quinta-feira, 30 de abril de 2015

JORNAIS DO INTERIOR, CADA VEZ MAIS FORTES
Uma revolução anunciada: há alguns anos, desde que a internet, o celular, o tablet, o móbile e tantos novos recursos levaram o leitor, o ouvinte e o telespectador a buscar as informações e notícias por intermédio de novos meios, os grandes jornais – de influência nacional e estadual – vêm sofrendo rápida e vertiginosa queda de suas tiragens e circulação.
Como consequência, as empresas que editam esses jornais estão reduzindo e fundindo suas empresas e produtos, desligando jornalistas e profissionais de comunicação, mudando o perfil de seus negócios, provocando uma agitação sem precedentes no setor de mídia impressa e também no mercado de comunicação tradicional.
Neste momento é imprescindível que os jornais do interior associados à Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori/Brasil) e à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) venham até você, leitor e ouvinte, para afirmar que:

Os jornais do interior estão cada vez mais fortes. Crescem todos os anos – como crescerão em 2015 – em vários aspectos: produção de conteúdos, veiculação de publicidade e propaganda, número de páginas, cadernos especiais e outros indicadores.

Crescimento
Esse crescimento é consequência de um fato irrefutável: em suas cidades e regiões, os jornais associados da Adjori são os “donos da notícia”, porque cobrem os fatos e eventos políticos, econômicos e sociais locais, de interesse direto da população. Nós conhecemos nossos leitores e ouvintes eles nos conhecem, acreditam no que fazemos. Somos os porta-vozes dessa mesma população, o elo entre a comunidade, o poder público, as empresas e as entidades organizadas da sociedade (confederações, federações, associações, sindicatos), são mais ou menos da mesma classe social. Radio e Jornal terão vida infinita. Jornalista Léo.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

JORNAL SEM FRONTEIRAS

VITRINE LITERÁRIA DO SUL
JC Bridon é pseudônimo de Júlio César Bridon dos Santos. O colunista é Poeta e Escritor, com 12 livros publicados. Comendador da ALG – Academia de Letras de Goiás; Delegado da ALAV – Academia de Letras de Valparaíso (Chile) e Acadêmico de várias Academias do Brasil.
Possui ainda as Altas Insígnias da “Divine Academie Française des Arts Lettires et Culture”.


Arlete Trentini, nascida em terra catarinense, Dona Emma, em 16 de maio de 1952, é casada com o Poeta Júlio César Bridon dos Santos, Artista Plástica e Escritora. É Acadêmica de várias Academias nacionais e internacionais e detentora de inúmeras autorgas e premiações bem como também as Altas Insígnias da “Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture”.
Edição de fev.mar – 2015 – Jornal Sem Fronteiras.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

RÁDIO É INFORMAÇÃO
Rádio é informação instantânea, radiojornalismo, comentários, curiosidades, humorismo, até receitas culinárias, reivindicações de serviços públicos, pedidos de ajuda a pobres instituições de caridade, cidadania, etc, etc.
Tudo isso exige certa versatilidade do apresentador, dando a impressão para quem está ouvindo, de cenas verdadeiras: como se o participante estivesse ao lado do comunicador. É tudo isso que acontece no programa que a Rádio Sentinela leva para o ar, exatamente às 8h30min da manhã, até 11h30min. E como o programa é interativo, a direção resolveu chama-lo Contatos com a Cidade.
Contatos com a Cidade, é um musical, com a participação direta de ouvintes e comentário de noticias com interesse público, alem de curiosidades, reportagens... até receitas culinárias e ginásticas para quem acha que os quilos estão de sobra. Líder de audiência no município. Leopoldo Miglióli.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

RÁDIO: INFORMAÇÃO É PROGRESSO
Uma comunidade não progride sem informação! Esta é a certeza!

Na antiguidade, os mensageiros levavam, a cavalo, os pergaminhos contendo notícias emanadas do Rei.
As pessoas passavam a saber mais sobre sua terra. Notícias que geravam mudanças de comportamentos. Hoje, no lugar de mensageiro, há o repórter; o locutor, o jornalista, do cavalo passou-se ao telefone, internet, as teletransmissões; às Rádios.
São pouquíssimas as vezes que paramos para pensar como seria viver nos dias atuais, sem os sistemas de comunicação.
Com certeza estaríamos como folhas ao vento sem rumo certo ou direção.
A vida em sociedade seria muito mais difícil, pois sabemos que a falta de informação contribui para a decadência da educação e da cultura de um povo.
Assim, destaca-se que a importância de uma Rádio regionalizada, como a Rádio Sentinela do Vale, não se assenta apenas nas belíssimas
canções que levam diversão
aos seus ouvintes, mas também, e principalmente, nas informações que ela nos traz, sempre de forma rápida e segura, buscando tudo aquilo que é de nosso interesse, ou seja, informações que influenciam em nosso dia à dia.
Mas nada disso seria possível sem o suor, sem o trabalho, sem o amor pela profissão que emana de cada funcionário da Rádio Sentinela, seja ele locutor, radialista, jornalista, colaborador ou administrador, parceiro ou proprietário, são eles que inúmeras vezes deixam de lado seus problemas pessoais, mesmo que urgentes, para levar aos seus ouvintes.
Informações que não esperavam.
Momentos como estes foram vistos diante de situações de calamidade pública, em que toda a comunidade se reunia ao redor de um aparelho radiofônico a espera de notícias.
Além dessas características positivas que encontramos perante a amiga Rádio Sentinela do Vale, não poderíamos deixar de enfatizar seu lado humanitário, sempre contribuindo com os movimentos beneficentes que envolvem nossa região. Jornalista Léo.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

FREI BRUNO LÍNDEN
Por Prof. Aloir Arno Spengler, Coordenador do evento e colaborador desta coluna.

Por iniciativa de Frei Germano Guesser, O.F.M., pároco de São Pedro Apostolo de Gaspar, a paróquia promoveu cerimônia de lançamento do livro Frei Bruno Línden – Tudo para Todos.
A obra lançada é de autoria de Frei Clarêncio Neotti, O.F.M., Presidente da Comissão Histórica do Processo de Beatificação de Frei Bruno Línden.
O livro, já em sua 4ª edição, é a biografia oficial de Frei Bruno Línden, visando sua beatificação pela Santa Sé.
A cerimônia de lançamento em Gaspar ocorreu no Salão Cristo Rei, em 13 de novembro de 2014, seguida de sessão de autógrafos, coordenada pelo professor Aloir Arno Spengler.
O processo de beatificação de Frei Bruno foi oficialmente aberto em Joaçaba (SC), no dia 29 de outubro de 2013, por Dom Frei Mário Marquez, O.F.M.Cap., bispo diocesano, Presidente do Processo referido.
A então paróquia de Joaçaba foi a última transferência de Frei Bruno Línden. Nessa cidade, sede de bispado desde 1975, ele faleceu em 25 de fevereiro de 1960 e lá está sepultado. Periodicamente recebe visitas de Gasparenses.
Frei Bruno Línden, alemão, nascido no dia 8 de setembro de 1876, por opção, veio ao Brasil como missionário. Entrou na Ordem Franciscana em 13 de março de 1894, ainda na Alemanha, trocando a

Europa pelo Brasil em julho desse mesmo ano.
Completou seus estudos de Filosofia e de Teologia em Petrópolis (RJ) e foi ordenado sacerdote nessa cidade, no dia 1° de maio de 1901.
Frei Bruno Línden foi transferido para Gaspar em dezembro de 1902, permanecendo na Paróquia de São Pedro Apóstolo até maio de 1906, quando outra transferência o levou novamente a Petrópolis.
Embora sua estadia em Gaspar tenha sido no início do século passado, como jovem padre, ainda assim, na cerimônia de lançamento de sua biografia, estavam presentes pessoas que o conheceram, a exemplo do Sr. Francisco Hostins. Este, como noviço em Rodeio (SC), presenciou uma vibrante homilia por ele proferida, quando de uma visita do frade àquela cidade.
O autor da obra, Frei Clarêncio Neotti, foi ordenado sacerdote franciscano em janeiro de 1961. Natural de Salete (SC) é autor de 26 livros.
Segundo o autor, é seu propósito lançar a obra em São José (SC), paróquia na qual Frei Bruno foi pároco, transferido para lá em fevereiro de 1909.
Por outro lado, nas santas missas da matriz e das comunidades da paróquia, o Servo de Deus Frei Bruno Línden foi apresentado aos fiéis, à altura da fama de santidade que angariou ainda em vida.
Com tudo isso, a história de vida e da obra deste homem “santo” impressionou de maneira marcante o povo gasparense. Transcrição parcial do Jornal Sem Fronteiras, edição de fev.mar – 2015. Jornalista Léo.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

EM TEMPO DE CRISE É PRECISO CRIATIVIDADE (02)
 Anunciando, o consumidor passa a conhecer seu produto. Saberá onde está a mercadoria. Preço de compra.
Ou você é ainda daqueles que não acredita em propaganda?
Não descobriu a força que tem um anúncio.
Basta observar que as grandes empresas, um dia foram pequenas.
E agora, que são grandes, anunciam cada vez mais.
A Rádio Sentinela tem espaço para sua mensagem.
Divulgue sua empresa, vamos expandir seus negócios!
Quem não anuncia, é esquecido; quem não é visto não é lembrado!
Conte conosco, também queremos crescer!
Leopoldo Miglióli.

terça-feira, 14 de abril de 2015

FALTA DE DINHEIRO NA PRAÇA (01)
O Governo Federal está atolado até o pescoço. Está bem endividado!
Não tem verba nem para acabar a construção de um pontilhão ou salvar o fechamento de modesto hospital deste interiorzão.
Falta dinheiro pra saúde, educação, segurança, transporte, turismo... e lá vai a pobreza brasileira.
O consumidor vive numa pindaiva “que faz gasto”. Sobra mês e falta dinheiro, o ano inteiro.
Mas quem tem alguns pingados para aplicar. Difícil é segurar seu valor real a cada mês, ainda que aplicados a melhores taxas. No momento a SELIC está a 12,75%. Alta! Muito alta, das maiores do mundo. É igual ao aposentado: cada reajuste ganha menos. Começa com ganhos de 9,6 salários; termina em um. Pra quem contribuiu pelo teto de 10 salários mínimos.

Aplicações

Pesquisei algumas! LCI e LCA, Títulos do Tesouro, CDB, Fundos de Investimento, Poupança, Ações na Bolsa, Multimercado.
Vamos dar por extenso algumas destas siglas. Os investidores novatos vão observar termos que se repetem durante a busca de uma operação, que nem sempre são conhecidos.
Se por um lado a alta dos juros prejudicam o consumo, também tornam mais vantajosas diversas modalidades de aplicações.
Enquanto a poupança rende o equivalente à inflação, outras formas de investir podem render o dobro. Confira qual a opção se encaixa melhor no seu bolso. E nunca ponha os ovos num cesto só.

Fundos de investimentos e poupanças

É a aplicação do pobre. Pode investir qualquer valor: 10, 20, 50, 500, 5.000 reais. Quando não rende empata. Também dá um mínimo de ganhos. Voltaremos a falar de poupança. Vejamos os Fundos de Investimentos na próxima edição. – Continua, Jornalista Léo.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

JUVENTUDE DESENFORMADA (01)
Uma balela! Pré-adolescentes de hoje estão mais atualizados que seus co-irmãos de 18, 20 anos atrás, ou seja: jovem de 10 sabe quanto o de 18.
Portanto, não há porque não baixar para 16 anos a maioridade desta e futuras gerações. Eu preconizo mesmo reduzir para 14 ou 15 anos. Até o amadurecimento físico é bem maior.
Que lhes falta; e falta muito a alguns, é juízo!

Banalização do sexo precoce

Já o fizemos em outras oportunidades; como o assunto está se generalizando desbragadamente entre os jovens, no momento conhecem um educandário de 1.100 alunos do
ensino fundamental e médio com 7 meninas grávidas e uma doente de AIDS. É o fim da picada. De 13, 14, 15 e 16 anos.

Sexo Precoce
Responsabilidade dos pais

O jovem (rapaz e moça) que se inicia na atividade sexual não deve esquecer as consequência de uma gravidez, doenças venéreas múltiplas e tantas outras inconveniências.
Daí os cuidados a serem tomados.
Há métodos anticoncepcionais a serem seguidos e somente um médico de confiança pode indicar qual o melhor. A mãe também vale; e por que não o pai. Continua – Jornalista Léo.
HÁ 59 ANOS COMPARTILHANDO CONQUISTAS
A gente faz tudo o que pode para fazer de cada ouvinte o melhor da programação.

Confiança, amizade e fidelidade não se compram, se conquistam. E a Rádio Sentinela de Gaspar soube muito bem conquistar a simpatia e a credibilidade dos seus ouvintes e clientes. No mês de maio em que comemora seus 59 anos de atividades, a empresa compartilha com seus ouvintes este momento.
É uma maneira de retribuir a fidelidade e o carinho dos ouvintes que ajudaram a construir uma história de 59 anos de sucesso, nascida da coragem e da ousadia do saudoso radiodifusor Flávio Rosa.
Hoje, o espírito empreendedor, a visão e a criatividade são pilares que sustentam a Rádio Sentinela e a tornam uma das principais emissoras do seu segmento na região.
Troféus conquistados.
Você também pode compartilhar.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

DIREÇÃO CONSCIENTE – DICAS (02)
Podem parecer apenas detalhes, mas alguns hábitos diários podem tornar o veículo e seu consumo menos eficientes.  
Para o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin, a principal recomendação é seguir o manual de revisões do veículo e sempre estar atento a qualquer anormalidade no seu funcionamento, lembrando que a manutenção preventiva evita quebras inesperadas e falhas mecânicas que poderão gerar acidentes.

As manutenções e troca de filtros contribuem para um funcionamento mais eficiente do motor, segundo Burin, consumindo menos combustível e contribuindo com a redução de poluentes no meio ambiente.
“Além disso, manter os pneus calibrados contribui com uma economia maior de combustível e um desgaste menor do pneu”, frisa.
Alguns sinais como consumo de combustível elevado, ruídos anormais, funcionamento irregular do motor, perda de estabilidade, ruídos na suspensão e superaquecimento são sintomas que apontam a necessidade de fazer revisão no veículo. “Porém, esta já é considerada uma manutenção corretiva que é muito mais cara do que a reparação preventiva”, finaliza Burin. Jornalista Léo.

RÁDIO: INFORMAÇÃO É PROGRESSO
Uma comunidade não progride sem informação! Esta é a certeza!

Na antiguidade, os mensageiros levavam, a cavalo, os pergaminhos contendo notícias emanadas do Rei.
As pessoas passavam a saber mais sobre sua terra. Notícias que geravam mudanças de comportamentos. Hoje, no lugar de mensageiro, há o repórter; o locutor, o jornalista, do cavalo passou-se ao telefone, internet, as teletransmissões; às Rádios.
São pouquíssimas as vezes que paramos para pensar como seria viver nos dias atuais, sem os sistemas de comunicação.
Com certeza estaríamos como folhas ao vento sem rumo certo ou direção.
A vida em sociedade seria muito mais difícil, pois sabemos que a falta de informação contribui para a decadência da educação e da cultura de um povo.
Assim, destaca-se que a importância de uma Rádio regionalizada, como a Rádio Sentinela do Vale, não se assenta apenas nas belíssimas
canções que levam diversão
aos seus ouvintes, mas também, e principalmente, nas informações que ela nos traz, sempre de forma rápida e segura, buscando tudo aquilo que é de nosso interesse, ou seja, informações que influenciam em nosso dia à dia.
Mas nada disso seria possível sem o suor, sem o trabalho, sem o amor pela profissão que emana de cada funcionário da Rádio Sentinela, seja ele locutor, radialista, jornalista, colaborador ou administrador, parceiro ou proprietário, são eles que inúmeras vezes deixam de lado seus problemas pessoais, mesmo que urgentes, para levar aos seus ouvintes.
Informações que não esperavam.
Momentos como estes foram vistos diante de situações de calamidade pública, em que toda a comunidade se reunia ao redor de um aparelho radiofônico a espera de notícias.
Além dessas características positivas que encontramos perante a amiga Rádio Sentinela do Vale, não poderíamos deixar de enfatizar seu lado humanitário, sempre contribuindo com os movimentos beneficentes que envolvem nossa região. Jornalista Léo.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

ECONOMIA DE GUERRA
Natal Marchi, aposentado de Rio do Sul, Santa Catarina, escreve tão bem, ou melhor que os bons jornalistas. Seria maldade esconder de meus ouvintes, trechos de artigo intitulado Economia de Guerra.
-Água e energia elétrica são as bolas da vez rumo ao caos. O que fazer para livrar o país dessa catástrofe?
Atuar de forma coordenada, ou seja, povo e governos. Ao primeiro cabe empreender severa economia. Quanto às autoridades, ainda há tempo para aprimorar a gestão pública pelo caminho da austeridade em todos os setores. Mandar o povo economizar é fácil.
Difícil é restringir gastos extravagantes de quem detém o poder. Em alguns lugares, o fornecimento de água potável está entrando em colapso, acrescido da possibilidade de apagões.
Os governos estaduais; e também o federal, dizem que os problemas serão contornados, mas enquanto isso não ocorre, quem está pagando o pato são os consumidores, com o suor do sangue de seus rostos
Administrar a coisa pública requer duas características primordiais: CAPACIDADE E HONESTIDADE.
Os escândalos ocorrem sob os olhares complacentes de alguns líderes, que alegam nada terem visto, nem ouvido. FALTARIA CAPACIDADE DE SUPERVISÃO? FALTARIA HONESTIDADE?
Um dos exemplos mais condenáveis é o que ocorre na Petrobrás, de onde foram levados bilhões de reais, num verdadeiro assalto, com ramificação até no exterior.
Várias pessoas que conheciam os meandros da empresa e deveriam dar bom exemplo agiram na contramão, com a cumplicidade de empreiteiras inescrupulosas, sob a sombra ardilosamente de partidos políticos.
Há também gente do senado e da Câmara dos Deputados envolvida nesse rumoroso episódio.
Não dá mais para adotar o slogam “aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei”. No contexto da falta de água entra em jogo a natureza, que está sendo continuadamente massacrada. As respostas que ela dá pode ter gosto de mel ou de fel, dependendo de nosso modo de agir. Economizar é um vocábulo que deve estar presente em todas as mentes e em todos os procedimentos. Jornalista Léo.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

TECNOLOGIA CRIA PROFISSÕES

TAMBÉM ACABA COM TRADICIONAIS
De alfaiate, barbeiro, costureira, torna-as obsoletas. Outras extingue-as, como a de datilógrafo.

Maquina de costura pode acabar

Costurar a máquina é quase um prazer. No tempo, entretanto, em que a costura era toda feita a mão, constituía trabalho exaustivo que obrigava a longos serões e vigílias. Noites indormidas e dias cochilantes.
O inventor da primeira máquina de costura foi um pobre alfaiate francês, Barthelémy Thimonier, que, por muitos anos, pensou na maneira de apressar a costura, cozer rápidamente.
Depois de muitas tentativas, conseguiu construir uma pequena máquina, que cozia muito bem, a ponto de cadeia. O mais interessante é que Thimonier nada entendia de mecânica, nem possuía sequer dinheiro para levar avante a fabricação de máquinas.
Depois de muito procurar, apareceu-lhe um engenheiro que se ofereceu para sócio. Estabeleceram-se e construíram então algumas máquinas, com as quais trabalharam na confecção de fardas para o Exército.
Trabalhando rapidamente, Thimonier despertou a ira dos alfaiates de Paris que um dia entraram-lhe pela casa a dentro,
quebrando todas as máquinas. Doente e na miséria, retirou-se para uma aldeia do interior, onde continuou, porém, a estudar aperfeiçoamentos a serem introduzidos na sua invenção. Depois, em 1834, voltou a Paris, mas nada conseguiu. Chegou ao extremo de andar pelas feiras e mercados, apresentando sua máquina e fazendo dançar fantoches para ganhar o que comer. Depois de lutar vinte anos contra toda a sorte de empecilhos, apareceu-lhe, por fim, um novo parceiro, muito rico, que ofereceu dinheiro para fabricar todas as maquinas que quisesse.
Não era ainda desta vez que Thimonier devia vencer. Por essa época rebentou a Revolução na França, para mudar o governo monárquico em republicano e a fábrica foi incediada, ficando tudo perdido.
Nem assim o inventor desanimou. Levou a máquina à Inglaterra, onde alguns industriais já haviam imitado e conseguiu, numa exposição ali realizada em 1855, uma simples medalha de ouro, visto reconhecerem que as outras máquinas haviam sido inventadas depois da sua. Foi esse o único prêmio que Thimonier teve em sua vida por ter inventado a máquina de costura. Mas este artefato pode tornar-se objeto e acabar, assim como ocorreu com a máquina de escrever, que desapareceu com o computador. Jornalista Léo.

SERPENTE É O SIMBOLO DA MEDICINA

ÁRVORE DE NATAL
Na Grécia, muito antes de Jesus Cristo, os sacerdotes eram encarregados de atender aos enfermos. Haviam erguido em Epidauro um templo a Esculápio e ali criavam serpentes, as quais, segundo afirmavam, tinham a virtude de curar as enfermidades.
No ano 296, antes de Cristo, uma peste horrorosa assolou Roma.
Esperando-se poder debelar a epidemia, pediu-se aos sacerdotes de Epidauro que enviassem uma serpente sagrada. Esta foi enviada enrolada num bastão. Ao chegar às margens do Tibre conseguiu fugir, internando-se no mato.
A peste, porém, cessou como por encanto e os romanos ergueram um templo precisamente no lugar onde a serpente se escondera.
A Árvore de Natal

A Árvore de Natal, uma das mais antigas e mais festigadas tradições do mundo cristão, encontra suas raízes em épocas remotíssimas, perdendo-se a sua história no esquecimento dos tempos. Há pelo menos um milênio que se regista a sua aceitação popular.
Já no século X existia a lenda de que as árvores todas floriram e deram frutos, na noite em que Cristo nasceu.
Uma outra história conta que Lutero, o fundador do protestantismo, foi o idealizador das árvores de Natal, encantado com o aspecto do céu, nessa noite festiva. Jornalista Léo.

terça-feira, 7 de abril de 2015

ALMAP ACREDITA NO RÁDIO
A Agência de propaganda ALMAP recomenda a seus clientes que invistam em PATROCÍNIOS, procurando não somente continuidade de comunicação junto ao público-alvo, mas principalmente destacar a mensagem dentro da programação normal da emissora.
Em especial, adequando a mensagem ao gênero do programa, num momento em que se torna necessário obter o máximo rendimento por mensagem transmitida.
Foram patrocinados programas de jornalismo,
resenhas esportivas, programas de humor, entre outros, para os clientes Banco Mercantil, Gillete, Eucatex, Petrobrás, Stock e Volkswagem.
Estes patrocínios tem sido constantes, anuais.
Patrocina-se ainda específicos, tipo fórmula 1, jogos, coberturas jornalísticas de viagens presidenciais, etc., além de intensa programação avulsa de diversos clientes.
A ALMAP acredita no Rádio, bem utilizado e bem programado. FONTE: Agência de Publicidade, ALMAP – Jornalista Léo.

 (LM   jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br   01-04-2015) procurando na a seus clientes que invistam em patrocinios.