terça-feira, 31 de março de 2015

60 ANOS DE RÁDIO (01)
Sua importância
Vou fazer-lhes breve retrospectiva da importância da comunicação.
Em processo evolutivo, o homem desenvolveu a pré-escrita, ou seja, a modelagem, e sucessivamente a xilografia, o papel, os caracteres móveis para impressão manual e a impressão mecânica.
Assim, os escritos puderam atravessar distâncias geográficas e cronológicas; foram levados de um lado a outro do planeta e, ao transmitir conhecimentos entre pessoas de sua época, contribuíram para o registro da história humana.
Após toda uma era de escrituras e pergaminhos gigantescos; e difíceis de manejar, foi que Gutenberg, em 1450 fez a primeira impressão mecânica, e era de uma Bíblia. E como era a época das grandes navegações, começou-se a transmitir culturas e tradições, entre os povos.

O jornal, antigamente conhecido como Folhetim, tinha por objetivo trazer à população, a última notícia.
A impressão foi, durante muito tempo, a principal tecnologia intelectual de armazenamento e disseminação das ideias, mas, ainda não satisfeito, o homem continuou a sonhar com outras formas de comunicação que o aproximassem mais de outras culturas e divulgassem o saber produzido com rapidez e amplitude.
O homem buscava conquistar um meio mais rápido de comunicação, de registro, e dedicou-se a aperfeiçoar os meios de que dispunha para diminuir a barreira da distância e do tempo, solucionar o problema da velocidade, pois somente após horas, dias, semanas é que a mensagem escrita no papel chegava às mãos do destinatário. Continua – Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário