sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CRACK: NUNCA MÃE (03)

Depoimento de mãe viciada
Ligia conheceu o crack em 2008. Viciada em cocaína desde os 26 anos, ela passou a fumar “mesclado”, uma combinação de crack com maconha. A cocaína já não bastava para satisfazer sua busca pelo prazer efêmero das drogas.
Nos quatro anos seguintes, o uso da mistura foi-se tornando mais constante e ela passou a usar pedras de crack.
Como consequência do vício, Ligia abandonou a faculdade de pedagogia e não conseguiu manter-se em nenhum emprego.
Diz ela: “Passei a viver na rua! Não era dona de mim. Não sentia mais fome nem sono. Só vontade de fumar mais uma pedra, depois outra, depois outra”.
Quando o dinheiro evaporou, Ligia furtou em supermercados e se prostituiu em troco de pedras de crack. Ela foi contaminada com sífilis. Engravidou duas vezes. Sofreu dois abortos.
“Eu me envergonho, mas é importante que as pessoas saibam que, depois que o

crack vence uma pessoa, não há mais limites para o que ela possa fazer para tê-lo”, diz Ligia.
Na terceira gravidez o bebê se desenvolveu dentro dela. Ligia continuou sobrevivendo em buracos escavados por outros dependentes próximo dos alicerces de um condomínio às margens do Rio Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo.
Fumava trinta pedras de crack por dia. Às vezes, mais.
Edna, sua mãe, funcionária pública, tirou-a das ruas um mês antes de Lethícia nascer.
Quando uma gestante inala o crack, as substâncias tóxicas que invadem a corrente sanguínea são levadas até o feto. Embora a placenta seja uma barreira para alguns tipos de intoxicação, ela não é impermeável às moléculas da droga, que penetram no organismo do feto, principalmente no cérebro. Veja/25 de fevereiro, 2015. Excertos do Jornalista Léo. Continua.


FREI BRUNO

EX-PÁROCO DE GASPAR EM PROCESSO DE CANONIZAÇÃO
Nasceu em Dusseldorf, Alemanha aos 08/09/1876 (aniversário da Mãe de Jesus).
1894 – Aos 18 anos chega ao Brasil como missionário.
1901 – Aos 25 anos é ordenado padre em Petrópolis.
1902 a 1906 – Vigário em Gaspar/SC.
1907 a 1913 – Várias transferências pelo sul do Brasil.
1913 a 1917 – Em São José (SC), como pároco e bibliotecário.
1918 a 1925 – Trabalhou em Tapera, Não Me Toque, Lageado e
outras cidades do Rio Grande do Sul.
1926 a 1945 – Vigário em Rodeio/SC, durante quase 20 anos.
Foi mestre dos noviços e diretor das Irmãs Catequistas. Atendia a várias cidades do vale.
1946 a 1956 – Vigário em Xaxim/SC, atendia cidades do oeste.
1957 a 1960 – trabalhou em Luzerna e Joaçaba.
1960 – Aos 84 anos, faleceu em 25/02 em Joaçaba, onde está sepultado.
Milhares de pessoas visitam seu túmulo anualmente.
Devoto de Maria Santíssima, tinha o dom da bilocação, da clarividência e afastava tempestades. Curava pela imposição da mãos. Só andava a pé para fazer penitência. Guarda-chuva no braço e rosário na mão, são muitos os milagres atribuídos a ele.

NOVENA

Deus onipotente e misericordioso, à vossa bondade infinita agradecemos todos os benefícios que concedestes ao humilde Frei Bruno, e vos rogamos que pela sua intercessão, nos concedeis a graça... que vos pedimos. E se for do vosso agrado, deis ao servo fiel a honra dos altares, para vossa glória e para o bem da cristandade. E Vós Frei Bruno, grande servo de Deus, rogai por nós para que cresçamos no divino amor, na devoção à Virgem Santíssima, no ódio ao pecado e na verdadeira caridade e humildade cristãs. Protegei-nos dos perigos de corpo e de alma, para que um dia, Convosco no céu, louvemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por toda a eternidade. Assim seja!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PRECISAMOS DE UMA REFORMA MORAL E NÃO POLÍTICA
Artigo do Sociólogo e Professor Sérgio Hening

Mais uma vez os noticiários mostram os desmandos dos homens públicos eleitos por nós para cuidar da coisa pública.
Ocorre que grande parte dos homens públicos perderam, ou nunca tiveram moral pública e ética.Desta forma os projetos sempre atendem ao interesse de um grupo pequeno de pessoas que se beneficiam com a máquina pública e os volumosos recursos.
Quem não se lembra dos kits de primeiros socorros que nos foram enfiados goela abaixo para salvar da falência empresas de produtos farmacêuticos?
Quem não se lembra da famosa ciranda das empreiteiras que desviaram milhões de reais para construir autopistas no país?
Precisamos sim mudar nossos governantes, nossos representantes.
Precisamos sim de uma reforma, porém reforma moral, onde o cidadão antes de atacar os corruptos de hoje possa ver em seus pares os corruptos de amanhã. Precisamos de uma reforma moral, onde não apenas os políticos são safados, onde o povo seja moral.
Qual a diferença entre um político que desvia milhões e um “cidadão” que embolsa o troco errado do caixa do supermercado?
Qual a diferença do corrupto que desvia dinheiro público e coloca em contas na Suíça e o “ cidadão” que fura fila no restaurante?
Qual a diferença entre vereador, Deputado, Senador, Ministro ou Presidente de Associação de Bairro, Clube esportivo ou social? ou do Pedro Empresário que põe água no leite, ou sonega  milhões em   toneladas de malhas?
Não são diferentes, são iguais na medida em que não possuem moral e ética.
Por este fato, creio que antes de uma reforma política devemos ter uma reforma moral, onde todos nós possamos ter condições plenas de ser gente, ser verdadeiro e acima de tudo ser brasileiros. Brasileiros de não ter vergonha de ser honesto.
Junto-me aos milhares que irão as ruas, mesmo no silêncio da minha casa, junto-me aos milhares de guerrilheiros do saber que disparam todos os dias nas trincheiras violentas das salas de aula, balas de conhecimento, balas de moral e balas de esperança. Sergio Hening – Sociólogo.
.

CRACK: NUNCA MÃE (02)
CONTINUAÇÃO – Os repórteres Leonardo Coutinho e André Liohn, apuraram e publicaram na Revista VEJA, que o CRACK é droga barata, feita de pasta-base de coca, bicarbonato de sódio e amônia, quando inalada, leva à produção no cérebro de quatro vezes mais dopamina (um hormônio que dá sensação de prazer) do que a cocaína.
Quatro em cada dez dependentes de crack têm endereço fixo. Não são, ainda parte daquela multidão de andarilhos que vemos nas ruas, pele e osso, maltrapilhos, com o olhar petrificado.
O crack está destruindo famílias, jogando no lixo décadas de estudo de suas vítimas e produzindo uma geração dickensiana de órfãos de pais vivos, abandonados em “lares sociais” para ser criados pela caridade dos outros.
Muitos são filhos da classe média que, não fosse pelo crack, estariam
de mãos dadas com o pai ou a mãe indo para a escola ou aprendendo a andar de bicicleta nos parques nos fins de semana.
Oito em cada dez crianças abandonadas são filhas de dependentes químicos. Milhares de brasileiras engravidaram sob o efeito do crack, gestaram seus bebês drogadas e agora lutam contra o vício para não perderem seus filhos.
São mulheres como a ex-estudante de pedagogia Lígia Carvalho Fiochi, de 34 anos de São Paulo. A reportagem de VEJA acompanhou Lígia durante pouco mais de cinco meses, começando três meses depois de ela dar à luz Lethicia. O embate entre o desejo de cuidar da filha e a vontade por diversas vezes incontrolável de usar a droga que a afasta do instinto materno é uma síntese do que enfrentam diariamente muitas outras mães brasileiras. Continua.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CRACK: NUNCA MÃE (01)
Duas tragadas; e o vício está instalado.
Das drogas o mais nefasto. A mais barata e por isso mesmo ao alcance do mais pobre, cujo efeito de duração é efêmero, não mais que sete a nove minutos. Aí outra, mais outra. Milhares de outras pedrinhas.
A Revista VEJA acompanhou durante seis meses, com autorização a luta de Lígia, usuária de drogas e mãe de bebê de sete meses, contra o vício do CRACK, que já está a desgraçar um milhão de brasileiros e infernizando cerca de cinco milhões de circunstantes.
A história, em excertos, que a VEJA conta em oito páginas tintim por tintim, vai a seguir.
15 de novembro de 2014
“Depois de cinco meses sem usar, Lígia Fiochi saiu de casa com a filha de quatro meses.”
Em transe ela fuma CRACK em uma favela para retornar a uma vida normal.


 “SÓ MAIS UMA PEDRA”
Dizia ela. Uma luta titânica para deixar o vício por amor à filha. Amor maternal. Capaz de morrer para defender o rebento.
O amor de mãe desafia as forças destruidoras de guerra, da miséria e do preconceito. Pontifica a mulher ao autossacrifício e lhe dá coragem redobrada quando se trata de salvar os filhos. Se há objetivo no amor, o materno é todo voltado para a proteção da prole. O instinto impele a mãe a ficar do lado dos filhos – para tê-los em seus braços, para assegurar-lhes as condições para crescerem felizes e em segurança.
O que dizer do surgimento de uma força que se tem mostrado potente o bastante para superar até o amor de uma mãe pelo próprio filho? Essa força existe, só pode ser descrita como infernal e está-se espalhando pelo Brasil com o nome de CRACK. Continua.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CÂMARA SUECA, JÁ
Extraído do livro UM PAÍS SEM EXCELÊNCIAS e Mordomias de Cláudia Wallin, editora Geração. Como subtítulo, Cláudia acrescenta: Na Suécia os políticos ganham pouco, andam de ônibus e bicicleta, cozinham sua comida, lavam e passam suas roupas e são tratados por “você”. No Brasil...
Bem, no Brasil, até vereadores se concedem carros públicos particulares e acham isto muito natural. Vereadores, pessoas que acabaram de vir do seio do povo e sabem como é dura a vida do cidadão comum. Mal e mal assumem e são

infectados pelos vícios do poder e não enxergam mais aberração alguma. Incrível!
E o que são vereadores, deputados, governadores, senadores? Rigorosamente, APENAS pessoas eleitas para administrar o bem comum. Historicamente foram ousando, se atribuindo prerrogativas, importâncias, nobrezas, direitos, elevados salários (diretos e indiretos) etc. No fundo, se prevaleceram do cargo. Prevaleceram-se e se prevalecem, pois raros dentre eles são “contra”. Excertos de artigo do médico Cezar Zilig que escreve no SANTA às segundas-feiras.

GASPAR É MINHA TERRA
“Minha terra tem arrozeiras e também canaviais. É uma terra tão fértil que dá gosto de se plantar. Minha terra é pequena, mas tem cascatas e corredeiras.
Muitas vias de florestas e também o Rio Galhês.
Minha terra é o meu País, onde estudo, trabalho e me divirto, pois aqui vivem pessoas que se amam e são felizes.
Minha terra é o meu tesouro, onde guardo o meu coração, vivendo na esperança de um dia me eternizar aqui.
Minha terra é o meu próprio show, que vivo a sorrir e a cantar as belas paisagens que aqui encontro, para me poder orgulhar.
Minha terra é Gaspar, onde o céu é azul, cheio de estrelas, é rua que pranteia todo o coração do Vale.” Julio César Bridon dos Santos, escritor. Seleção do Jornalista Léo.

GASPAR RURAL: SUA FORÇA ESTÁ NO ARROZ (03)
O cultivo de arroz irrigado, reforça atividade de cunho familiar.

A economia do Município se expande. Agricultura, indústria, comércio e serviços abrem espaço para diferentes tipos de empresas.
No setor primário, o cultivo de arroz irrigado é a principal atividade, com destaque, ainda, para a pecuária e a piscicultura, que cresce com incentivos públicos.
Gaspar também tem representantes de peso nas indústrias alimentícia, têxtil e de utensílios plásticos. Algumas das empresas instaladas no Município estão entre as maiores do Brasil nos respectivos ramos de atuação e são conhecidas nacionalmente pela qualidade dos produtos.
Em expansão, Gaspar equilibra a calmaria de uma cidade do interior – com a agricultura enraizada nas tradições familiares – ao mesmo tempo em que mais indústrias se instalam e propulsionam o crescimento e o reconhecimento do Município.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município está entre os melhores do País: 0,832 em uma escala que pode chegar, no máximo, a 1,0, sendo classificado como muito alto.


Fundação da colônia: 1835;
Emancipação política: 18 de março de 1834;
Colonização: alemã, italiana e açoriana;
População: 70.000 habitantes;
Área total: 386,776 km²;
Área urbana aproximada: 75,85 km² (Plano Diretor de 2009);
Área rural aproximada: 310,50 km² (Plano Diretor de 2009);
Principais atividades econômicas: indústria, comércio, turismo e agricultura;
Limites geográficos: Norte: Luiz Alves e Ilhota; Sul: Brusque e Guabiruba; Leste: Ilhota e Itajaí; Oeste: Blumenau;
Vias de acesso: BR-470, BR-101, SC-470,SC-411;
Relevo: Composto por planícies situadas próximas ao Rio Itajaí-Açu e serras localizadas nos extremos Norte e Sul;
Ponto mais alto do município: Morro do Cachorro, divisa com Blumenau e Luís Alves;
IDH Municipal: 0,832 (censo 2010).



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

GASPAR: BOM LUGAR PARA MORAR (01)
Um município em franco desenvolvimento social e econômico.
Assim pode ser definido Gaspar ao completar mais um ano de emancipação política e administrativa.
E não é mera retórica. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população, é classificado como alto e a expectativa de vida dos gasparenses uma das maiores do País.
O número de empresas cresce, a geração de novos empregos também. A reforma da Ponte Hercílio Deeke foi uma conquista para a cidade, assim como a construção da Ponte do Vale, que garantirá mais fluidez ao trânsito e beneficiará todo o Vale do Itajaí.
O Centro da cidade passou por obras de reurbanização e  revitalização, as primeiras desse porte em quase 80 anos de história.
Falta um projeto de arborização e urge sua implantação.
Educação e saúde tem as estruturas ampliadas e os bairros recebem obras de pavimentação e drenagem.
A qualidade de vida fica evidente nas praças, nos espaços esportivos e nas ruas reurbanizadas. Gaspar cresce, se transforma em uma das melhores cidades de Santa Catarina e se prepara para um futuro cada vez melhor.
Vizinha de Blumenau, Brusque, Itajaí e Navegantes recebe a influência e os respingos dessas prósperas cidades e cresce junto.
Gaspar fica no finzinho da espinha dorsal da economia catarinense que vem lá de Dionísio Cerqueira, extremo oeste até os portos marítimos de Navegantes e Itajaí. O ideal seria uma ferrovia. De ponta a ponta são 650 km. Quase como de Gaspar a São Paulo.
Leopoldo Miglióli.
ROTARY CLUB COMEMORA 110 ANOS

O Rotary é a maior e mais respeitável organização não governamental da humanidade! ONG.
Comemora 110 anos dedicados à causa humanitária e à compreensão da paz mundial dia 23 de fevereiro de 2015.
Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade do mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.
A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembléia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.
Todos os cargos são
honoríficos, portanto, não remunerados.
Por reconhecer neles, as qualidades e os méritos para fazer parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, dos menos favorecidos, sempre tendo em mente algumas premissas, tais como:
“Dar de si antes de pensar em si”
Partindo da premissa de que toda pessoa que, tendo sido um pouco mais bem aquinhoada pela sorte, deve ser solidária com seus irmãos menos favorecidos, os rotarianos, através de sua organização, canalizam seus esforços, para que possam dar o máximo de rendimento aos recursos que conseguem juntar e aos serviços que prestam em caráter de solidariedade. Script do Jornalista Léo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

AQUECIMENTO GLOBAL
BIODIVERSIDADE – FURACÕES NO BRASIL
Bilhões de anos de evolução fizeram da terra o ambiente perfeito para o desenvolvimento da espécie humana. Mas o planeta tem dado sinais de que a maneira pela qual estamos explorando os recursos naturais pode transformar o mundo a ponto de comprometer nossa sobrevivência. Um exemplo recente são os furacões devastadores, que, de acordo com os cientistas, são consequências do aquecimento global.
Furacões intensos como o Katrina, que desvatou a cidade norte-americana de Nova Orleans em 29 de agosto de 2005, podem tornar-se mais frequentes nos próximos anos por causa do aquecimento global. A conclusão é divulgada na revista Science, em setembro, como resultado de um levantamento pioneiro dos furacões ocorridos nos últimos 35 anos em todo o mundo.
O número de furacões das categorias 4 e 5 (os mais fortes) praticamente dobrou nas últimas três décadas.
No mesmo período a temperatura média global da superfície do mar aumentou meio grau centígrado. Para se formarem, os furacões precisam que a água do mar esteja quente. Embora a relação entre aquecimento global e catástrofes desse tipo não seja tão simples assim, pois depende de outros fatores, os cientistas afirmam que quanto mais as temperaturas se elevarem, mais fenômenos como o Katrina poderão ocorrer em todo o planeta.
Brasil segundo outra pesquisa por uma dupla de estudiosos da Universidade de Melbourne, na Austrália, o Brasil também pode ser vítima dessa tendência. Eles não veem relação direta entre o efeito estufa e o furacão Catarina – fato inédito que surpreendeu a Região Sul do país em 2004 -, mas afirmaram que o aquecimento global pode criar as condições necessárias para que o fenômeno se repita. Jornalista Léo.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

GENGIBRE ARDE, MAS É BOM (01)
Famoso por combater gripe, ele também é eficaz contra colesterol alto e dores musculares. E ainda ajuda a emagrecer, no entender da Jornalista Karla Precioso.

Diferente do que muita gente pensa, o gengibre não é uma raiz, e sim um rizoma – o caule da planta que se desenvolve embaixo da terra.
Mas isso não diminui os poderes dessa planta de sabor picante. O centro de estudos do câncer da Universidade de Michigan, nos Estado Unidos, descobriu que suas substâncias inibem o avanço do tumor de cólon.
Como se fosse pouco, também são capazes de
combater a náusea provocada pela quimioterapia. O nutrólogo Edson Credídio, da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que a ciência comprova agora o que os povos da antiguidade já sabiam:
“Após as refeições, os gregos costumavam comer pedaços de gengibre para ajudar na digestão.
Hoje sabemos que o nutriente cineol tem ação digestiva, atuando também contra cólica e tontura”.
E os benefícios não param por aí! Ele acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura. Saiba mais sobre esse potente alimento do bem. Script do Jornalista Léo.
PENSAMENTOS EDUCATIVOS (05)
1.    Respeitar os velhos é tratar do próprio futuro com respeito.

2.    A maior dor não é estar longe das pessoas que amamos mas sim estar perto e não conseguir alcança-las.

3.    Mulher sábia é o creme rejuvenescedor do marido.
Mulher sábia transforma a casa.
Mulher sábia mexe com o coração de Deus.
Mulher usa a sabedoria para o bem.

4.    Nunca permita que alguém corte suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do céu.

5.    “Nunca deixe seus medos serem maiores que tua vontade de voar.
O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar”.

6.    É dever da família, da sociedade e do Estado a proteção integral da criança e adolescente.

7.    O Programa Turismo Sustentável e Infância, criado em 2004, tem por objetivo sensibilizar a sociedade civil e profissionais do setor, como garçons, taxistas e representantes da rede hoteleira sobre as estratégias de prevenção e enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo.

8.    Evento (abstrato), Fato (real) notícia fato não sabido.
Fato gera e notícia; traz informação, informação gera oportunidades e oportunidades criam riquezas.

9.    Caprichos da língua Portuguesa
Já pedido em prova:
Pontue adequadamente, se couber
Dê sentido à frase:

10.                      Helena quando toma banho quente diz ela mãe vem banhar-me com água fria.

  1. O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática quotidiana do caráter!