quinta-feira, 5 de novembro de 2015



VIVA SEM ELAS (01)
Pedras nos rins


Para isso, você precisa fazer da alimentação uma aliada e da água a sua melhor companhia. Ter ou não cálculo renal vai depender muito do que você coloca no prato e no copo.
Você sabe que a ingestão de água faz bem para o corpo
            Essencial para a saúde, ele é capaz de evitar doenças, entre elas, o cálculo renal. E a explicação é simples. A água torna a urina mais diluída, favorecendo a eliminação de substâncias, em geral sais minerais, que, ao se agregarem, formam as famosas pedras nos rins. Logo, a ingestão insuficiente de líquidos é um dos principais fatores que favorecem o surgimento dos cálculos.
            Se além de não beber muita água você tem mais de 35 anos, histórico familiar de pedras nos rins e uma dieta excessiva em proteína, sódio e açúcar, suas chances de desenvolver a doença são ainda maiores.
Prevenção é o melhor caminho
            Os cálculos renais são formados por substâncias presentes na urina em concentração atípica que levam à sua cristalização.
            E, dependendo do tipo de composto em excesso e do pH da urina, os cálculos recebem nomes distintos: cálculos de ácido úrico, cálculos de cistina e cálculos de estruvite.
            É aconselhável beber cerca de dois litros de líquido por dia, e que pelo menos mais da metade dessa quantidade seja de água.
            Evite bebidas açucaradas, assim como refrigerantes.
            Determinados alimentos, como os sucos de fruta, podem prevenir cálculos mais ácidos por alcalinizarem a urina. Mas não exagere na ingestão. O limite são três copos por dia. Uma dica é o suco de limão. Se ele não lhe agrada, tente pingar algumas gotas de limão na água. Outra opção é a laranja e a lima. Ou ainda banana, melão, damasco, tomate e brócolis.
            Assim como o limão, todos esses alimentos são ricos em citrato, capaz de inibir a cristalização de sais de cálcio.
Controle a alimentação
            A sua alimentação é uma arma importante na batalha contra as pedras nos rins. E um dos vilões a ser derrotado é o excesso de sal. A ingestão desse mineral deve ser limitada a 3 g por dia.
            Evite alimentos ricos em sódio, como refeições pré-cozidas, embutidos, conservas, caldos industrializados e batatas fritas de pacote.
            Também não abuse das proteínas. Elas aumentam as chances de cálculo renal, já que reduzem o pH, tornando a urina mais ácida.
            Recomenda-se ingerir entre 0,8 g a 1 g de proteína por quilo. Isso quer dizer que, se você pesa 70 kg, deve limitar sua ingestão entre 56 g e 70 g de proteína por dia. Jornalista Léo.  (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br 05-11-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário