quarta-feira, 2 de setembro de 2015



Como evitar

        Minha mãe já teve formação de cálculos renais diversas vezes, e já ouvi dizer que isso é comum entre pessoas da mesma família. Dá pra prevenir? Pergunta Andréa Fonseca / Jabatão dos Guararapes – PE.
        Andréa, o histórico familiar é, realmente, um dos fatores de risco para a formação de pedras nos rins (cálculos renais).
        Mas há formas de evitar esse problema.  
        Ter líquido suficiente nos rins é meio caminho andado para evitar o aparecimento de pedra. Por isso, beba, pelo menos, dois litros de água por dia – no verão, aumente para três litros. E tome um copo d’água antes de ir dormir, para evitar que a urina fique muito concentrada de manhã. Outra dica é reduzir o consumo de carnes e peixes.
        A ingestão excessiva de proteínas deixa a urina mais ácida, aumenta a concentração de oxalatos de ácido úrico e reduz a quantidade de citrato (isso aumenta a quantidade de cálcio na urina e, assim, o risco de formação de pedra).
        Ainda sobre o cálcio, sua ingestão pela alimentação não pode ser nem baixa, nem alta (ambas as situações podem conduzir aos cálculos renais). Pra suprir suas necessidades deste mineral, inclua na dieta diária três dessas opções: um copo de leite, duas fatias de queijo, dois iogurtes, 110 g de couve ou 130 g de agrião. E reduza a ingestão de alimentos ricos em sódios. Esse mineral também está associado às pedras nos rins.
        Assim, use menos sal para temperar e evite embutidos (como presunto e salsicha), temperos prontos, salgadinhos de pacote, etc. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 02-08-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário