quinta-feira, 13 de agosto de 2015



O CAMPO É A SALVAÇÃO

            Nestes dois últimos exercícios, quem aguentou o PIB foi o meio rural.
            O único que deixou superávit. Os outros, todos, deixaram déficit.
            A jornalista lageana Mônica Foltran em estudo e divulgado no Diário Catarinense desenvolveu didático trabalho, que merece ser conhecido além dos consumidores e principalmente camponeses.
            Eis o título do artigo:
Sementes
            Novas oportunidades abrem espaço no campo em Santa Catarina.
            Jovens que optaram por fazer o caminho inverso – deixar a cidade e voltar para a zona rural – estiveram reunidos em Lages, num encontro de empreendedores rurais.
            O programa SC Rural promete injetar R$ 5 milhões até 2016.
            A iniciativa, promovida pelo governo do Estado desde 2013, é parceria com a Epagri; tem objetivo de reduzir o êxodo rural e promover o retorno dos jovens à lavoura.
            O evento reuniu autoridades e contou com a presença do governador Raimundo Colombo.
            Em 2014 um jovem chegou a concluir o curso técnico de eletrônica, em Lages, mas optou pelo campo.
            Em seguida, fez capacitação em técnicas de cultivo de hortaliças e os planos futuros tomaram um rumo diferente.
            Hoje, após concluir o curso, tem certeza da escolha que fez. Investe na propriedade familiar de gado e plantação de morangas e ainda ensina aos pais as novas técnicas que aprendeu.
            Pereira conta que, apesar de gostar do campo, não via futuro na pequena propriedade da família. Depois de fazer o curso de capacitação em São Joaquim passou a aprender novas técnicas de cultivo e de pasto, que o fizeram enxergar o negócio da família como algo rentável e passível de investimentos:
             - Busquei fazer outros cursos, como o de inseminação artificial, técnicas administrativas e de empreendedorismo.
            Os dados do último censo do IBGE apontam que apenas 3,87% da população jovem permanece nas áreas rurais do Estado. A iniciativa do governo tenta reverter este quadro oferecendo cursos de capacitações aos filhos de agricultores. Para o presidente da Epagri, as oportunidades dão resultados e atraem os jovens da área urbana para rural.
            - Estamos paralisando o êxodo rural. Temos bons exemplos do retorno dos jovens que trabalhavam em churrascaria, supermercados, e posto de gasolina em Florianópolis, Joinville, Criciúma e estão voltando para o meio rural – afirma.
            - Esse tipo de investimento muda o cenário rural formando líderes e melhorando o meio em que vivem. Assim o PIB segura o Brasil em crise econômica parafunda. Do jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 13-08-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário