CRUZEIROS MARÍTIMOS
Santa
Catarina precisa olhar além das rodovias e dos aeroportos, investir pesado em
portos.
Dentre os turistas estrangeiros que visitam o Brasil pelo
litoral brasileiro sobressaem os argentinos; quase 20%.
É mais uma razão para Florianópolis acelerar as obras do seu
novo aeroporto internacional e implantar, o quanto antes, um terminal multiuso
para atracação de cruzeiros.
Há projetos de porto turístico sendo desenvolvidos para as
praias de Canasvieiras, no Norte, e do Campeche, no leste da Ilha de Santa
Catarina.
Mas impressiona a falta de empenho com que Florianópolis vem
tratando seu gigantesco potencial como destino global de cruzeiros. Por
exemplo: feitas as contas em Lisboa, a indústria dos cruzeiros contribuiu, em
2014, com 92 milhões de euros para a economia da capital portuguesa.
Esse valor deverá aumentar quando o novo terminal de
cruzeiros de Santa Apolônia estiver pronto (investimento de 50 milhões de
euros). A partir dessa data, e segundo a administração do porto de Lisboa, a
estimativa é de que os turistas fiquem na capital por, pelo menos, dois dias
antes ou depois dos cruzeiros. O quê estamos esperando? – Este trabalho foi
motivado de artigo decadenário escrito na revista brasileira de Turismo – Revista Touring – lembrado há dias na
mais antiga Revista de Turismo. Reproduzido na Sessão Espaço Cidadão. Jornalista
Léo. (LM Jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br
23-09-15)
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