terça-feira, 3 de março de 2015

A NATUREZA AGRADECE (01)
FLORA E FAUNA
Nenhum tema é mais atual do que o meio ambiente. Em todo o mundo, as nações se mobilizam para um futuro mais sustentável.
O Brasil, país com maior biodiversidade do planeta, está no centro dos debates.
Cada cidadão, à sua maneira, tem a responsabilidade pela preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, os governos precisam aplicar, com mais rigor, as leis que tratam de cobrir as agressões ao ecossistema.
Felizmente, os moradores do Vale do Itajaí ainda vivem em meio à natureza. Rios, riachos, cascatas, cachoeiras, fauna e flora riquíssimas podem ser apreciados numa das mais belas regiões do Brasil.
Aqui, encontramos ainda dezenas de espécies de animais e plantas, algumas endêmicas em outras regiões do país.
Mas, nunca é demais lembrar que essa natureza, se não conservada, acaba. E foi para mostrar essa rica biodiversidade e, também, alertar para a sua preservação que o tema da AGENDA do Jornal Metas é ECOLOGIA.
Num trabalho, que teve o acompanhamento de profissionais da área de Ciências Biológicas, listamos as espécies da fauna e da flora mais comuns na região ou num passado recente, eram
vistas com frequência nas matas. O resultado pode ser visto nas 52 espécies retratadas nas páginas da agenda JM, entre elas a ave-símbolo de Gaspar, o Gaturamo-verdadeiro, escolhida em 2011, pelos próprios moradores em uma eleição online. Neste trabalho também constam imagens de levantamento da flora e da fauna feito na Reserva Figueira-Branca, uma área de 300 hectares, localizada no bairro Gasparinho, pertencente à Bunge Brasil.
A reserva é uma das iniciativas preservacionistas da empresa no Vale do Itajaí. A outra é a recuperação da mata ciliar nas margens de rios, ribeirões e riachos que formam a Bacia do Itajaí.
Também contribuiu para este trabalho, o fotógrafo Luiz Eduardo Schramm, do Foto Clube Gaspar, com imagens belíssimas captadas pela lente sempre atenta.
Por fim, um agradecimento especial aos que acreditam em mais este projeto, tornando realidade um trabalho que servirá para entender melhor as razões pela qual se deve continuar lutando pela sustentabilidade. Príncipe. Pyrocephalus rubinus. Habita áreas abertas, várzeas e zonas arbustivas com árvores esparsas, também em ambientes urbanos. Costuma viver em casais. Autor: Cristiano Voitina. Seleção do Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário