sexta-feira, 13 de novembro de 2015



OSTEOPOROSE
Ossos mais fortes ao seu alcance

       Essa doença diminui a densidade óssea, favorecendo o acontecimento de fraturas.                         Porém com mudanças no estilo de vida, é possível evitá-la. E mesmo que o problema já esteja instalado, há maneiras de fortalecer a ossatura, a ponto de prevenir suas consequências.
        Crianças travessas – ou esportivas – são as vítimas mais comuns de ossos quebrados. A única vantagem é que a recuperação de fraturas em pessoas jovens tende a ser rápida, com exceção, claro, daquelas que precisam de cirurgia.
        Mas se você tem mais de 50 anos, cuidado. As fraturas levam mais tempo para cicatrizar e podem revelar algo a mais: a osteoporose, doença silenciosa que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos.
        Trata-se de distúrbio de metabolismo caracterizado pela perda de massa óssea. Assim,  os ossos ficam mais frágeis e há aumento do risco de fraturas devido a falta de calcificação.
        Os locais mais acometidos são vértebras, punho, quadril, costelas, úmero e, principalmente, parte superior do fêmur: Outros sinais, como diminuição da altura, dor na região lombar e postura encurvada, também podem surgir com o avanço da osteoporose.
        Segundo o Ministério da Saúde, 10 milhões de brasileiros têm a doença. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br13-11-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário