quinta-feira, 12 de março de 2015

FOI NA ALEMANHA QUE COMEÇOU
A TROCA DE OVOS DA PÁSCOA
Os ovos de Páscoa simbolizam a fertilidade das fêmeas; sua capacidade de criação.
De dar continuidade às espécies; senão elas se extinguiriam no decorrer dos tempos. Por sua grande capacidade de reprodução, o coelho virou símbolo da data.
A tradição de celebrar a Páscoa – data máxima do calendário cristão – com ovos enfeitados, começou na Idade Média. A crônica alemã de 1630 registra o “SALG-ei”, troca de ovos de páscoa. E fala da oferta de ovos que os fieis de cada paróquia faziam ao seu cura, por ensejo da benção da água. Contudo, a tradição é bem mais antiga: escavações arqueológicas resultaram na descoberta de cascas de ovos coloridos, datando exatamente do período em que Jesus Cristo viveu – portanto, do primeiro quarto de século de nossa Era.
O ovo foi considerado símbolo de fertilidade.
Pintados de cores vivas, ou recobertos de ouro, como o faziam os persas, os ovos, como oferta de Páscoa, praticamente desapareceram dos países europeus. No Egito, a troca de ovos multicoloridos já era comum entre as pessoas, mas o hábito só retornou à Europa, através dos turcos muçulmanos, que herdaram essa tradição dos persas.
Entre os mais preciosos ovos já oferecidos, por ocasião da Páscoa, figuram os dos Czares (imperadores russos).
Eles, presenteavam os membros de sua família, um tipo de ovo três vezes maior que o de galinha, só que feito de enormes pedras preciosas e polidas – águas-marinhas e topázios. O CZAR (imperador) Nicolau II ofereceu a Rasputin um ovo de Páscoa com um crucifixo incrustado de diamantes; Madame Pompadour recebeu um relógio de luxo, num ovo de ouro. O Duque de Gramont-Caderousse ofereceu a Hortense Schnaider um que continha uma caleça (charrete) puxada por dois cavalos.
A arte de colorir ovos deu origem, em certas regiões, a um verdadeiro artesanato, tal o seu refinamento, mas foi nos países eslavos setentrionais que esta arte se firmou cedo.
Hoje, os ovos são de chocolate, e oferecidos às crianças pelos “coelhinhos”. Às namoradas também!
O coelhinho, símbolo da fecundidade, passou a simbolizar também a vida entre os cristãos, e, como a Páscoa significa libertação do homem, a vida (ressurreição) vencendo a morte, o coelho virou o símbolo da data – isto é: da Páscoa.
A árvore ornamentada com cascas de ovos multicoloridos ate 2015 tinha 77 mil; nesse ano, a Páscoa de 2015, foi desbancada com 80 mil pelo município de Pomerode, SC, Brasil. Pesquisa do Jornalista Léo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário