segunda-feira, 29 de junho de 2015

GÊNERO E CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL


Estudo realizado pelo instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) identificou diferentes aspectos que compõem o perfil dos consumidores de bebidas alcoólicas na grande São Paulo e apontou um novo padrão de relação entre as mulheres e o álcool. Mais de cinco mil pessoas foram entrevistadas e 29% se enquadram no consumo pesado, informou o site Agência Fapesp. Foram considerados os seguintes fatores: gênero, poder aquisitivo, moradia e presença de comorbidades psiquiátricas.
A análise apresentou duas formas de consumo abusivo: regular, mais de três vezes ao mês, e episódica. Entre os homens considerados consumidores excessivos, a quantidade mínima ingerida, ao menos uma vez por semana, é de cinco doses, já as mulheres com igual regularidade  consomem minimamente quatro doses por ocasião.
Com maior poder aquisitivo e redefinição do papel feminino na sociedade, o preconceito com mulheres ingerindo bebidas alcoólicas foi reduzido, o que favoreceu um aumento de consumo pelo público feminino.
O dado preocupa, uma vez que as mulheres apresentam maior dificuldade em metabolizar o álcool e apresentam ampla faixa etária de consumidoras excessivas, entre 18 e 54 anos. Entre os homens a faixa é de 18 e 34 anos.
Os padrões sociodemográficos apontam maior incidência no consumo pesado de álcool em regiões que apresentam grande privação socioeconômica. Lugares onde a renda mensal familiar gira em torno de R$850, com baixa escolaridade, poucas opções de lazer e disposição de recursos, a chance de uma população consumir abusivamente bebidas alcoólicas é muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário