sexta-feira, 26 de junho de 2015

ALIMENTAÇÃO




            Fatos importantes para a saúde em curto, médio e longo prazo estão diretamente ligados aos alimentos que os pequenos consomem nos primeiros meses.
            Por isso, bons hábitos alimentares devem ser cultivados desde sempre.
            O Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que até o sexto mês de vida a criança seja alimentada somente com leite materno.
            O leite materno é alimento completo e complexo; não tem substituto comparável! Qualquer outro alimento oferecido no seu lugar é prejudicial, inclusive no aspecto de hidratação, que tanto preocupa as mães”, destaca o pediatra Carlos Augusto dos Santos Borda.
            A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê.
            Além disso, protege a criança contra doenças, já que fortalece o sistema imunológico e oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento da criança, como proteínas não alergênicas, gorduras com alto valor biológico – que têm influência decisiva no desenvolvimento cognitivo futuro -; carboidratos protegem contra o desenvolvimento de diabete e obesidade; vitaminas, entre outros benefícios.
            A ausência do leite materno pode acarretar aumento das manifestações alérgicas gastrointestinais, como alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose.
            Também aumenta a chance de a criança desenvolver alergias respiratórias, como asma e rinite, e da ocorrência de doenças crônicas, como cânceres, doença celíaca, diabete, obesidade e hipertensão.
            “O aleitamento materno reduz de 20% a 30% o risco de obesidade no futuro.
            A boa mielinização das conexões nervosas existentes no aleitamento materno acarreta, ainda, melhor desenvolvimento intelectual, estatisticamente significativo no desempenho escolas, profissional, emocional e afetivo”, salienta o pediatra Santos. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 22-06-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário