quinta-feira, 2 de julho de 2015



BICICLETA TAMBÉM PODE SER MULTADA (2)

Continuação...
Pedestres
        O que diz a lei: Os pedestres têm prioridade sobre ciclistas. E os ciclistas têm sobre os demais veículos. Não ande fora da faixa própria para pedestre, passarela ou passagem. Pedestres e ciclistas podem circular no acostamento quando não houver local apropriado para eles transitarem.
        O que diz o bom senso: Evite usar fones de ouvidos em calçadas compartilhadas. Se você estiver sobre o espaço do ciclista, ele certamente vai usar a buzina. As calçadas compartilhadas são sinalizadas: respeite o espaço do ciclista e evite movimentos bruscos.
Ciclistas
        O que diz a lei: Dê prioridade ao pedestre. Se não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, pedale nos bordos da pista de rolamento, no mesmo


sentido de circulação da via. A bicicleta só pode transitar na calçada com permissão da autoridade de trânsito e sinalização adequada. Ao atravessar na faixa de pedestres, desça da bicicleta. Pedalar onde não é permitido ou de forma agressiva é considerado infração média e a medida administrativa é multa e remoção da bicicleta.
O que diz o bom senso: Evite movimentos bruscos e sinalize com o braço a direção que será tomada. Ao ultrapassar, use buzina ou a voz. Se quiser treinar com mais velocidade escolha trechos com menos pedestres. Se precisar falar ao celular, desça da bike e fique na calçada. Ao pedalar em grupo, fique sempre um atrás do outro, para não atrapalhar o fluxo. Se o grupo tiver crianças, deixe os adultos nas pontas e os menores no meio. Evite escutar música ao andar de bicicleta. Jornalista Léo. Continua... (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 02-07-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário