terça-feira, 17 de março de 2015

GASPAR NA CULTURA EM 2015

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA E A TODOS ENCANTA
Síntese Cronológica

1898 – Coro Misto Santa Cecília: Iniciou as atividades graças aos padres franciscanos de Blumenau, que, na ocasião, prestavam assistência religiosa em Gaspar sob a coordenação de Frei Herculano Limpinsel. Em 1900, ocorreu a fixação de residência dos franciscanos; foi quando o coro ganhou novas dimensões, concretizando a formação. Cantores de diferentes faixas etárias.

1922 – Círcolo Trentino di Gasparin: Chamado, inicialmente, de Gruppo Folclórico Gasparetto. Em 1997 recebeu o nome atual, fazendo parte, assim, da Associazone Trentini nel Mondo. Foi criado com o objetivo de resgatar, manter vivas e divulgar as heranças culturais dos antepassados trentinos. O Gruppo Folclórico Gasparetto é, ainda, um coral misto que entoa antigas canções dos imigrantes. Quem canta seus males espanta e a todos encanta.

1946 – Clube Musical São Pedro: Fundado por Frei Godofredo Sieber, atua como entidade cultural sem fins lucrativos. Com o objetivo de fundir a cultura musical na cidade, procura formar músicos que possam vir a participar da corporação.

1953 – Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin: Oferecer um acervo de qualidade e atualizado é a prioridade da Dom Daniel Hostin. A casa possui mais de 25 mil livros, gibis, revistas e outros impressos. A biblioteca dispõe, ainda, da bebeteca, um espaço destinado à primeira infância (até três anos). Obras em braile também estão à disposição.
2001 – Foto Clube de Gaspar: Composto por amantes da fotografia, tem como objetivo a divulgação da cultura por meio dessa arte. Promover, estimular, propor e apoiar medidas que permitam às pessoas terem conhecimento e aprimoramento fazem parte de seus ideais, além da promoção ou realização de palestras, encontros, seminários, convenções, cursos, concursos, entre outros.

2008 – Coral Santo Antônio: Eclodiu com a necessidade de participação nas atividades litúrgicas da Comunidade Santo Antônio. Procura, também, trabalhar a técnica vocal e resgatar a prática do canto de coral, um desejo da comunidade. Conta com Adolescentes e adultos.

2009 – Sociedade Escritores de Gaspar (SEG): Nasceu com a finalidade de reunir escritores e suas obras e tornar a cidade uma referência da literatura Catarinense. Atualmente, a entidade conta com 11 escritores originários de várias vertentes literárias, da poesia ao romance.

2010 – Coral Canção e Vida: Iniciou as atividades visando proporcionar à Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro Bela Vista, o acesso ao canto de coral, além da participação nas atividades litúrgicas. O grupo é misto, formado por homens e mulheres. Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário