terça-feira, 23 de junho de 2015

ESTOURO DOS TÍMPANOS



Mau uso é ameaça à audição de jovens
         Estudo da Proteste Saúde – 04/2014 – mostra      que adolescentes ao ouvir músicas por longos períodos em alto volume, traz risco de surdez.
         A campainha toca e começa a hora do recreio.
         Os estudantes apressados em direção ao pátio do colégio.
         Afinal, é nesse intervalo que, além de fazer um lanchinho rápido, eles aproveitam para escutar música ou assistir a seus vídeos favoritos.
         Tudo bem até aqui se esses jovens não utilizassem celulares, MP3 players ou tablets com fones de ouvido para som em alto volume, o que representa um grande risco de perda da audição.
No estudo, verificamos que, para agravar a situação, a maioria dos estudos usa apenas um dos fones ou compartilha o outro com um amigo para manter conversa. Assim, é necessário aumentar ainda mais o volume do dispositivo portátil digital para ter som particular e ainda manter bom bate-papo.
         41% dos 68 entrevistados apresentaram comportamento prejudicial à sua audição, porque costumam ouvir música com o seletor do volume entre 75% a 99%.
         E ainda mais grave: 6% possuem hábitos nocivos, ou seja, deixam o volume na intensidade máxima, 100%.
         O tempo de exposição ao som com fones de ouvido também é ameaça à audição;
         Do total de entrevistados, 31% afirmaram passar entre duas e quatro horas por dia escutando músicas com fones de ouvido, enquanto 13% utilizam em períodos acima de oito horas por dia.
         Algumas pesquisas já ressaltam que, se os jovens continuarem a ouvir músicas por longos períodos e em alto volume, correm o risco de desenvolver perda auditiva após atingirem pouco mais de 20 anos.
A idade média dos estudantes entrevistados foi de 15 anos, sendo 11, a mínima, e 18, a máxima. E, em relação ao gênero, houve equilíbrio: 35 garotas e 33 garotos. Desse total, 44% disseram que não se preocupam com a sua audição, o que consideramos um número alto. Pesquisas ressaltam que jovens podem ter perda auditiva após 20 anos. Jornalista Léo. (LM jornlaistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 22-06-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário