terça-feira, 31 de março de 2015

60 ANOS DE RÁDIO (01)
Sua importância
Vou fazer-lhes breve retrospectiva da importância da comunicação.
Em processo evolutivo, o homem desenvolveu a pré-escrita, ou seja, a modelagem, e sucessivamente a xilografia, o papel, os caracteres móveis para impressão manual e a impressão mecânica.
Assim, os escritos puderam atravessar distâncias geográficas e cronológicas; foram levados de um lado a outro do planeta e, ao transmitir conhecimentos entre pessoas de sua época, contribuíram para o registro da história humana.
Após toda uma era de escrituras e pergaminhos gigantescos; e difíceis de manejar, foi que Gutenberg, em 1450 fez a primeira impressão mecânica, e era de uma Bíblia. E como era a época das grandes navegações, começou-se a transmitir culturas e tradições, entre os povos.

O jornal, antigamente conhecido como Folhetim, tinha por objetivo trazer à população, a última notícia.
A impressão foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual de armazenamento e disseminação das ideias, mas, ainda não satisfeito, o homem continuou a sonhar com outras formas de comunicação que o aproximassem mais de outras culturas e divulgassem o saber produzido com rapidez e amplitude.
O homem buscava conquistar um meio mais rápido de comunicação, de registro, e dedicou-se a aperfeiçoar os meios de que dispunha para diminuir a barreira da distância e do tempo, solucionar o problema da velocidade, pois somente após horas, dias, semanas é que a mensagem escrita no papel chegava às mãos do destinatário. Continua – Jornalista Léo.

segunda-feira, 30 de março de 2015

É SEXTA-FEIRA:

NOITE DE ALGAZARRA, PERTURBAÇÃO, BEBEDEIRAS E BANDALHEIRAS
Teremos no futuro uma geração de surdinhos? É isso o que pode ocorrer em breve se a meninada não se conscientizar da importância de maneirar o volume do som nos fones de ouvido.
Eles nem imaginam o risco que estão correndo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que 1,1 bilhão de jovens em todo o mundo correm o risco de sofrer perda auditiva devido à exposição ao barulho causada por esse hábito diário de ouvir música em altíssimo decibéis.
Nos países desenvolvidos a situação é tão grave que mais de 43 milhões de pessoas entre 12 e 35 anos já sofrem de surdez incapacitante.
Além dos fones de ouvido, também a música alta nas discotecas pode causar surdez, especialmente nas pessoas que trabalham diariamente nestes ambientes, diz a OMS.
Lembrei também dos jovens que colocam o som a todo volume dentro do carro, quando estão dirigindo. Além do atordoamento causado pelo barulho, é um perigo para o trânsito. Põe em risco a vida de terceiros. Não percebe o ruído externo, nem Os alertas dos outros motoristas.
Quem está surdo pela música não consegue ouvir o barulho de uma sirene, por exemplo. Não sei como alguém pode concentrar-se para dirigir nestas circunstâncias, acho que é impossível.
O relatório da OMS recomenda que as pessoas usem esses aparelhos não mais do que uma hora por dia, e a um volume baixo.
Infelizmente, não acredito que muita gente vá seguir essa recomendação. Teremos gerações futuras com 60% da audição reduzida. Não seja você um deles! Jornalista Léo.
TRÂNSITO: OPINIÕES DE INTERNAUTAS
Trânsito: Excesso de velocidade
Vivemos cansados de saber, que o Brasil é o país do jeitinho!
Pois bem, não está sendo diferente com as fiscalizações de velocidade feitas pelo Seterb: já estão querendo dar um jeitinho!
De vários artigos e cartas que li, somente o do presidente do Seterb (Santa, 24 de março) foi direto ao correto. Educação e punição devem andar juntas! Ninguém até agora questionou a irresponsabilidade de todos nós – sim, inclusive eu – nos momentos em que excedemos a velocidade do carro nas estradas. Não é sacanagem do Seterb fiscalizar a velocidade nas vias, é sacanagem nossa com a vida alheia andar acima da velocidade permitida. Giuliano Raizer Fiamoncini – dentista, Blumenau.

Trânsito: precisa de conscientização
A morte prematura do filho do vereador Ivan Naatz num acidente de trânsito deu-lhe a certeza de que multar não resolve o problema. Por isso ele defende a educação sobre o castigo, pois o trânsito é como um filho, se você prefere apenas castigar do que educá-lo, certamente ele se tornará um  adulto revoltado. No trânsito é a mesma coisa: se o governo apenas multa o cidadão, as mortes irão continuar.

Prova disso é morte do motociclista na Via Expressa, uma via com radar fixo e controle por radar móvel. Onde está a eficiência da multa? André Silva – Empresário Blumenau
Trânsito: mudança de comportamento
É comum pessoas falarem em educação para o trânsito como se fosse contrário à fiscalização. Na verdade elas caminham juntas. A educação é algo que só se observa em alguém em determinado grupo social quando ela tem uma mudança de comportamento, isso em qualquer área da vida, e a fiscalização faz justamente isso, que ela mude de comportamento.
Quando falamos da fiscalização de trânsito, como suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo, o objetivo é que essas pessoas não permaneçam no erro.
Neste caso a fiscalização tem uma utilidade. Temos vários exemplos de mudança, como uso do cinto de segurança e embriaguez ao volante, e agora vamos reduzir a velocidade. Fábio Campos da Silva – Especialista em segurança para o transito. Jornalista Léo.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O ÚLTIMO TREM

Os trens se sucedem apinhados.
Uma curta parada... um curto apito...
Sai um, logo outro entra expedito
Sob o alpendre de vidros embaciados.

Por entre a multidão ressoa o grito
Dos jovens jornaleiros apressados
E elegantes shorts curtinhos
Não cessam de passar, como num rito.

Súbito ela surgiu e, entre milhares,
Fez logo o monopólio dos olhares.
Surgiu do céu? do inferno? nem sei de onde.

Só sei que me senti mesquinho, incerto,
Entre o desejo de a seguir de perto
E a dor de não poder pagar o bonde.
Era o último da noite.
Mais um amor perdido! Jornalista Léo.
DEPRESSÃO: DIAS CINZAS
“Não tenho vontade de fazer nada”, “esta tristeza não tem fim”, “tenho vontade de desaparecer”, “durmo o tempo todo”, “engordei muito” “emagreci demais”, entre outras frases menos cabeludas, estão presentes no discurso de pessoas que apresentam depressão.
Este transtorno atinge, segundo a Organização Mundial de Saúde, em torno de 350 milhões de pessoas no mundo, e no Brasil, uma em casa dez pessoas tem a doença.
As mulheres sofrem mais deste transtorno, e um dos motivos é a oscilação hormonal a que estão  suscetíveis, como no
período fértil e gravidez.
O tratamento geralmente utiliza antidepressivos e psicoterapia, que podem possibilitar novos e mais saudáveis modos de vida.
O apoio dos familiares, amigos e a rede social é fundamental, bem como a espiritualidade pode ser fator importante no processo.
Muitas pessoas após a depressão mudam drasticamente suas vidas e se sentem mais fortes, valorizam mais a vida e encontram o sentido no sofrimento, utilizando-o como motivação para novas e sólidas conquistas. Jornalista Léo.

quarta-feira, 25 de março de 2015

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
OAB é a significativa sigla da benemérita instituição Ordem dos Advogados do Brasil. Praticamente uma federação. Uma em cada Estado, além do Distrito Federal.

Nesta balbúrdia e corrupção generalizada, no encontro de março, o presidente da OAB-SC, Túllo Cavallazzi Filho, roubou a cena do Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil.

Coube-lhe a manifestação mais contundente e procedente contra a roubalheira que devastou a Petrobrás e contra esta onda de corrupção que arrebenta a imagem do Brasil aqui e no exterior.

- Vivemos no país um momento delicadíssimo – afirmou o advogado catarinense. Uma crise política causada por gravíssimas denúncias de atos de corrupção e invasão do dinheiro público.

São crimes perpetrados contra a sociedade brasileira que exigem de todos nós posição firme.

O Colégio de Presidentes tomou duas posições que podem contribuir para o aprimoramento político. Uma delas, a condenação veemente do sigilo para os indiciados na Operação Lava-Jato.


É inexplicável e inaceitável que os empreiteiros mais importantes do país tenham sido expostos como qualquer cidadão nas prisões e investigações e que os políticos desfrutem desta vergonhosa imunidade. Se cometerem os mesmos crimes que estejam sujeitos aos mesmos direitos. Basta de privilégios!

Outra medida, a proposta de criminalização do CAIXA 2 pelos partidos, pelos comitês eleitorais e nas campanhas políticas. O combate tem que ser permanente e pode começar com mais transparência nas contas públicas.

Esta medida se insere na reforma política, que não pode prescindir de medidas radicais. Entre elas, a proibição de doações de empresas privadas para partidos e candidatos. Que se admita apenas a pessoas físicas e dentro de limites máximos razoáveis.

A corrupção no governo começa, em todos os níveis, com doações milionárias a campanhas eleitorais. Jornalista Léo.

COMUNICAÇÃO DE MASSA
O rádio não precisa comprar programas de sucesso no exterior.
Ele produz os seus próprios programas.
Remete ao vivo as vozes dos ouvintes e permite conversações. Parcerias.
As emissoras de rádio são de atuação regional.
Sendo locais permitem baixos custos.
Também 70% das notícias são locais.
Facilita a comunicação, com os ouvintes.
Tem características da prestação de serviços. Dá voz a quem não tem! As emissoras de Rádio falam a linguagem local. A mesma do ouvinte.
Rádio ouve quem ouve você.
A Rádio Sentinela só comercializa espaços em horário nobre: isto é, de dia, das 07 às 19h.
Libera seus microfones “abertos” para os ouvintes. 60% do tempo é dedicado a informações.
Aumenta o consumo; e de maneira especifica os lucros para o anunciante.
Direito a informação

É dever governamental deixar seu povo bem informado.
Taxas de concessão – na Itália, a legislação isenta as rádios proporcionalmente à intensidade de informações jornalísticas. Mesmo as do tipo comercial quando locais, mas limitam o tempo de publicidade.
Existe uma lei na Itália que prevê reembolso dos 50% das despesas telefônicas e de energia elétrica e o reembolso dos 80% dos custos para se filiar a 2 agências de notícias.
Para as rádios, que como RP fazem entre às 7 e às 20 horas os 25% de informação, a lei prevê, além dos reembolsos tarifários acima mencionados, também o reembolso dos 50% do custo dos satélites e o reembolso, sempre dos 80% dos custos de assinatura de 3 agências de notícias. Pesquisa do Jornalista Léo.

terça-feira, 24 de março de 2015

TÓXICO E MORTE (02)
Corria o ano de 1978 quando recebi do Jornalista Dílson de Queiroz pequeno livro, de grande conteúdo, sob o título Tóxico e morte, com essa dedicatória:
“Para Leopoldo Miglióli, criatura humana extraordinária e muito simpática, dedico com prazer” (a) Adilson de Queiroz – 11-09-78.
“Aos pais que sofrem a dor eterna em fazer da perda de um filho, em plena juventude; à família em geral, perplexa diante de tanta brutalidade no mundo em que vivemos mergulhados no Tóxico, aceite o profundo pesar de um homem, de um pai, que gostaria de ver a humanidade colocando a inteligência a serviço da ciência e não da violência”.

Arquivos implacáveis
Li o livro numa tirada só, em noite de insônia e arquivei. Eis que dias desses, tendo que remexer em meus alfarrábios, topei com ele, do qual transcrevo alguns parágrafos.

Guerra à Humanidade
É considerado o tóxico, pela medicina, como a maior agressão à saúde do ser humano.
A criatura que contrai o vício do tóxico, condena-se a morte.
Nunca é demais lembrar que uma pessoa desorientada, depressiva, é presa fácil do tóxico. O entorpecente é tão periculoso que mentindo ou não os chefões da Máfia, nos Estados Unidos, declararam à imprensa, que fizeram tudo na vida para ganhar dinheiro menos tráfico de drogas. E os que entraram nesse “comércio podre” devem ter enorme arrependimento por espalharem a miséria pelo mundo. Homens sem dúvida amargurados que dariam toda a sua fortuna por uma vida tranquila e, sobretudo, descente perante os seus semelhantes.

Seja um combatente da Cruzada Anti-tóxico. Assim estaremos salvando a sociedade brasileira do tóxico.
Começo do fim
O tóxico é tão degradante, que basta tomar uma vez, para ficar seu dependente. O começo do fim é justamente quando o traficante oferece de graça o primeiro cigarro, a primeira dose àquele que, na sua ignorância, pensa solucionar problemas, tornando-se um viciado em tóxico.

O traficante de alta periculosidade é, na sua maioria, viciado, que “trabalha” para alimentar o vício. É um morto vivo. Vendeu sua vida ao diabo, à quadrilha de tóxico, que nunca mais o deixará em paz. O toxicômano sofre duas condenações: a escravização pelos traficantes e a morte por envenenamento. Em suma: o viciado em tóxico compra uma viagem de ida para o inferno.
O traficante apresenta-se na qualidade de amigo, de um cara legal, que deseja ajudar o próximo. Mas aproveita-se do estado depressivo de sua vítima para dizer-lhe que tem algo que pode tirá-lo de sua agonia, oferecendo-lhe tóxico.
Os traficantes se infiltram em todas as camadas sociais. São indivíduos que não tem qualificação na vida. Aceitam qualquer tipo de barganha para introduzir drogas em ambientes de poder aquisitivo alto. O tóxico é tão infame que o viciado, quando não tem dinheiro para comprar sua cota diária, oferece a própria mulher ou mesmo a mãe para sustentar o diabólico vicio. É o fim. Jornalista Léo.

TÓXICO: COMEÇO E FIM (01)
TRÊS CAMINHOS: PRISÃO, CRACOLÂNDIA E MORTE
A escolha é sua

O tóxico é tão degradante, que basta experimentar uma vez para ficar dependente. O viciado trabalha só para alimentar o vício. É um morto vivo! Começa com a depressão. Pequenos furtos em casa, assaltos a mão armada, briga em família, degradação, agonia, prostituição; compra a fiado do traficante, que cobra em data certa.
Para conseguir e manter sua cota diária, oferece a namorada, a irmã e até a mãe, ao traficante para alimentar o diabólico vício.

Desabamento de impérios

Na idade média, grandes sociedades sucumbiram ao chegar no mundo da violência e degradação. Por exemplo:
Roma de Nero; Os Bacanas, Os Parangolés em palácios, perseguições religiosas terminaram por jogar todo aquele império no abismo. Egito, também, corrompeu-se chegando a ponto de sua rainha Cleópatra suicidar-se mergulhada que estava num clima de imoralidade total e Sodoma e Gamorra que ficaram célebres na história universal com o Cavalo de Tróia.
A falta de diálogo dos jovens com os pais é uma das causas de grande incidência do vício do tóxico. É da conversa que nasce a luz. O toxicômano é um revoltado, cheio de
ódio, um recalcado. Certo jovem retalhou com navalha todo corpo como se estivesse enlouquecido. Tem vontade de morrer. Tédio!
O toxicômano transforma o ser humano de boa índole, em monstro capaz de tirar a vida de outro com índice de requinte de perversidade.
Na atual geração, adolescentes adoram liberdade absoluta. Mas correm o risco de conhecer rapazes bem afeiçoados, bonitões, que na realidade são tremendos bandidos, assassinos, tarados da pior estirpe. A crônica policial anuncia casos horripilantes, de viciados de drogas, que já trucidaram famílias inteiras. O autor do livro “Tóxico & Morte”, conclama pesarosamente:
“Perdi um sobrinho, ainda adolescente, em virtude do vício do tóxico; não há palavras que possam expressar a perda de um ente querido perdido no vício das drogas”.
O traficante de tóxicos é o pior dos criminosos.
O tóxico é o câncer social, dissiminado pelos inimigos da vida, que tem três caminhos: inicia com as desavenças em família por falta de dinheiro, começa a vender utensílios domésticos, a assaltar, sequestrar, matar, tudo para sustentar o vício das drogas.
Finalmente, prisão, cracolândia da vida, morte ou assassinado é o fim dos usuários de drogas. Jornalista Léo.

segunda-feira, 23 de março de 2015

AUTISMO, NÃO CONFUNDIR COM HIPERATIVO
Quando o terceiro filho de Solange Poffo nasceu não demorou para a experiente mãe perceber que ele era diferente das duas filhas.
Com dois meses o menino não interagia.
A mãe achou estranho, mas foi quando o menino completou cinco meses que Solange comentou com o marido que algo estava de errado com o filho caçula.
Os pais conversaram com o pediatra, que disse ser normal uma criança ser diferente da outra. Foram necessárias muitas consultas com pediatras para que, aos 14 meses os pais de Flávio Alécio Poffo Júnior descobrissem que ele era autista.
Quando descobriu que o filho era portador do autismo, a mãe do menino não sabia nada sobre a doença e foi buscar informações. “Conhecer a doença me ajudou a conviver melhor com ele. Aprendi a entendê-lo melhor e a respeitar seus limites e desafios. O fator diferencial no tratamento da criança é a aceitação dos pais”, orienta.
O autismo caracteriza-se por uma disfunção cerebral e impede o desenvolvimento das relações sociais normais.
É diferente do retardo mental, embora 80% das crianças com Autismo possam apresentar também Síndrome de Down ou Epilepsia.
Dados da organização Mundial da Saúde revelam que uma em cada mil crianças possui a síndrome e foi para esclarecer a população sobre os sintomas do autismo que a Organização das Nações Unidas, ONU, estabeleceu o dia 2 de abril para dedicar às pessoas autistas.
Carla Marchesini, neuropediatra do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, explica que as causas da síndrome são genéticas e que não existe exame para detectar a doença.
Aos 16 anos, Júnior, como é carinhosamente chamado pela família, tem uma vida que pode ser considerada normal.
Ele estudou em escola da rede municipal até a oitava série e sempre frequentou a Apae, onde segundo a mãe recebeu muita orientação (Metas – LM).
Pra tudo tem uma opção.
Importante é descobrir o alvo.
E persegui-lo. Jornalista Léo.


DIA DA MULHER
E UM ALERTA ESPECIAL À SAÚDE CARDIOVASCULAR
Doenças cardíacas em mulheres são subestimadas, diz cardiologista

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, muito além das merecidas comemorações, é preciso ficar atento aos alerta com a saúde feminina. São inúmeros os cuidados necessários e, entre os principais, as doenças cardiovasculares, principal causa de morte entre as mulheres. “A prevalência de infarto do miocárdio em mulheres aumentou na meia-idade, na faixa entre 35 a 54 anos.

Um dos fatores de doenças cardiovasculares no sexo feminino é o tabagismo, muito prejudicial às mulheres”, explica o cardiologista Bruno Valdigem.
Estudo nos EUA demonstraram que, ao longo das últimas duas décadas, a prevalência de infarto do miocárdio em mulheres aumentou na meia-idade (35 a 54 anos). Um dos motivos está relacionado ao fato do público feminino subestimar os perigos das doenças cardiovasculares. Jornalista Léo.




sexta-feira, 20 de março de 2015

CRACK: NUNCA MÃE (06)
Afastamento dos filhos da mãe viciada
A orientação das autoridades brasileiras tem sido afastar os filhos do convívio da mãe viciada em drogas. A maioria das crianças é enviada para abrigos, onde elas ficam até que um familiar assuma a guarda ou até ser encaminhadas para adoção.
Além de Lethícia, Ligia tem outros três filhos, nascidos antes de seu envolvimento com o crack. Eles vivem com os avós.
No dia 4 de fevereiro, Ligia deixou Lethicia em casa com Edna e saiu para a reunião de pais na escola de um dos filhos. Depois passou em uma casa lotérica e sacou 465 reais que conseguiu dos
quatro meses acumulados no Bolsa Família por estar desempregada. Em três dias, gastou tudo em pedras de crack. No dia 7 de fevereiro de 2015 ela foi internada para desintoxicação no Instituto Bairral, em Itapira, no interior de São Paulo, onde conseguiu uma vaga pelo sistema público de saúde. Lethícia ficou com a avó.
Afaste-se de viciados; quaisquer sejam as drogas. Para que num futuro próximo não seja um deles.
Para o drogado os caminhos são: cadeia ou morte prematura.


TRÂNSITO (06)

As velocidades permitidas
Na cidade:
¨    80 km/h nas vias de trânsito rápido.
¨    60 km/h nas vias arteriais.
¨    40 km/h nas vias coletoras.
¨    30 km/h nas vias locais.

Nas autoestradas:
Quem obedece a legislação de trânsito evita acidentes.
Não corra! Não mate! Não morra!

Há sempre alguém esperando por você!
Em rodovias:
¨     110 km/h para automóveis e camionetas.
¨     90 km/h para ônibus e microônibus.
¨     80 km/h para os demais veículos.

Para estradas não pavimentadas, a velocidade máxima é de 60 km/h.