quarta-feira, 13 de maio de 2015

HÁ CEM ANOS O INVASOR DO MUNDO ORSON WELLES

Orson Welles, cem anos, grande nome da arte no século 20. feitos e frases inesquecíveis.

Há cem anos, em 6 de maio de 1915, nascia o autor do maior filme do mundo. Os resultados das enquetes, de vez em quando, até podem indicar outro à frente de Cidadão Kane (1941), mas o impacto do longa de estreia de Orson Welles só encontra comparação, a rigor, com projetos dos irmãos Lumière (os inventores do cinema) e de D.W. Griffith (o diretor de O Nascimento de uma Nação, título de 1915 definidor da gramática básica da linguagem cinematográfica).
Fez fama em 1938, ao levar à rádio CBS uma dramatização de A Guerra dos Mundos (1898), de H.G. Wells, na qual narrava uma invasão alienígena à Terra.
Welles não era sujeito fácil. Em meio ao turbilhão pós-Cidadão Kane, aceitou ser um dos embaixadores artísticos dos EUA na América Latina, o que o trouxe ao Brasil para realizar o inacabado documentário It’s All True (É tudo verdade).
De comportamento politicamente incorreto, cultivou muitas inimizades – e, para os detratores, se transformou em personagem de si próprio, polemista e fanfarrão, desleixado com a aparência e despreocupado
com as consequências de seus atos.
Welles viveu a tragédia da vida de modo absolutamente intenso. Morreu em 1985, aos 70 anos, quando o coração, maltratado pelos excessos, entrou em colapso. Como se a obra que deixava não fosse suficiente, deu munição a repórteres e escritores com seus causos de confronto com produtores e rebeldias diversas. E com suas frases definitivas, sobre tudo e sobre todos. Nunca houve um filme como cidadão Kane, nunca houve um artista como Orson Welles.

7 filmes fundamentais do cineasta:

-Cidadão Kane (1941)
-Soberba (1942)
-Othello (1952)
-Grilhões do passado (1955)
-A marca da maldade (1958)
-O processo (1962)
-Verdades e mentiras (1973).  Jornalista Léo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário