segunda-feira, 31 de agosto de 2015

URUPEMA

Urupema é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Por estar abrigada por todos os lados, menos o SE, pelo relevo local, altitude na área urbana entre 1315 e 1430 m, mais presença de barreiras elevadas circundantes com até 1726 m, suas temperaturas mínimas normalmente são as mais baixas de SC e muitas vezes do Brasil. Suas máximas, raramente atingem 30 graus, são relativamente baixas no decorrer do ano, mas novamente pela topografia que está inserido o núcleo urbano, pode mostrar valores um pouco mais elevados que em outras localidades da Serra Catarinense (São Joaquim, Bom Jardim da Serra), localizadas no topo das amplas colinas, coxilhas, de cima da serra ou em imensa área de depressão planaltina, no caso do jardim da serra.
 A média anula da temperatura está em torno de 12.5 graus (últimos 4 anos de medições).
Em janeiro, mês mais quente, a temperatura média é de 17 °C, e julho, mês mais frio, a média é de 8 °C, com possibilidade de queda de neve entre maio a setembro, geadas severas entre abril a setembro e medias a fracas nos demais meses, sem exceção, sendo a mais rara em fevereiro.
 Assim, é uma das raras cidades brasileiras com geadas em todos os meses do ano. Além de registrar as mais baixas temperaturas nacionais, o microclima de Urupema mostra acentuada variação térmica no decorrer do dia.    É comum amanhecer muito frio e em poucas horas a temperatura pode dar sensação de muito calor, embora a máxima possa ficar em torno de 15 graus.
No verão a na primavera, são comuns dias com temperaturas próximas de 5 graus e máximas em torno de 20 a 25 graus. As quedas de temperaturas são abruptas e as chuvas podem ser copiosas em curto tempo.
Elevado é o número de dias ensolarados e de nevoeiros no alto do Morro das Torres ou das Antenas (Morro do Campo Novo). Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 31/08/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário