quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SAÚDE: MUITA FRUTA


Barriguinha enxuta com bastante água e vegetais ajudam um metabolismo equilibrado. Algumas dicas e bom senso, complementam.

Metabolismo, água e pepino

      Vegetais e verduras aceleram o metabolismo e ajudam na perda da gordura abdominal.
    A couve, a salsa e o agrião ainda possuem propriedades diuréticas, que reduzem a retenção de líquidos na barriga.
    Já a beterraba, a acelga, o quiabo, a alcachofra e a berinjela são ricas em magnésio e favorecem a barriga lisinha.
    No que diz respeito à sementes, a linhaça e a semente de chia são ricas em ômega 3, que é anti-inflamatório.
    Alguns chás, como o de erva-doce e o de hortelã, ajudam a combater a prisão de ventre.

Santa Água

    Beber água é fundamental. Para queimar gordura, eliminar toxinas, fazer o intestino funcionar corretamente e evitar retenção de líquidos, basta beber água. Então, se você quer ficar com a barriga lisinha é só prestar atenção a essas dicas.
     
Pepino

    Coma o pepino com casca, pois além de facilitar a digestão, você estrá ingerindo quantidades significativas de enzimas, fibras, vitaminas, sais minerais e glicídios.
    Nada mais energético e saudável do que o suco do pepino misturado ao suco de cenoura e beterraba.
    Uma fórmula que derruba qualquer tipo de inapetência, mesmo aquela apresentada pelos escolares ao acordarem.
    Por ser fonte rica em potássio, deve ser usado largamente entre cardiopatas e nefropatas que fazem uso de diuréticos e substâncias cardiotônicas como o digital; o pepino tem grande aplicação em pacientes usuários de derivados da cortisona.
    Mas, o que existe de revolucionário no pepino é o seu conteúdo em enxofre (7mg/100g) que faz parte da queratina (proteína do cabelo, pelo e unhas), além de participar da constituição de compostos fisiologicamente importantes como os aminoácidos (cisteína, cistina), a insulina, vitamina B1, e o ácido lipóico. (www.jornalistaleo@terra.com.br       www.radiosentinela.com.br 28-01-15) 
ÁGUAS MINERAIS SÃO SAUDÁVEIS


As águas minerais, pela composição que possuem, ou pela temperatura, são utilizadas para o tratamento de diversas doenças.
Conforme os agentes que as caracterizam, as águas minerais constituem determinados grupos: acídulas ou carbônicas possuem acentuada porcentagem de gás carbônico, o que as torna de sabor picante e ainda efervescentes; acídulo-alcalinas ou alcalino-gasosas possuem grande quantidade de bicarbonatos alcalinos; amargas possuem bicarbonatos alcalinos; bromadas possuem brometos; arsenicais possuem arsenatos; ferruginosas ou férreas possuem sais de ferro; iodadas possuem iodetos; líticas possuem sais de lítio; salinas possuem grande índice de sal (cloreto de sódio); sulfídricas possuem ácido sulfídrico ou sulfetos (são erroneamente chamadas sulforosas).
       O Brasil é muito rico em fontes de águas minerais. Algumas estão em localidades bastante conhecidas, como Poços de Caldas, São Lourenço e Araxá, em Minas Gerais, e Prata, Lindoia e São Pedro, em São Paulo. Também em Santa Catarina, no Sul do Estado.

Ciclo d’água

       O vapor d’água se desprende do solo e vegetais. Sobe para o céu.
       Também dos rios, lagos e mares. Na atmosfera transforma-se em nuvens.
       Destas originam-se temporais, trovões e relâmpagos liquefeitos, em gotas, voltam à terra, sendo absorvida pela mesma, pelos vegetais e animais, incluindo a raça humana. Pesquisa do jornalista Léo. (jornalistaleo@terra.com.br  www.radiosentinela.com.br 29-01-15)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NADA DE COMISSÕES


A Ministra tem razão. Quando o poder público não quer resolver, cria comissões. A comissão discute, pesquisa, diverge, polemiza, procrastina, revê e quando resolve, acaba em pizza! E gato escaldade tem medo de água fria.
         Ela foi sagaz: “Não falem em grupo de trabalho, vocês só vão gastar com passagens. Tragam uma proposta concreta e a gente conversa”.

Kátia uma Ministra prática

        Ministra da agricultura, Kátia Abreu é prática. Em reunião com representantes de portos e do setor pesqueiro catarinense, preocupados com a falta de fiscais agropecuários, ouviu a sugestão de criar um grupo de trabalho. A Ministra rebateu: “Não falem em grupo de trabalho, vocês só vão gastar com passagens. Tragam uma proposta concreta e a gente conversa”.

Mais fiscais condensados

         Kátia Abreu quer chamar os candidatos com melhores notas no último concurso público para fiscal agropecuário, mas que ficaram de fora em virtude do número de vagas.
         O governo distribuiu 126 novos fiscais pelo país. A soma foi insuficiente para atender à demanda.
ÁGUA GLOBAL



        Não é apenas a pele que precisa de cuidados, os olhos também pedem atenção. O calor favorece o desenvolvimento de fungos, bactérias e vírus na água e em lugares fechados, quentes e úmidos, facilitando as infecções oculares.
        Conjuntivites, ceratites, pterígio e catarata são as ocorrências mais comuns nesta época.
      
Mudanças Radicais

       O aquecimento global fez com que eventos climáticos extremos, como tempestades e secas drásticas, se espalhassem.
        Em 2014, o ano mais quente já

registrado, o mundo sentiu ainda mais esse impacto.

A ciência deixa pouca margem para dúvidas: o aquecimento global acelerado pelo ser humano é culpado por climas extremos – mas essa evidência não absolve autoridades da inépcia nos cuidados com o ambiente.
        Mesmo em uma situação otimista, na qual a humanidade atingiria a meta de cortar por completo as emissões de CO2 até 2100 - o que exigiria a substituição da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, por fontes renováveis como a principal matriz energética da civilização -, espera-se uma elevação de 2 graus na temperatura do planeta. (LM jornalistaleo@terra.com.br   www.radiosentinela.com.br 28-01-15)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PRIVILÉGIO AO REVERSO

O fórum privilegiado deveria ser invertido.
Os instruídos, com alta formação em cursos superiores, naturalmente deveriam saber a gravidade dos crimes que cometeram e, portanto, não deveriam ter privilégios em suas prisões, já que são bem conscientes da ação que praticaram.
Já os ignorantes e incultos, pouco letrados que não aprenderam nada sobre moral, honra e responsabilidade, e dos quais pouquíssimos têm consciência do que fazem, esses sim deveriam ter direito ao fórum privilegiado.

Lembrando a frase de Jesus Cristo: “Perdoai-os Senhor, porque eles não sabem o que fazem”.
Mas, se analisarmos profundamente, na realidade, ninguém deveria ter direito ao fórum privilegiado.
O valor da vida é igual para pobres e ricos e o ato do crime tem a mesma intensidade, independentemente do dinheiro de quem o praticou. (Vicente Gabriele Pascale – Florianópolis). Script Jornalista Léo.


ERA DO AQUECIMENTO GLOBAL


Apenas o início do fim do mundo

            Quando será ninguém sabe. Mas que está a dar os enésimos passos, isso está. Assim como para dar 100 passos há que se dar o primeiro.
            Pode acontecer daqui a 100, 200 anos, 500, 1000, um 1.000.000, talvez demore mais ainda.
            Tudo depende do comportamento e cuidados da raça humana, a única espécie predora da natureza.
            O clima; as intempéries, seguidos de desastres, só podem retardar o fim do mundo. Evitar não. A era do aquecimento global já deu o primeiro passo.
            Todos tentam escapar de alguma forma do sol, que arde incessantemente. Quando para, é para dar lugar a alguma tempestade gigantesca que se forma. Está difícil de encontrar o equilíbrio em nosso clima.
           
O alerta da sede

            Que a real falta de água em São Paulo e a situação preocupante por conta de seca que vivem os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais nos sirvam de alerta. Algo que há muito se fala, mas pouca atenção se dá. A água precisa ser tratada como um bem inestimável como realmente é. Pagamos barato por ela e por isso damos pouco valor. Só nos cai a ficha – nós: população, governo e empresas – de quão fundamental ela é quando a torneira seca.
Temporais: relâmpagos, trovões e alagamentos

            Com as temperaturas elevadas, passando dos 30 graus, é comum correr, no fim do dia, fortes trovoadas e tempestades. Gaspar foi uma das cidades afetadas pelas chuvas e sofreu com as enxurradas: foram registrados alagamentos em praticamente todos os bairros da cidade. O mais atingido foi o Gaspar Alto – onde chegou a chover 111 milímetros em uma hora durante o temporal. E que dizer dos desastres ecológicos de 83/84 e mais recente de 2008.
            Para prevenir acidentes e evitar transtornos ainda maiores, a Defesa Civil repassou algumas orientações à comunidade.
            Em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas: fechar janelas e portas; e não manusear equipamento elétrico ou telefone devidos aos raios e aos relâmpagos, nem se abrigar debaixo de árvores na hora das trovoadas.
            Quanto aos deslizamentos de terra, o órgão lembra que é importante observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e à inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa imediatamente.
A ÁGUA APRESENTA-SE NO ESTADO LÍQUIDO, GASOSO E SÓLIDO


         Vários de nossos rios, transformados em esgotos a céu aberto, estão mortos.
         Ainda há poucos anos, suas águas límpidas e piscosas, propiciam alimento e distração a grande parte do povo.
         Hoje, são canais malcheirosos, ausentes de vida, e que representam uma significativa amostra do que poderá acontecer a todos os nosso mananciais se não forem tomadas medidas drásticas e urgentes para interromper o ciclo de destruição criado pelo progresso.
         A fórmula da água é H²O. Isto quer dizer que cada molécula de água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
         A água é composto que está mais amplamente distribuído pela Terra. Três são os estados de agregação apresentados pela água: sólido, líquido e gasoso. Nos polos terrestres e no cume de determinadas montanhas, a água apresenta-se sob a forma de gelo ou de neve, o que acontece sempre quando a temperatura cai abaixo de 0°C.
         Em sua forma líquida, constitui principalmente os rios, os lagos e os mares, correndo ainda em lençóis subterrâneos grandes depósitos aproveitados pelo homem, através de poços escavados ou perfurados (artesianos). Temos um lençol de água denominado quadrilátero, aquífero guarani que se estende pelos vizinhos países, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, do qual o nosso pais abastece algumas cidades de São Paulo.
         Em sua forma gasosa, a água apresenta-se como vapor no ar atmosférico, isto em grande quantidade, pois calcula-se que apenas o ar relativo a um quilômetro quadrado de superfície terrestre contenha cerca de 18.000 toneladas de vapor de água.
         Segundo Aristóteles, o célebre sábio da antiguidade, a água era um dos quatro elementos: água, ar, terra e fogo.
         Somente a partir do século XVIII, a água passou a ser considerada um composto. Em 1871, Henry Cavendish verifica e comprova sua composição.
         Outras experiências, realizadas por Nicholson e Carlisle, em 1800, estabelecem a proporção de hidrogênio e de oxigênio presentes na água. Pesquisa do Jornalista Léo.
(jornalistaleo@terra.com. br www.radiosentinela.com.br 20-01-15
MELHOR NEGÓCIO
INVESTIR EM SI MESMO


Poupar no presente para usufruir no futuro

       Reservar um dinheirinho para a velhice. Conselho repetido à exaustão por quem entende de finanças e também por qualquer pessoa de bom senso: é preciso, guardar um dinheirinho todos os meses para contemplar a aposentadoria, porque ninguém sabe o que poderá acontecer no futuro.
       Mas a realidade não é bem assim.
       Pesquisa do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz sobre a atividade econômica na terceira idade revela que a maioria (57%) dos consumidores brasileiros com mais de 60 anos não possui reserva financeira ou investimentos.
       Essas pessoas não estão preparadas para algum imprevisto e não têm qualquer reserva de dinheiro. Pesquisa do jornalista Léo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ÁGUA E SAÚDE


        Imagine um dia sem beber água, dois sem cozinhar, uma semana sem banho. A água é a mais básica das necessidades humanas e a prioridade para o consumo pessoal é garantida por lei.
        Não é possível viver sem água e a escassez desse recurso provoca impacto direto na saúde pública, podendo deflagar surtos de doenças na população.
        A Radis, explica que a falta de serviços de saneamento tem consequência direta no bem estar da população. “Nestes serviços estão incluídos não só a oferta de água com qualidade e em quantidade adequadas, mas também a existência de sistemas de esgotos, de gestão dos resíduos sólidos e de drenagem”. Protege os rios e corpos hídricos, proibindo a ocupação, a não ser por vegetação nativa, em curvas de morro, encostas e inclinações acima de 45 graus.      “Acontece de forma desordenada, o poder público não toma as medidas cabíveis e quem paga por essa negligência é a população e o meio ambiente”. “É preciso viabilizar o saneamento, reduzindo a poluição ambiental e garantindo a saúde pública”.
        Por exemplo, a ausência de sistema de abasteciento de água potável fará com que as pessoas passem a buscar fontes alternativas pouco seguras, ficando expostas ao risco de contrair doenças.
        É o caso da procura por água em recipientes improvisados ou da compra de galões de água de qualidade duvidosa. Além disso, com pouca água disponível afeta a higiene das pessoas e dos locais onde vivem. “E a falta de higiene adequada é em si outro fator de risco para se infectar por outras doenças”, diz Paulo.
        “O consumo de água de qualidade protege a saúde, previne doenças e determina a qualidade de vida do homem”. Pesquisa do Jornalista Léo. (www. jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 23-01-14)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

EM 2050 SEREMOS 9 BILHÕES DE BOCAS

O Brasil faminto


Glauco Olinger é dos mais experientes profissionais do Brasil. Sempre atuou em SC.
Na opinião desse expert, - quando o calendário marcar o ano 2050 estima-se haver mais de 9 bilhões de habitantes no planeta.
        Para garantir alimentação em quantidade e qualidade, capaz de satisfazer as exigências nutricionais básicas de todos, a produção de grãos, carnes, frutas e hortaliças terá que crescer de 60 a 70% sobre as safras atualmente obtidas.
        A (FAO) vem realizando essas previsões, ao mesmo tempo que alerta ser indispensável o uso dos recursos naturais (além de outros quem vêm sendo descobertos), por meios e métodos sustentáveis, condição dependente, em alta dose, da governança.
Também do apoio que recebem os pesquisadores e extensionistas das áreas das ciências agrárias e da nutrição, além e essencialmente dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, agricultores e pescadores.
         O indispensável aumento da produção de alimentos decorre não só do crescimento populacional, mas, também, da existência de quase um bilhão de famintos e cerca de 3 bilhões de mal nutridos.
        A segurança alimentar será impraticável sem controle do crescimento demográfico. Pesquisa do Jornalista Léo.
CORPO SARADÃO!

Barriga enxutinha


        Alguns alimentos podem contribuir para que a barriga fique lisinha. Detalhe: manter o intestino funcionando perfeitamente é fundamental para conseguir isso.
       
O que consumir

        A ingestão de água e iogurtes com lactobacilos é prioritária.
        Alimentos ricos em fibras solúveis ajudam o intestino a funcionar bem e a absorver nutrientes que diminuem a gordura abdominal.
        O consumo de frutas ajuda a murchar a barriga devido à alta presença de fibras.
        O maracujá, a maçã e a ameixa têm boas quantidades de fibras solúveis. O kiwi, o morango, a laranja, a acerola, a goiaba e a tangerina são ricos em vitamina C e, por isso, antioxidantes. As frutas vermelhas e roxas, como a amora, a uva e a framboesa, também são antioxidantes.
        Há ainda as que possuem outras características específicas, que contribuem para a perda da gordura abdominal.

Dupla poderosa

        A gordura presente no abacate ajuda a reduzir a barriguinha, mas apenas se a fruta for consumida com moderação. Ela possui magnésio, mineral que, em conjunto com o cálcio, ajuda a relaxar a musculatura e a diminuir o inchaço e a vontade de comer doces.
         A lichia é outra fruta que também possui a capacidade de queimar a gordura abdominal. Isso, graças à presença de cianidina, segundo pesquisadores. Continua – Pesquisa do Jornalista Léo.
(www.jornalistaleo@terra.com.br www.radiosentinela.com.br 22-01-14)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

BACIA AMAZÔNICA


         A bacia do Amazonas está localizada entre as montanhas do sistema Brasileiro, Guiano e Andino, correspondendo a uma área de 6.430.000 km².
        Deste total, perto de 5.318.000 km² estão no Brasil. O principal rio dessa bacia é o Amazonas, que corta completamente o Estado e parte do Pará. Lança-se, no oceano Atlântico.
        Seu estuário mede 335 km de largura, uma distância quase como Rio e SP. Está situado entre o cabo do Norte e a ponta da Tijioca. É dividido em dois braços: Macapá e rio Pará.
        O Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água. Com uma extensão de 5.560 km, corre 3.165 em território brasileiro e o restante em território peruano, onde nasce.
        Sua largura máxima é na altura do rio Xingu, treze quilômetros, e a menor é em Óbidos, Santarém, com 1.892 m. Sua profundidade varia de vinte a duzentos metros, e até mais.
        Os afluentes do rio Amazonas são mais de mil. Os mais importantes são: Margem direita, Javari, Juruá, Tefé, Purus, Mdeira, Tapajós, Xingu e Tocantins; na esquerda, Japurá, Negro, Trombetas, Jarí e Araguari.
        Cerca de 80.000 m² de água por segundo são lançados pelo rio Amazonas no oceano Atlântico. Esta água pode ser percebida quatrocentos quilômetros mar adentro.
        É no seu estuário onde se forma o fenômeno da pororoca, um som anomatopaico ao encontro de suas águas com as ondas do mar, que recuam quilômetros em direção às nascentes pelas florestas adentro. Pesquisa do jornalista Léo.

MELHOR NEGÓCIO
INVESTIR EM SI MESMO

Poupar no presente para usufruir no futuro

       Reservar um dinheirinho para a velhice. Conselho repetido à exaustão por quem entende de finanças e também por qualquer pessoa de bom senso: é preciso, guardar um dinheirinho todos os meses para contemplar a aposentadoria, porque ninguém sabe o que poderá acontecer no futuro.
       Mas a realidade não é bem assim.
       Pesquisa do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz sobre a atividade econômica na terceira idade revela que a maioria (57%) dos consumidores brasileiros com mais de 60 anos não possui reserva financeira ou investimentos.
       Essas pessoas não estão preparadas para algum imprevisto e não têm qualquer reserva de dinheiro. Pesquisa do jornalista Léo.

            ÁGUA TÃO IMPORTANTE QUANTO O AR (1)

A água é tão importante à vida como o ar. Não só precisamos da água para nos dessedentarmos e para o preparo das refeições mas também para a nossa higiene. Se tomamos banho, escovamos os dentes, lavamos as mãos é porque existe água.
        Mas não é só o ser humano que necessita de água. Os outros animais, as aves, os insetos, os vegetais, todos precisam de água.
        Três quartas partes da superfície da Terra estão cobertas de água. Perto de 72% do peso de nosso corpo é constituído de água. Alguns vegetais chegam a ter 98% de seu peso composto por água. A vida formou-se na água. Veio da água e dela depende em grande parte; sem água, não haveria vegetais, e sabemos que deles dependemos direta e indiretamente.
        Se da água dependemos tanto, devemos conhecê-la o melhor possível, principalmente agora que sabemos o alto grau de poluição que ela atingiu, com sérias consequências para o equilíbrio ecológico.

Mudança de hábito

        A rotina de falta de águas nas torneiras do litoral, notadamente Balneário Camboriú, está fazendo muita gente repensar seu destino de verão. Ou remanejando a data das férias.
        Praia continua sendo um programão, mas fora do verão, quando o banho de chuveiro é garantido e há lugar na areia. Novembro, por exemplo, quanto estive lá. Balneário Camboriú estava assim, dava gosto.Continua - Pesquisa do jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 19-01-14)

A ÁGUA APRESENTA-SE NO ESTADO LÍQUIDO, GASOSO E SÓLIDO


         Vários de nossos rios, transformados em esgotos a céu aberto, estão mortos.
         Ainda há poucos anos, suas águas límpidas e piscosas, propiciam alimento e distração a grande parte do povo.
         Hoje, são canais malcheirosos, ausentes de vida, e que representam uma significativa amostra do que poderá acontecer a todos os nosso mananciais se não forem tomadas medidas drásticas e urgentes para interromper o ciclo de destruição criado pelo progresso.
         A fórmula da água é H²O. Isto quer dizer que cada molécula de água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
         A água é composto que está mais amplamente distribuído pela Terra. Três são os estados de agregação apresentados pela água: sólido, líquido e gasoso. Nos polos terrestres e no cume de determinadas montanhas, a água apresenta-se sob a forma de gelo ou de neve, o que acontece sempre quando a temperatura cai abaixo de 0°C.
         Em sua forma líquida, constitui principalmente os rios, os lagos e os mares, correndo ainda em lençóis subterrâneos grandes depósitos aproveitados pelo homem, através de poços escavados ou perfurados (artesianos). Temos um lençol de água denominado quadrilátero, aquífero guarani que se estende pelos vizinhos paises, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, do qual o nosso pais abastece algumas cidades de São Paulo.
         Em sua forma gasosa, a água apresenta-se como vapor no ar atmosférico, isto em grande quantidade, pois calcula-se que apenas o ar relativo a um quilômetro quadrado de superfície terrestre contenha cerca de 18.000 toneladas de vapor de água.
         Segundo Aristóteles, o célebre sábio da antiguidade, a água era um dos quatro elementos: água, ar, terra e fogo.
         Somente a partir do século XVIII, a água passou a ser considerada um composto. Em 1871, Henry Cavendish verifica e comprova sua composição.
         Outras experiências, realizadas por Nicholson e Carlisle, em 1800, estabelecem a proporção de hidrogênio e de oxigênio presentes na água. Pesquisa do Jornalista Léo.