quarta-feira, 8 de abril de 2015

TECNOLOGIA CRIA PROFISSÕES

TAMBÉM ACABA COM TRADICIONAIS
De alfaiate, barbeiro, costureira, torna-as obsoletas. Outras extingue-as, como a de datilógrafo.

Maquina de costura pode acabar

Costurar a máquina é quase um prazer. No tempo, entretanto, em que a costura era toda feita a mão, constituía trabalho exaustivo que obrigava a longos serões e vigílias. Noites indormidas e dias cochilantes.
O inventor da primeira máquina de costura foi um pobre alfaiate francês, Barthelémy Thimonier, que, por muitos anos, pensou na maneira de apressar a costura, cozer rápidamente.
Depois de muitas tentativas, conseguiu construir uma pequena máquina, que cozia muito bem, a ponto de cadeia. O mais interessante é que Thimonier nada entendia de mecânica, nem possuía sequer dinheiro para levar avante a fabricação de máquinas.
Depois de muito procurar, apareceu-lhe um engenheiro que se ofereceu para sócio. Estabeleceram-se e construíram então algumas máquinas, com as quais trabalharam na confecção de fardas para o Exército.
Trabalhando rapidamente, Thimonier despertou a ira dos alfaiates de Paris que um dia entraram-lhe pela casa a dentro,
quebrando todas as máquinas. Doente e na miséria, retirou-se para uma aldeia do interior, onde continuou, porém, a estudar aperfeiçoamentos a serem introduzidos na sua invenção. Depois, em 1834, voltou a Paris, mas nada conseguiu. Chegou ao extremo de andar pelas feiras e mercados, apresentando sua máquina e fazendo dançar fantoches para ganhar o que comer. Depois de lutar vinte anos contra toda a sorte de empecilhos, apareceu-lhe, por fim, um novo parceiro, muito rico, que ofereceu dinheiro para fabricar todas as maquinas que quisesse.
Não era ainda desta vez que Thimonier devia vencer. Por essa época rebentou a Revolução na França, para mudar o governo monárquico em republicano e a fábrica foi incediada, ficando tudo perdido.
Nem assim o inventor desanimou. Levou a máquina à Inglaterra, onde alguns industriais já haviam imitado e conseguiu, numa exposição ali realizada em 1855, uma simples medalha de ouro, visto reconhecerem que as outras máquinas haviam sido inventadas depois da sua. Foi esse o único prêmio que Thimonier teve em sua vida por ter inventado a máquina de costura. Mas este artefato pode tornar-se objeto e acabar, assim como ocorreu com a máquina de escrever, que desapareceu com o computador. Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário