terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

600 QUILÔMETROS DE MAR E SOL (1)
       

        O Brasil por si só, é um continente! O quinto pais maior do mundo, com litoral costeiro dos mais lindos que atinge 8.500 km.
         Santa Catarina é dos mais belos! Com seus 562 km, livres de obstáculos. Não há grotões nem muralhas de pedra, interrompendo a passagem, forçando o banhista a contorná-las. O vizinho Rio Grande do Sul tem 600 km de sol, mar e praias.
         A costa gaúcha se estende do Chuí, ponto extremo meridional da Pátria, ao rio Mampituba, na fronteira de Santa Catarina, ao norte.
         São 620 quilômetros de areia fina e dourada, cuja beleza selvagem só é interrompida pela nota civilizada dos grandes balneários – Cassino, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Rainha do Mar, Xangri-lá, Atlântica, Capão do Canoa, Arroio do Sal, Arroio Teixeira e Torres, posta sobre a barra do Mapituba e cenário natural de impressionante grandeza.
         A rigor é a mais extensa praia do mundo! Pode-se corrê-la toda de automóvel, numa experiência fascinante, em ocasiões em que o velocímetro inexiste e não há limite para a velocidade.
         A luz intensa do sol dá às dunas um cromatismo sem igual. Longe das cidades balneárias, a costa esplende em toda a sua primitiva beleza, povoada apenas de aves solitárias. No fundo do mar, porém, há uma intensa vida animal – estamos diante de uma das costas mais piscosas do mundo, cenário ideal para a pesca esportiva, que é praticada com entusiasmo por milhares de aficionados.
         Pescar nos molhes do Rio Grande, por exemplo, é experiência que pescadores de todas as latitudes relembram vivamente, desde a viagem de 4km, feita nos pitorescos tróleis movidos a vela, até o milagre da pesca abundante em alto-mar, com os pés em terra firme, na ponta extrema dos molhes que penetram como uma agulha o oceano. Outros lugares favoritos: a plataforma de Atlântida ou a pesca submarina na ilha dos Lobos, em Torres. Continua – Pesquisa do Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 03-02-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário