do barril de petróleo atingem a empresa, mas, para especialista, há chance de recuperação

O cenário de momento é muito ruim para a Petrobrás, até o preço do barril do petróleo está desvalorizado. A queda no preço internacional do barril torna menos atraente a exploração das reservas da camada pré-sal.
Ao mesmo tempo, a obrigação de ter participação mínima de 30% de investimento e a exigência de que a empresa lidere as operações em todos os blocos é extremamente pesada para a companhia, que passa por um momento de descapitalização.
Os reajustes no preço da gasolina ajudaram a estatal a refazer um pouco do caixa perdido no tempo em que o preço dos combustíveis ficou congelado. O governo segurou a infração às custas da Petrobrás. Assim conseguiu a relegar-se. Foram 55 bilhões de reais pelos não reajustes. Quase que arruína o Brasil.
No entanto, o efeito positivo dessa alta começa a se dissipar à medida em que o dólar sobe. Só que a recuperação bilionária foi pro brejo.
A desvalorização do real também atinge a Petrobrás em outro ponto sensível. Cerca de 70% das dívidas da empresa, que em setembro passado chegavam a R$260 bilhões, estão atreladas à moeda americana.
Todas essas dificuldades criam um circulo vicioso que leva ao cancelamento de projetos, como no caso das refinarias premium que seriam construídas no Nordeste e não saíram do papel, provocando uma baixa contábil de R$ 2,7 bilhões.
O acumulo de problemas, por sua vez, acendeu a luz amarela no mercado financeiro, e a empresa teve sua classificação de risco rebaixada para o grau especulativo pela agência de rating Moody’s. Difícil financiar o plano de investimentos da companhia. Baixou o crédito!
Além disso, a opção por usar a Petrobrás e os investimentos do pré-sal para impulsionar a indústria nacional é uma decisão política que tem alto custo para a companhia.
A escolha provocou atrasos e aumentou o custo da construção de plataformas e navios-sonda necessários à ampliação de produção.
Em meio a esse cenário, a Operação Lava-Jato da Polícia Federal envolveu a empresa e sua cadeia de fornecedores em denúncias de corrupção, o que gera mais ainda incerteza no mercado, com sucessivos adiamentos na divulgação dos balanços da companhia. Até que enfim, seis meses após foi divulgado, depois de alguns adiamentos, atribuídos a operação desastrosa do Lava-Jato. Um tornado perfeito. Jornalista Léo.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

AUTOMÓVEIS E ESTRADA
ESTRADAS SUCATEADAS
Cuidados que podem evitar acidentes

Leve seu carro em oficina de confiança e peça que verifique cada item apresentado a seguir. É um verdadeiro check-up que deve conferir, por exemplo, se a saída de água do limpador não está entupida.

Mantenha a potência
-O fluido do radiador e o óleo do motor devem ser checados com o carro frio.
-Verifique também o filtro do óleo e o filtro de ar.
-Veja as velas; e os cabos de alimentação.
-Os pneus devem estar em boas condições (sulcos abaixo de 1,6 mm indicam a hora de trocar) e calibrados de acordo com a indicação do fabricante.
-Faça um check-up no sistema de freio, revisando pastilhas, lonas, discos e sistema hidráulico.
-Veja se é preciso trocar molas e amortecedores.
-Complete a água do limpador de para-brisa e veja se o sistema não está entupido.
Confira se as palhetas não estão gastas.
Verifique os faróis e as lanternas do carro, bem como os fusíveis. Leve alguns de reserva.

1.     O cinto de segurança deve ser usado por todos os passageiros, inclusive os do banco traseiro.

2.     Não ultrapasse a carga máxima permitida do seu carro. E não obstrua a visão traseira com bagagem.

3.     Para aumentar a visibilidade, deixe os faróis diurnos ou de estacionamento acesos.

4.     Nunca utilize faróis altos em neblinas. A luz forte reduz ainda mais a visibilidade.

5.     Não dirija por mais de sete horas direto ou com sono. Pare a cada duas horas e coma algo leve.

6.     Mantenha uma distância segura do carro à frente. E só ultrapasse em locais permitidos.

7.     Assim você viaja mais seguro e confiante de automóvel mesmo neste triste estado de estradas sucatadas, estreitas, sinuosas. A cada reta uma cilada, a cada curva uma emboscada. Jornalista Léo.