quinta-feira, 9 de julho de 2015



INSÔNIA: CELULAR ATRAPALHA
Luzes de cores quentes

A parte do cérebro responsável pelo sono é a glândula pineal.
         Ela produz uma substância chamada de melatonina, que vai acumulando a partir do momento que nossos olhos passam a perceber uma redução dos raios solares (com o pôr do sol).
         A luz do celular, como a da TV e até a de lâmpadas econômicas brancas, fazem nosso cérebro se enganar, interpretando que ainda não é noite. Resultado: o sono não vem.
         - Você acorda cansado, com seu corpo entendendo que ainda é noite – explica o oftalmologista Richard Yudi Hida, da Santa Casa de São Paulo, que também atua em pesquisas do assunto no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP.
         O que acontece é uma alteração no chamado ritmo circadiano, período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.
         Ele é influenciado principalmente pela variação de luz, mas também por temperatura, maré e vento entre o dia e a noite.
         É por isso que quem já vivenciou a experiência de passar férias em um sítio, sem sinal de celular ou outros aparelhos eletrônicos, vê o ritmo mudar.
         O sono começa a vir mais cedo. E a pessoa acorda, sem despertador, cada dia mais próximo do nascer do sol.

Opções para dormir melhor

         A fuga do sono não é exclusiva dos smartphones. Estende-se para quem fica no computador trabalhando até tarde da noite e também para aqueles que assistem a séries ou filmes na televisão.
         Outro detalhe, desta vez positivo: as luzes quentes.
         Quanto mais avermelhada, menor é o efeito da luminosidade em manter o cérebro ativo.
         É por isso que ler um livro antes de dormir, com a lâmpada do abajur ligada, não influencia de forma significativa no sono.
         Que tal mudar o hábito e começar a incentivar sua leitura, escrever ou planejar o dia seguinte em um bloquinho de papel? Script do Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 09-07-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário