terça-feira, 1 de dezembro de 2015



ROTEIRO PARA VISITAR O RIO (3)

É fácil locomover-se de carro no Rio: há placas indicativas; e basta seguir o fluxo mais volumoso do trânsito para atingir os luxuosos bairros da Zona Sul.
         É interessante começar o dia pelo que o Rio tem de mais abundante e talvez melhor. Custa muito pouco. As praias. Nas areias quentes de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Corado, Barra da Tijuca, Prainha, Grumari... todas povoadas de lindas garotas, serelepes, malevolentes, biquínis sumários, excessivamente atraentes. Você logo identifica o espírito carioca, seus gestos descontraídos e sua maneira despreocupada de usufruir a natureza, ao lado do chope estupidamente gelado ou de uma “caipirinha” bem preparada, que acompanha petiscos bem temperados.
         Mas se você preferir trocar as emoções do futebol pelas do turfe (corridas de cavalo), então vá conhecer o Hipódromo da Gávea, que já admirou lá do alto do Corcovado, vizinho a badalada praia de Ipanema.

Euforia do Carnaval
         Mas se o Carnaval chegar enquanto você usufrui das delícias do Rio, prepare-se por que vai cair na folia. Não há cristo que resista! Quem conhece o Rio sabe, por ciência ou por instinto, que no mês de fevereiro pode acontecer tudo: o calor de 40 graus e o aguaceiro destemperado; as calmarias de um amor firme divino e os atropelos de um amor caótico, arrebatador e passageiro.
         Quem sai de manhã para trabalhar pode muito bem ir parar na Barra da Tijuca. E quem sai para tomar chope na Barra da Tijuca acaba sempre tomando chope na Zona Norte (Mangueira, Madureira...). Porque fevereiro é o mês do Carnaval (mesmo que às vezes ele caia em março) – e tudo é permitido. Euforia, descontração e alegria.
          É como se a alma carioca entrasse em férias ativas, divertidas, agitadas. Tudo é um resumo da graça e da euforia dos cariocas. Comprove isso nas praias, nos bares, nas ruas, nos homens, nas mulheres – é tudo carnaval. E tudo que tem a fazer é tirar a gravata, vestir o biquíni e sair por aí; tudo pode acontecer. Até pode ser assaltado. Muito cuidado com os bandidos! Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 26-11-2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário