terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

GIGANTE SILENCIOSO (03)

Água no subsolo
A descoberta da água subterrânea bem debaixo do Rio Amazonas foi feita quando os pesquisadores estudavam as variações de temperaturas de poços profundos, perfurados pela Petrobrás nas décadas de 1970 e 1980. Na busca por petróleo na região.
Segundo Elizabeth, é possível saber se há água se movimentando no subsolo a partir da variação da temperatura nas camadas das rochas. “Quanto maior a profundidade, maior a temperatura. Se houver variação da superfície até o fundo, quer dizer que há água em movimento”, esclarece a pesquisadora.
Para chegar à conclusão do tamanho do rio subterrâneo, os cientistas
analisaram 185 poços nas bacias do Acre, do Solimões,
do Amazonas, de Marajó e de Barreirinha.
A partir das análises dos dados, eles constataram as gigantescas dimensões do fluxo, bem debaixo do Rio Amazonas. Nas bacias do Acre e do Solimões, o Rio Hamza chega a ter 400km de largura e vai afunilando até desaguar no Oceano Atlântico.
A área mais profunda, encontra-se no subsolo do estado do Acre, a parte do Amazonas. No restante, até chegar ao mar, varia entre 2 mil e 3 mil metros de profundidade. “É um verdadeiro gigante correndo embaixo da terra, que o torna um bem valioso, que vai trazer interesse do mundo todo”, acredita Valiya. “Certamente, ele veio dos Andes, no Peru”, completa. Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário