sexta-feira, 31 de julho de 2015



IBGE INFORMA IDOSOS QUE VIVEM SÓS

É cada vez maior o número de idosos que moram sozinhos no Brasil.
         Nos últimos 20 anos, o percentual de pessoas com mais de 60 anos que vive nesta situação aumentou incríveis 117%, segundo dados do IBGE.
         Os motivos são muitos. Em primeiro lugar, eu acredito, está o fato de que alguém na faixa dos 60 anos hoje já não pode ser considerado idoso.
         São adultos ainda em condições de trabalhar, estudar, viajar, se divertir e, também, de morarem sozinhos e cuidarem pessoalmente de suas vidas, sem depender de alguém, se assim desejarem.
         Muitas vezes a decisão de morar sozinho é do próprio idoso, que quer ter o seu cantinho e a sua independência. Já em outras situações o fato se dá naturalmente, seja pela evolução da família – geralmente quando os filhos casam e saem de casa e o companheiro (a) morre – ou pelo passar do tempo.
         Há casos, também, em que a convivência com os filhos, netos, noras e genros é muito complicada, e para manter pelo menos certa “harmonia familiar” tomam a decisão de cada um ter o seu próprio espaço.
         Antigamente, esta opção não era nem cogitada. Os mais velhos ficavam morando com suas famílias até morrer, e os mais novos sabiam que cuidar dos pais e dos avós era sua obrigação, e ponto final. Mas os tempos são outros...
         O problema é quando a pessoa vai ficando mais velha, os problemas de saúde, típicos da idade avançada, começam a aparecer.
         O ideal é ter pelo menos um cuidador ou acompanhante. No caso de ser impossível o idoso deve tomar pelo menos algumas precauções, como fazer uma lista de telefones importantes e colocar em lugar visível, combinar com amigos ou familiares de se comunicarem diariamente, por telefone, só para se lembrar de trancar portas, fechar janelas, desligar o fogo e apagar as luzes. Pode parecer besteira, mas numa emergência estes pequenos cuidados podem inclusive salvar a vida da pessoa que vive sozinha. – Dados do IBGE – “Script” do Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário