segunda-feira, 21 de setembro de 2015



PECADOS CONTRA A INFÂNCIA

“O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma com que ela trata suas crianças.”  A frase, de Nelson Mandela, foi escolhida pelo médico pediatra Daniel Becker para introduzir uma lista onde ele aponta os sete pecados capitais cometidos contra a infância.
            Daniel falou sobre o assunto no evento TEDx Laçador, realizado em Porto Alegre.
            1 - Privatização do nascimento natural e do aleitamento materno: “A cultura da cesárea faz com que as mulheres acreditem que o parto normal deve ser a cesárea. Que o parto normal é nocivo, doloroso, perigoso. Da mesma forma acontece com o leite materno. Em dois meses a criança está desmamada.
            2 – Terceirização da infância: Por causa da falta de tempo dos pais, as crianças estão sendo deixadas em creches ou com babás. “Perdemos o que é mais precioso na infância: o convívio com os filhos.
            3 – Intoxicação da infância: Alimentação rica em gordura, sal e açúcar, que vem da comida congelada e industrializada. “Obesidade e diabetes estão explodindo na infância”.
            4 – Confinamento e distração permanente: As crianças passam até oito horas por dia conectadas em aparelhos eletrônicos. Esse confinamento impede que elas tenham um momento de consciência, de vazio, de tédio. “O tédio é fundamental na infância. A criatividade e imaginação. Nós estamos amputando isso dos nossos filhos”.
            5 – Mercantilização da Infância e Consumismo Infantil: Assistindo muita televisão durante o dia, as crianças são massacradas pela publicidade, por valores de consumismo. “E essa publicidade é criança de distinguir fantasia de realidade, explora o amor dela por personagens e instiga nela valores como consumismo obsessivo, hipervalorização da aparência, a futilidade e cosas piores, como se tudo fosse baratinho e os pais tivessem recursos para comprar”.
            6 – Adulteração e erotização precoce: “Existe uma erotização que usa a criança de 7, 8 anos para vender produtos de moda, uma erotização baseada no machismo, na objetificação das meninas e das mulheres, na valorização excessiva da aparência, com toques eróticos”.
            7 – Entronização e superproteção da infância: Para compensar a ausência, muitos pais tornam-se permissivos e acabam perdendo a autoridade sobre os filhos. Mas a criança precisa de gente que conduza a vida dela. Que a discipline.
            Médico sugere que os pais estejam presentes na vida do filho em pelo menos 10% do tempo em que estão acordados.
            Relação ao espaço, a orientação é estar perto da natureza. “O convívio com o espaço aberto vai afastar das telas, vai reduzir o consumismo e o materialismo excessivos, vai promover o livre brincar (que, por sua vez, vai gerar inteligência, humor e criatividade), vai gerar convívio entre as famílias, vai promover o contato com o ar, o sol e o verde e vai reduzir todos os problemas da infância”. Texto publicado no portal EBC em 8/7/15. Assista à palestra de Daniel Becker na íntegra em bit.ly/1gMwvO9Z – Copidesque do Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 21-09-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário